Quais fatores que contribuem para a vulnerabilidade dos povos tradicionais?

Perguntado por: lfigueiroa . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.1 / 5 6 votos

Importante ressaltar que, de modo geral, as populações tradicionais de todo país fazem parte do grupo vulnerável diante da pandemia, devido a escassa infraestrutura e baixa implementação de políticas públicas adequadas à realidade destas comunidades.

Enquanto nas áreas de baixa vulnerabilidade socioambiental (Grupo 1), as pessoas de até 17 anos de idade correspondem a 22,9% da população, nas de alta vulnerabilidade socioambiental (Grupo 4) esta proporção é bem maior (34,4%). As diferenças entre os quatro grupos são muito grandes em relação aos indicadores de renda.

Povos e comunidades tradicionais são grupos culturalmente diferenciados e que se reconhecem como tais, que possuem formas próprias de organização social, que ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando conhecimentos, ...

Falta de conhecimento sobre esses povos: a grande maioria da população não conhece de fato os povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos e suas culturas. A falta de informação fomenta o preconceito e a desvalorização.

1 resposta(s)
As comunidades tradicionais não possuem mais o mesmo poder de integração. Sabe-se que em geral elas se mantinham unidades, mais por uma necessidade imposta socialmente; quando não por coerção; do que por aquilo que seus membros tinham em comum.

Mineração e garimpo, assentamentos de reforma agrária, extração de madeira, arrendamento de terras indígenas e parcerias agropecuárias, agrotóxicos, transgênicos, espécies exóticas invasoras, uso do fogo, biopirataria, fragmentação de áreas, sobrecaça e monocultura constituem atividades que, aliadas ao processo de ...

Resposta verificada por especialistas

  • Extração de madeira.
  • Uso de agrotoxicos.
  • Espécies exóticas invasoras.

Os desafios para a valorização dessas existências estão postos nas mais diversas esferas sociais. Da conscientização ao desenvolvimento de políticas públicas. A presença de representações políticas originalmente tradicionais é fundamental também na construção de uma política que contemple as pautas dessas comunidades.

A vulnerabilidade pode ser definida como uma situação em que o meio físico está vulnerável às pressões humanas. Geralmente, estão presentes três fatores: exposição ao risco; incapacidade de reação; e dificuldade de adaptação diante da materialização do risco.

Relaciona-se ao resultado de qualquer processo acentuado de exclusão, discriminação ou enfraquecimento de indivíduos ou grupos, provocado por fatores, tais como pobreza, crises econômicas, nível educacional deficiente, localização geográfica precária e baixos níveis de capital social, humano, ou cultural (sobre o ...

Quais são os tipos de vulnerabilidade?

  • Marginalização e Exclusão. Nesse subgrupo encontramos as pessoas que residem em moradias em situação deplorável, bem como um baixo nível de renda e educação. ...
  • Vulnerabilidade na área da saúde. ...
  • Vulnerabilidade Territorial. ...
  • Vulnerabilidade Juvenil.

Os povos e comunidades tradicionais são grupos culturalmente diferenciados, que possuem condições sociais, culturais e econômicas próprias, mantendo relações específicas com o território e com o meio ambiente no qual estão inseridos.

Saber das legislações, conseguir diferenciar Povos Originários de Povos e Comunidades Tradicionais e conhecer os principais conflitos vivenciados por esses grupos, é o principal desafio para o fomento da pauta. O principal equívoco em relação à temática é restringir a discussão apenas aos povos indígenas.

15 5 A Lei n. 9.985, de 18 de julho de 2000, que regulamenta o Art. 225 da Constituição Federal e institui o Sistema Nacional de Unidades de Con- servação da Natureza, menciona explicitamente as denominadas “popu- lações tradicionais” (Art. 17) ou “populações extrativistas tradicionais” (Art.

Para isso, cabe ao Governo implementar não só a inclusão desses povos no meio social, mas também incentivos e benefícios – como a demarcação de terras -, por meio de verbas governamentais e apelo midiático, com o fito da sociedade respeitar tais grupos e haver sua inclusão na coletividade.