Quais fatores podem explicar o aumento da população mundial e o aumento da expectativa de vida nos últimos séculos?

Perguntado por: oguterres . Última atualização: 1 de março de 2023
4.2 / 5 10 votos

Melhoria na qualidade de vida da população que consequentemente leva ao aumento da expectativa de vida; Avanços das áreas da medicina e da tecnologia; Aumento da taxa de natalidade (número de nascimentos) e do crescimento vegetativo (crescimento natural); Diminuição dos índices de mortalidade infantil.

O século XX marcou avanços importantes em diversas áreas da sociedade, como a melhoria do acesso às políticas públicas em saúde e saneamento básico. Esses fatores contribuíram para a diminuição da taxa de mortalidade da população, especialmente a população infantil, além de influenciar o aumento da expectativa de vida.

O intenso crescimento brasileiro se deve, sobretudo da cultura de famílias com um grande número de filhos, dos fluxos migratórios que ocorreram ao longo do processo de povoamento do país, a melhoria das condições médico-sanitárias, além da criação de vacinas e métodos de tratamento de doenças.

O crescimento econômico do país, acesso à água tratada e esgoto, bem como aumento do consumo, foram alguns dos fatores que elevaram a expectativa de vida no Brasil. A esperança de vida dos brasileiros aumentou, isso segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

- melhora das condições médicas, hospitalares e sanitárias; - grandes fluxos migratórios que ocorrem ao longo do processo de povoamento do Brasil; - grande fluxo de pessoas da zona rural (campo) para a zona urbana (cidades); - criação de vacinas e de métodos de tratamento de doenças e patologias.

A melhora generalizada nas condições de saúde, o desenvolvimento da medicina, a coleta de lixo, o tratamento da água, a importação de medicamentos e as campanhas de vacinação lançadas no País estão entre os fatores que atuaram em conjunto para o avanço da média de expectativa de vida do brasileiro de 1940 a 2018.

Apesar de ter suas vantagens, o aumento da expectativa de vida também tem consequências devastadoras, entre elas está o crescente aumento do número de idosos e a incapacidade do governo em sustentar todos os aposentados, gerando a necessidade de um maior investimento na escolaridade, para que aumente a PEA (população ...

Os dois fatores principais que afetam o crescimento populacional são: taxa de natalidade (b) e taxa de mortalidade (d).

A população global deverá atingir 8 bilhões em 15 de novembro de 2022, e a Índia deverá superar a China como o país mais populoso do mundo em 2023, de acordo com o relatório “World Population Prospects 2022”, divulgado nesta segunda-feira (11), no Dia Mundial da População.

Fatores físicos - fatores naturais que influenciam a distribuição da população. Clima: Em contraposição aos lugares desérticos e polares, é possível notar que nas áreas tropicais e temperadas, sobretudo úmidas há maior concentração populacional.

Saiba como aumentar a expectativa de vida em 5 passos

  1. Abandone os maus hábitos. Largar os maus costumes é o primeiro passo para recuperar a sua saúde e a de sua família, pois nós somos exemplos para os nossos filhos. ...
  2. Tenha uma alimentação saudável. ...
  3. Pratique exercícios físicos. ...
  4. Faça exames. ...
  5. Visite o seu médico.

Portanto, o processo de crescimento está influenciado por fatores intrínsecos (genéticos) e extrínsecos (ambientais), dentre os quais destacam-se a alimentação, a saúde, a higiene, a habitação e os cuidados gerais com a criança, que atuam acelerando ou retardando esse processo.

- A taxa de natalidade é elevada em decorrência dos problemas sociais vividos nesses países. - As políticas públicas referentes à saúde, educação e oportunidades de emprego são ineficientes. - Boa parte da população vive em situação de pobreza. - Faltam recursos básicos para viver.

Fatores como urbanização, queda da fecundidade da mulher, planejamento familiar, utilização de métodos contraceptivos, a mudança ideológica da população entre outros têm interferido diretamente na redução desse crescimento populacional.