Quais fatores podem alterar o equilíbrio químico?

Perguntado por: abrito . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 20 votos

Os fatores que podem afetar um sistema em equilíbrio químico são: concentração, pressão e temperatura.

Existem três fatores que provocam essas alterações, eles são: concentração, pressão e temperatura.

Existem três fatores que podem gerar essa espécie de “perturbação” numa reação em equilíbrio químico e assim provocar o seu deslocamento, que são: concentração das substâncias participantes na reação, temperatura e pressão.

Os equilíbrios químicos homogêneos são os que todos os participantes estão em um único estado físico, já os heterogêneos são os que possuem participantes sólidos.

Fatores que alteram a velocidade de uma reação

  • Temperatura. Aumentando a temperatura, há um aumento do estado de agitação das moléculas, com maiores probabilidades de colisão entre elas. ...
  • Concentração dos reagentes. ...
  • Aumento da pressão. ...
  • Tamanho da superfície de contato. ...
  • Catalisadores.

Se a temperatura aumentar, haverá o deslocamento do equilíbrio no sentido da reação endotérmica, mas se ela diminuir, o deslocamento será no sentido da reação exotérmica.

Se aumentar a pressão, ocorrerá o deslocamento do equilíbrio químico para o lado de menor volume; se diminuir a pressão, o deslocamento será para o lado de maior volume. Segundo Gay-Lussac, a proporção de volumes dos participantes gasosos de uma reação é igual à relação dos respectivos coeficientes estequiométricos.

Os catalisadores conseguem acelerar a reação química porque eles diminuem a energia de ativação, isto é, a energia mínima necessária para que as moléculas colidam de modo eficaz, produzindo o complexo ativado e os produtos. Quanto maior a energia de ativação, mais dificil será para a reação ocorrer.

Uma reação química atinge o equilíbrio quando as velocidades das reações direta e inversa se igualam, e as concentrações dos reagentes e produtos permanecem inalteradas.

Resposta: Explicação: Equilíbrio químico é definido como um processo dinâmico em que as quantidades de reagentes e produtos se mantêm constantes em uma reação dentro de um sistema fechado. Assim, a velocidade da reação direta é igual à velocidade da reação inversa, indefinidamente.

Meio ácido ou de pH menor que 7: trata-se de um equilíbrio químico em que a concentração de hidrônio é maior que a de hidróxido. Meio básico ou de pH maior que 7: trata-se de um equilíbrio químico em que a concentração de hidrônio é menor que a de hidróxido.

Um exemplo de equilíbrio químico aplicado ao cotidiano é o de uma garrafa de refrigerante. Em uma garrafa de refrigerante há a decomposição/formação do ácido carbônico (H2CO3), que se decompõe em água e dióxido de carbono.

A temperatura é o único parâmetro que afeta diretamente o valor da constante de equilíbrio. Numa reação exotérmica a constante de equilíbrio diminui com o aumento da temperatura. No caso de uma reação endotérmica, o aumento da temperatura provoca um aumento do valor da constante de equilíbrio.

Deslocamento de equilíbrios iônicos
Três fatores podem alterar o equilíbrio químico: pressão, temperatura e concentração. Os equilíbrios em fase gasosa são mais sensíveis às variações de pressão. Já as mudanças de temperatura, alteram o valor da constante de equilíbrio e favorecem reações que absorvem calor.

Temperatura e pressão podem alterar as condições de equilíbrio de um sistema.