Quais fatores levaram os portugueses a romper com o Tratado de Tordesilhas?

Perguntado por: urodrigues . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

Na verdade, as bandeiras foram responsáveis pelo rompimento do Tratado de Tordesilhas e pela mudança em nossa geopolítica territorial. Assim, o Brasil triplicou em tamanho, o interior pôde ser colonizado e foi possível a exploração das riquezas minerais existentes nas diversas regiões brasileiras.

O papa Alexandre VI interviu na disputa e, entre 1493 e 1494, negociou um acordo entre os dois reinos ibéricos, que estabelecia limites entre eles na exploração da América por meio de uma linha imaginária no mapa-múndi, dando início ao Tratado de Tordesilhas.

Quais foram as consequências do Tratado de Tordesilhas? A principal consequência do Tratado de Tordesilhas foi o estabelecimento da paz entre os reinos de Portugal e Espanha ao estabelecer uma linha divisória que delimitou as novas terras pertencentes a cada um dos reinos.

Tratado de Tordesilhas foi assinado em 7 de junho de 1494 e determinou a divisão das “novas terras” entre Portugal e Espanha durante as Grandes Navegações. O Tratado de Tordesilhas foi assinado pouco tempo depois que a expedição de Cristóvão Colombo chegou à América, em 1492.

1750

Fim do tratado
Em 1750, o Tratado de Tordesilhas que ja não era mais respeitado na prática. deixou de vigorar, com a assinatura do Tratado de Madri – quando as coroas portuguesa e espanhola estabeleceram novos limites fronteiriços para a divisão territorial nas colônias sul-americanas, finalizando às disputas.

A partir de 1580, o Tratado de Tordesilhas praticamente perdeu sua validade por conta dos desdobramentos da União Ibérica, a junção das duas coroas ibéricas. Isso aconteceu porque o trono de Portugal estava vazio e o último rei do país não tinha herdeiros diretos.

A Espanha, que precisava tomar conta de um domínio muito extenso, não conseguiu se defender das investidas portuguesas. Assim, em 1750, o Tratado de Tordesilhas foi oficialmente desconsiderado e atualizado para o Tratado de Madrid.

Com a desbravamento do Novo Mundo por Cristóvão Colombo em 1492, a Espanha reivindicou boa parte do que seriam as Américas. Portugal contestou essa dominação espanhola, causando assim tensões entre os dois países.

b) Alguns países europeus contestavam a Tratado de Tordesilhas na medida em que este não incluía ou privilegiava a ação expansionista de outras nações que, tardiamente, também manifestaram expresso interesse na descoberta e exploração de novas terras e rotas comerciais.

O Tratado de Tordesilhas definiu as áreas de domínio do mundo extra-europeu. Demarcando os dois hemisférios, de polo a polo, deu a Portugal o direito de posse sobre a faixa de terra onde se encontrava o Brasil.

Cidade castelhana cujo nome remonta aos tempos do império romano. A cidade recebeu este nome em homenagem a um grande governante romano:sila;e por ter no ceu centro uma grande torre,daí torre de sila. Portugal e Espanha em 1494 dividiram as terras do novo mundo por meio do tratado de tordesilhas.

O Tratado de Sévres pôs fim ao Império Otomano. Este tratado mostrou-se duro demais e impraticável, o que despertou a ação dos nacionalistas turcos que se negaram a aceitá-lo, passando a defender a independência da Turquia.

Termos do Tratado de Tordesilhas
Pelo novo acordo, as terras descobertas no ocidente da linha pertenceriam à Espanha, já o território descoberto no oriente caberia a Portugal. Os termos do documento foram ratificados pela Espanha em 2 de Julho de 1494 e, por Portugal, no dia 5 de Setembro do mesmo ano.

As primeiras medidas de proteção às investidas adventícias em território brasileiro foram tomadas pela Corte portuguesa no final do século XVI, quando em 09 de fevereiro 1591 – após onze anos da união dos tronos de Portugal e Espanha – foi sancionada uma lei que proibia a vinda de navios estrangeiros para a sua colônia ...

O Tratado de Madri (1750) redefiniu as fronteiras entre as Américas Portuguesa e Espanhola, anulando o estabelecido no Tratado de Tordesilhas: Portugal garantia o controle da maior parte da Bacia Amazônica, enquanto que a Espanha controlava a maior parte da baixa do Prata.

Por conta disso, o acordo foi assinado, com o intuito de estabelecer novos domínios sem que houvesse um interesse de conflitos entre as duas coroas europeias, que na época, eram potências marítimas. No Tratado de Tordesilhas Portugal acatou o papa em relação à catequização dos índios.

Em 4 de maio de 1493, a Bula Inter Coetera estabeleceu um acordo que determinava as regiões de exploração de cada uma das nações ibéricas.

Este tratado foi celebrado entre D. João II, rei de Portugal, e os Reis Católicos, a 7 de junho de 1494, em Tordesilhas, perto de Valladolid, e nele se fazia uma divisão do mundo em duas zonas de influência, uma portuguesa, a outra espanhola.

Tordesilhas (em castelhano: Tordesillas) fica em Espanha, na província de Valladolid, comunidade autónoma de Castela e Leão (Google Maps).

Com isso, todas as terras que fossem descobertas a leste desta linha pertenceriam a Portugal e a Espanha teria todas as terras situadas a oeste. A França e a Inglaterra, porém, jamais aceitaram essa divisão.

O que me deixa feliz?. Pontuação: 4.9/5 ( 10 avaliações ) Depois de acirrada disputa, a Coroa portuguesa acabou nas mãos de Filipe II, rei espanhol, dando início à chamada União Ibérica. Com esta união, um tradicional inimigo da Espanha torna-se inimigo de Portugal.