Quais fatores interferem no resultado da fita reagente?

Perguntado por: uramos . Última atualização: 4 de maio de 2023
3.9 / 5 8 votos

Vários fatores podem afetar ou interferir nos resultados e nos achados do exame. Além dos fatores relacionados à coleta e armazenamento da amostra, a ingestão hídrica, jejum, esforço físico, dieta, gravidez ou outros fatores, podem alterar a concentração dos analitos, alterando o resultado.

As TRUs com maior número de analitos com valores normais nas amostras de urina estudadas foram, em ordem decrescente, Biocolor (6 analitos), Uniquest Plus (5 analitos), Uriaction 10 (4 analitos), Urofita 10DL e Siemens (3 analitos cada TRU).

O recipiente não deve liberar partículas ou substâncias, cheiro, devendo ser, portanto, inerte. O paciente deve ser orientado para realizar a higiene das mãos e da região pélvica antes da coleta.

Cuidados e Precauções
As tiras devem ser armazenadas no recipiente original que deve ser mantido bem tampado; As áreas reagentes são estáveis e mantém o desempenho especificado até a data de expiração indicada no rótulo quando o frasco é mantido em temperaturas inferiores a 30 ºC. Não armazenar em refrigerador.

Os valores normais variam de 1005 a 1035. Urinas com densidade próximas de 1005 estão bem diluídas; próximas de 1035 estão muito concentradas, indicando desidratação. Urinas com densidade próxima de 1035 costumam ser muito amareladas e normalmente possuem odor forte (leia: Urina com cheiro forte).

Os níveis de bilirrubina direta aumentados podem indicar um problema na função do fígado e também na passagem da bile pelas vias biliares dentro e fora do fígado. A bilirrubina direta pode estar aumentada nas hepatites agudas e crônicas, nas reações tóxicas a várias drogas, alcoolismo e nas obstruções do trato biliar.

O que quer dizer glicose ausente no exame de urina? Toda a glicose que é filtrada nos rins é reabsorvida de volta para o sangue pelo túbulos renais. Deste modo, o normal é não apresentar evidências de glicose na urina. A presença de glicose na urina é um forte indício de que os níveis sanguíneos estão altos.

Metformina, omeprazol, captopril, clonidina, espironolactona, hidralazina, metildopa, nifedipina retard, amoxicilina + clavulanato, penicilina benzatina, cefalexina, doxiciclina, eritromicina, nitrofurantoína, norfloxacino, sulfametoxazol + trimetroprima, ácido valproico, bupropiona, carbamazepina, clorpromazina, ...

- O frasco contendo urina deve ser conservado na geladeira durante as 24h da coleta. - Caso ocorra derramamento da urina ou você se esqueça de colher alguma urina, interrompa a coleta imediatamente, jogue fora todo o volume já coletado, enxague bem o frasco e inicie novamente a coleta.

Por que devemos desprezar o primeiro jato de urina quando vamos fazer o exame? O primeiro jato de urina traz células e secreção que podem estar presentes na uretra, principalmente se existir um processo inflamatório e/ou infeccioso chamado uretrite.

Para pedir, deve procurar uma Unidade Básica de Saúde e fazer uma requisição por escrito, para caso não seja atendido, busque outros meios, como pedido diretamente a secretaria de saúde, reclamação na Ouvidoria do SUS ou judicialmente.

Qual a diferença entre G-Tech Free e Lite? A diferença consiste na quantidade de volume de sangue que cada tira pode coletar e no design. As tiras g-tech free coletam 0.9 microlitros de sangue, as tiras g-tech lite coletam 0.6 microlitros de sangue. As tiras g-tech free possuem eletrodos de ouro.

Confira o preço:

ACCU-CHEK – GuideMelhor aparelho para medir glicose
Freestyle LibreModelo mais prático e tecnológico
G-Tech Free SmartMedidor de glicose com bluetooth
On Call Plus 2Modelo simples e intuitivo
Glucoleader EnhanceAparelho para medir glicose acessível

Alterações na composição
Altos níveis de proteína podem indicar intoxicações ou infecções urinárias. Já a presença de glicose pode ser diabetes ou problemas renais. Também há a chamada hematúria, a presença de sangue na urina, que pode indicar cálculo, infecção ou câncer no aparelho urinário.

As tiras para testes só devem ser usadas fora do corpo para propósitos de teste. Não use as tiras para teste após a data de validade mostrada no frasco. As tiras para teste expiradas podem dar uma leitura incorreta de glicose no sangue.

Nesse contexto, a vitamina C (por suas conhecidas propriedades antioxidantes) pode inibir a oxidação do cromógeno e, consequentemente, resultar em leituras falso negativas.