Quais fatores econômicos tem maior impacto ao meio ambiente?

Perguntado por: icarvalho . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

As principais atividades causadoras dos impactos ambientais no planeta são a mineração, a agricultura, a exploração florestal, a produção de energia, os transportes, as construções civis como estradas e cidades, além das indústrias básicas químicas e metalúrgicas.

Principais tipos de impactos ambientais causados pelo homem

  • Atividade industrial. ...
  • Descarte irregular de resíduos. ...
  • Exploração de recursos naturais. ...
  • Urbanização mal planejada. ...
  • Atividade mineradora.

O desenvolvimento não se mantém se a base de recursos ambientais se deteriora. Por sua vez, o meio ambiente não pode ser protegido se o crescimento econômico não levar em consideração as conseqüências de uma destruição ambiental global.

A corrupção afeta de forma negativa o crescimento econômico, os direitos civis, os investimentos sociais e privados, e a ineficiência na alocação de recursos”, afirma Pedro Hauer Gottschild em sua tese.

Por exemplo, é possível que o crescimento econômico se dê primordialmente em setores que poluem menos (efeito composição da produção) ou que as inovações tecnológicas na produção compensem o nível de produto, sem, contudo, causar grandes impactos no meio ambiente.

As principais atividades causadoras dos impactos ambientais no planeta são a mineração, a agricultura, a exploração florestal, a produção de energia, os transportes, as construções civis como estradas e cidades, além das indústrias básicas químicas e metalúrgicas.

Poluição do ar, desmatamento, extinção de espécies, degradação do solo e superpopulação representam grandes ameaças, que devem ser resolvidas para que o planeta continue sendo um lar para todas as espécies. O problema: a atmosfera e os oceanos estão sobrecarregados de carbono.

Em grande parte, a indústria é um dos setores produtivos que mais poluem o meio ambiente — especialmente quando o tipo de poluição do qual estamos falando é o consumo de água e a consequente geração de efluentes.

O Brasil tem de estimular uma agricultura sustentável, o incremento de ferrovias e hidrovias e o uso de energias alternativas como a eólica e a biocombustível. Além dessas medidas, é importante investir em saneamento básico, já que o esgoto sem tratamento é considerado um problema ambiental grave.

Um fator relevante em relação ao desenvolvimento econômico é o Produto Interno Bruto (PIB), que representa o valor monetário de bens e serviços produzidos por um país em um ano, sendo um dos principais indicadores do potencial econômico de uma nação.

Atualmente, as principais fontes de crescimento econômico são capital físico, capital humano e tecnologia.

O crescimento econômico sustentável traz aumento de renda, melhoras na sua distribuição e a sociedade toda se beneficia do processo. “Mas esse processo vai muito além, ele diz respeito às gerações atuais e também a gerações futuras”, enfatiza.

Entre os principais impactos podemos destacar:

  • Poluição do ar. ...
  • Destruição da fauna e da flora. ...
  • Contaminação da água. ...
  • Aquecimento global.

· Pergunta 3 0,5 em 0,5 pontos Quais os 3 principais fatores determinantes que fomentaram a preocupação com o meio ambiente? Resposta Selecionada: b. A Revolução Industrial, a explosão demográfica e o consumo inconsciente.

Emissão de gases do efeito estufa
A pecuária é a responsável por 14,5% de toda a emissão de gases do efeito estufa no mundo. Dentro desse setor, 65% das emissões vêm da criação de animais para carne, leite e outros produtos, como esterco.

Um dos grandes vilões na natureza é o plástico, pois ele demora mais de 400 anos para se decompor. Além disso, se acumula nos mares e rios, sendo responsável pela morte de um milhão de aves e 100 mil animais marinhos por ano.

Os principais problemas ambientais brasileiros são queimadas, desmatamentos e assoreamento de rios. São comuns também a poluição do solo, da água e da atmosfera. O desmatamento, um dos problemas ambientais mais comum no nosso país, diz respeito à retirada da vegetação de um local.

Carne e laticínios ficariam na base, responsáveis pelos maiores danos, enquanto frutas, legumes e verduras são mais "verdes" e estariam no topo.