Quais fatores determinam a distribuição das espécies?

Perguntado por: tmonteiro . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 20 votos

Os principais fatores que influenciam a distribuição de uma espécie estão relacionados principalmente com a capacidade de dispersão, o comportamento (seleção de habitat), a presença de outras espécies e aos fatores físico–químicos (KREBS, 1985).

Biogeografia é a área da ciência biológica que estuda a distribuição dos seres vivos no espaço e através do tempo. Assim, estuda-se a distribuição da vida com base em sua dinâmica na escala espacial e temporal no planeta Terra.

Fatores que influenciam a distribuição dos organismos
De acordo com a biogeografia, a distribuição dos seres na superfície terrestre deriva da interação de dois processos espaço-temporais, ou seja, ocorrem de maneira diversa no espaço ao longo do tempo: dos organismos vivos (biótico) e do planeta (abiótico).

A distribuição da população é influenciada por fatores físicos (clima, relevo, vegetação, solo, rede hidrográfica) e fatores humanos (económicos, sociais, históricos, culturais).

Nas regiões costeiras, e principalmente nos estuários, a variação na salinidade e o efeito das marés são outros importantes fatores que condicionam os seres vivos que aí habitam.

Os fatores limitantes que estabelecem os límites entre as distri- buições das espécies são do tipo abiótico (temperatura, precipita- ção, disponibilidade de luz, tipo de solo, acidentes topográficos) e bióticos (competência, depredação, capacidade de dispersão).

Imigração: Número de indivíduos que, vindos de outras áreas, entram na população; Emigração: Número de indivíduos que saem da população; Natalidade: Número de indivíduos que nascem por unidade de tempo; Mortalidade: Número de indivíduos que morrem.

Fatores que influenciam a distribuição dos organismos
São eles: processo espaço-temporal dos organismos vivos (biótico) e processo espaço-temporal do planeta (abiótico).

Os principais fatores responsáveis pelo surgimento dos padrões biogeográficos são a especiação, a extinção e a dispersão, processos pelos quais ocorre uma expansão ou uma contração na área de distribuição dos taxa.

Além da latitude, outros gradientes podem influenciar a riqueza em espécies dos ecossistemas: a) topografia (altitude); b) leste oeste (longitude); c) barreiras geográficas (cadeias montanhosas); d) efeito-península (há queda na diversidade).

A condição mais importante para a vida dos organismos é a temperatura, e ela pode atuar em qualquer estádio do ciclo de vida e limitar a distribuição de uma espécie através de seus efeitos na sobrevivência, na reprodução, no crescimento e na interação com outras formas de vida (competição, predação, parasitismo e ...

O termo é muito utilizado para delimitar, por exemplo, regiões climáticas, tipos de vegetação, ocorrência de espécies de seres vivos ou populações de origens diversas, áreas onde se emprega, ou empregou, cada uma das línguas faladas hoje ou extintas.

Os três processos biogeográficos fundamentais são especiação, extinção e dispersão.

As 3 formas de distribuição

  1. Distribuição exclusiva. No formato de distribuição exclusiva, o intermediário leva os produtos da empresa a pontos de venda específicos. ...
  2. Distribuição seletiva. Na distribuição seletiva, as vendas são feitas para um grupo específico de intermediários. ...
  3. Distribuição intensiva.

O processo de distribuição é o fluxo seguido de um produto desde o produto pronto em estoque até o consumidor, ou seja, empresas responsáveis em disponibilizar o produto até seu consumidor final (LOUREZAN & SILVA, 2004; TEIXEIRA et. al, 2004).

Devido à extensão territorial do país e ao processo histórico de ocupação, a distribuição populacional acontece de forma desigual pelas regiões e estados. Além disso, o Brasil se caracteriza como um país urbanizado, uma vez que a maioria dos seus habitantes vive nas áreas urbanas.