Quais fatores contribuíram para a transição do nomadismo para o sedentarismo?

Perguntado por: rramires . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

Com as mudanças climáticas e o desenvolvimento das primeiras técnicas agrícolas, o nomadismo cedeu espaço para o aparecimento de comunidades sedentárias originárias das primeiras civilizações da Antigüidade.

O sedentarismo caracterizou o ser humano a partir do período pré-histórico conhecido como Neolítico. Neste sentido, podemos dizer que o homem pré- histórico viveu ao redor de seis mil anos como nômade em busca de novos recursos cada vez que os mesmos se esgotavam do seu entorno.

Nomadismo: forma de vida na qual não há habitação fixa, sendo importante estar sempre se mudando para novos lugares quando os recursos existentes em determinado lugar se esgotam. Sedentarismo: forma de vida na qual há habitação fixa.

A agricultura, a domesticação dos animais e as técnicas de controle do meio ambiente permitiram ao homem permanecer num mesmo lugar por mais tempo.

O ser humano passou a se sedentarizar, o que aconteceu em consequência do desenvolvimento de técnicas agrícolas, domesticação e criação de animais e aprimoramento de objetos de armazenagem. Dominando todos esses procedimentos, o alimento começou a sobrar, o que fez o número de mortes diminuir e a população aumentar.

Resposta: De acordo com o texto, aos poucos os seres humanos deixaram de ser nômades pois, com a descoberta da agricultura, os povos passaram a fixar moradia em determinados lugares e regiões, e a produzir seu próprio alimento.

Por volta de 4000 a.C., as primeiras comunidades se estabeleceram próximos aos rios, pela necessidade de terra fértil e água para a agricultura. Desta forma, ocorreu o processo de sedentarização, isto é, deixaram de ser nômades permanecendo em um lugar fixo.

Entende-se por revolução, algo que tenha causado uma transformação grandiosa na sociedade. Porém, quando falamos do processo de saída do nomadismo para o sedentarismo a partir do domínio da agricultura estamos falando da revolução agrícola, ainda que não de forma rápida.

Ao se tornarem sedentários, ou seja, habitar um único lugar, os hominídeos puderam usar a terra plantando e colhendo sementes, dando início à produção agrícola. Essas mudanças provocaram o aumento populacional e surgimento das primeiras cidades.

Então povos nômades - são grupos sociais que vivem em diferentes áreas do mundo. Nesta direção, eles não possuem residência fixa (vivem mudando de um lugar para outro) e se alimentam daquilo que encontram no lugar em que estão, enquanto povos sedentários - são grupos sociais que vivem em uma determinada área de terra.

O sedentarismo se caracteriza pela falta de atividades físicas em pessoas de qualquer faixa etária. Entretanto, engana-se quem acredita que isso vale apenas para aquelas que não fazem nenhum tipo de exercício. Na verdade, também se caracteriza como sedentarismo a redução da prática de exercícios.

Período Paleolítico
No Paleolítico, os primeiros seres humanos eram nômades, não tinham local fixo para morar porque estavam se deslocando de um lugar para o outro, procurando melhores condições para viver. Eles praticavam a caça, a pesca e a coleta de frutos.

É considerada sedentária a pessoa que se mantém muito tempo inativa, sem praticar exercícios físicos, e ainda aquelas que, apesar de realizarem algumas atividades durante o dia, como se locomover e trabalhar, não dediquem um período à prática de alguma modalidade esportiva ou treino em geral.

Para os povos nômades do Brasil, populações integradas pelo povo cigano, circenses e parquistas, o período agravou dificuldades no acesso à saúde e à alimentação.

A sedentarização também influenciou nessa fixação dos grupos em um único lugar. A prática da agricultura possibilitou o plantio e a colheita de sementes. Isso influenciou na produção de peças feitas de argila para armazenar essa produção.

Veja alguns problemas causados pelo sedentarismo

  • Doenças cardiovasculares. O coração é o órgão do corpo humano que mais sofre com uma rotina sedentária. ...
  • Diabetes. A ausência de gasto energético, vez ou outra, incide sobre o acúmulo de gordura corporal. ...
  • Obesidade. ...
  • Problemas ósseos. ...
  • Prejuízo ao sono.