Quais faculdades aceitam Encceja?

Perguntado por: ucampos . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

A nota do Encceja te ajuda a entrar na faculdade? Sim! O diploma do ensino médio do Encceja é reconhecido pelo MEC e aceito por todas as instituições de ensino superior do país.

Afinal, quem faz supletivo / EJA pode fazer faculdade? Se você concluiu o ensino médio com EJA pode fazer faculdade como qualquer outro estudante. O EJA não impede que o aluno faça faculdade, pelo contrário, é uma forma de dar oportunidade de educação para quem não conseguiu terminar os estudos na idade adequada.

Candidatos que concluíram o ensino médio por certificações como o Encceja também podem participar da seleção. Lembrando que estudantes que fizeram o ensino médio todo em escola pública tem prioridade na classificação em relação a quem fez integralmente na rede particular.

Com a conclusão do Ensino Médio pelo resultado do Encceja, você poderá ingressar em um curso técnico ou até mesmo entrar em uma faculdade e conquistar um diploma do Ensino Superior, podendo atuar em profissões que exigem estudos avançados.

Encceja significa Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Trata-se de uma prova que permite a jovens e adultos ganharem o certificado de escolaridade. Ele comprova que a pessoa teve acesso ao ensino básico e permite que ela ingresse no ensino superior.

Sim. Tanto quem obteve certificação do ensino médio por meio do Enem, pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino.

O ENCCEJA é uma prova que jovens e adultos que não terminaram os estudos no período adequado podem realizar e, assim, concluir os seus estudos. Assim, após a conclusão, quem se formou pelo ENCCEJA pode, sim, prestar concurso.

Usar o certificado Encceja 2020 para Sisu
É possível usar o certificado do Encceja 2020 para o Sisu 2022, o único problema é que as notas exigidas pelo Sistema de Seleção no primeiro semestre são do Enem 2021. Isto é, só pode fazer o Sisu 2022 quem participou do Exame Nacional do Ensino Médio.

As desvantagens de se terminar os estudos pelo EJA
Os cursos presenciais possui uma dificuldade que prejudica a maioria dos alunos: a falta de flexibilidade. Apesar de que, o dia e hora definido possam ajudar na organização de alguns, para outros isso acaba sendo um problema.

Os cursos técnicos integrados à Educação de Jovens e Adultos (EJA) são cursos que permitem a realização do Ensino Médio integrado a um curso técnico para quem tem 18 anos ou mais. A seleção dos candidatos é feita por sorteio.

“A formatura da EJA é sempre um momento muito emocionante, porque vocês [alunos] são guerreiros e precisamos elogiar quem chegou até aqui. Sabemos que a maioria trabalha o dia todo, vai para a escola à noite e essa rotina não é fácil.

I- Para o candidato que concluiu o Ensino Médio no sistema regular: a) Diploma ou certificado de conclusão do Ensino Médio e Histórico escolar de todas as séries do Ensino Médio; OU b) Declaração da escola, atestando que o aluno estudou integralmente o Ensino Médio em Escola Pública.

- Ao se inscrever, selecione a opção ENCCEJA e garanta matrícula com condição especial; - Após a inscrição, apresente sua documentação pessoal no polo mais próximo e comece seu curso de graduação; - O processo seletivo é simplificado: você entrará por meio da realização de uma redação.

Quem fez o Encceja e conseguiu concluir o ensino médio pode sim ingressar no ensino superior, não há nenhuma restrição. Porém, o estudante deve fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou prestar vestibular para iniciar uma graduação.

ETAPA PRELIMINAR: Conversão da nota de cada disciplina é feita automaticamente pelo sistema assim que o candidato inserir as notas/pontuações: Forma de cálculo: Regra de três simples. Pontuação obtida multiplicada por 100, dividido pela nota máxima do ENCCEJA, 180 pontos.