Quais fábricas de fertilizantes foram fechadas no Brasil?

Perguntado por: ecardoso . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.9 / 5 10 votos

As primeiras unidades que foram desativadas ficavam no Nordeste. Em março de 2018, encerraram atividades as fábricas de fertilizantes da Bahia, situada em Camaçari, e de Sergipe, localizada no município de Laranjeiras.

As quatro maiores fábricas de fertilizantes – Yara, Mosaic, Fertipar e Heringer – detêm, aproximadamente, 73% do mercado de Fertilizantes no Brasil. A Yara é a maior empresa de fertilizantes e ainda possui superior participação, com 25% do “market share”. A Mosaic vem em segundo lugar com quase 20%.

Fechada desde março de 2020, a Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados da Petrobrás no Paraná (Fafen-PR), em Araucária, que estava no plano de desinvestimento da petroleira, continuará sob comando da companhia.

Os dados do Ministério da Economia apontam uma onda de redução no número de aberturas de empresas e avanço nos casos de fechamento neste ano. Entre maio e agosto, o balanço apontou para o fechamento de mais de 600 mil indústrias.

A Yara é a maior empresa de fertilizantes e ainda possui superior participação, com 25% do “market share”.

Só nos dois primeiros meses de 2023, mais de 50 empresas - a maioria de tecnologia - anunciaram demissões em massa no país, segundo dados reunidos pela plataforma Layoffs Brasil. Entre elas estão Google, Nubank, C6 Bank, Loggi e Enjoei.

Em 2023 já foram oito novos contratos, com expectativa de continuar em ritmo acelerado ao longo do ano. Marcas tradicionais, como Americanas, Marisa,Tok&Stok e Oi, estão sendo afetadas.

A Petrobras fechou, no começo deste mês de fevereiro a venda da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN3), que ficava em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, ao grupo russo Acron.

Pelas dificuldades tecnológicas e logísticas, pelo abandono do investimento no setor e pelas privatizações, o Brasil deixou de produzir fertilizantes em um nível relevante para a produção nacional. Por isso, em um primeiro momento, a solução é procurar novos parceiros exportadores (principalmente o Canadá).

Diversas. Quarto maior produtor mundial de grãos, o Brasil tem apenas 22 plantas industriais de 11 produtoras de fertilizantes, segundo dados do Sindicato Nacional das Indústrias de Matérias-primas para Fertilizantes (Sinprifert).

Trabalhador demitido defende reabertura da fábrica em Araucária (PR) para retomada de produção no país. Em fevereiro de 2020, numa canetada, o governo de Jair Bolsonaro fechou a Fafen Fertilizantes, uma unidade de operação da Petrobras localizada em Araucária (PR).

Sob a sua batuta, em fevereiro de 2020, a Petrobras fechou a Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados do Paraná (Fafen-PR), localizada na cidade de Araucária. Também no seu governo, a estatal vendeu a Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN1) em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul.

De acordo com comunicação divulgado pela Petrobrás, “com a aquisição da Fafen/Paraná, a empresa reforça a área de negócio em fertilizantes, em alinhamento com o seu Plano de Negócios e Gestão 2013-2017” .

Em 2020, 7,1%, uma queda de 4,9 %. A produção industrial como um todo acumulou números negativos país afora. É o que mostra um levantamento do IBGE divulgado nesta quinta (21). Quase 10 mil indústrias fecharam as portas no período.

160 mil microempresas já fecharam em 2023.

Em 2023, muitas empresas não existirão mais devido ao aumento da inadimplência. Muitos empresários descobriram que, por mais que sejam competentes, a simples administração não é mais suficiente para o sucesso.

Atualmente, os 6 maiores exportadores de fertilizantes são: Rússia, China, Canadá, Marrocos, Estados Unidos da América e Arábia Saudita. Coletivamente, esses principais fornecedores responderam por mais da metade (52,6%) dos fertilizantes exportados globalmente em 2021.