Quais exercícios prejudicam a lombar?

Perguntado por: emaia . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.6 / 5 9 votos

3 exercícios que você deve evitar se sofre de dor na lombar

  1. Agachamento com peso nas costas. O problema não é o exercício isolado, mas, sim, adicionar a barra (ou algum outro peso) atrás da sua cabeça. ...
  2. Stiff. ...
  3. Exercício de glúteos em quatro apoios com caneleira.

A musculação, executada corretamente, é um ótimo exercício para corrigir esses tipos de problemas, pois ela vai promover o fortalecimento dos músculos localizados próximos à coluna, ajudando a aliviar a sobrecarga diária.

Os músculos abdominais influenciam grande parte dos nossos movimentos, tem um grande potencial para ajudar a melhorar desvios posturais, estabilizam nosso tronco e nos permitem maior mobilidade das pernas e braços. Sem sombra de dúvidas, se você sente dor lombar, vai precisar trabalhar estes músculos.

Para alongar bem a região da lombar, comece a se inclinar para a frente (mantendo as costas bem retas), aproximando o peitoral das pernas, até sentir os glúteos alongarem bem. Mantenha-se nessa posição por 20 ou 30 segundos, depois volte, relaxe e repita o procedimento.

O agachamento é considerado um dos melhores exercícios para serem feitos com o objetivo de fortalecer a região lombar. Mas ele também é indicado para o fortalecimento de outras regiões, como glúteos e posterior de coxa, por exemplo. Assim, ele é comumente indicado a ser feito utilizando uma barra com anilhas.

Um trauma ou sobrecarga muito grande sobre a musculatura e/ou as vértebras da coluna podem gerar uma lesão inflamatória. Sendo assim, a dor na lombar se manifestará em decorrência dessa inflamação dos tecidos.

O agachamento pode ser considerado um dos exercícios mais completos e complexos que existem, já que envolve diversos músculos, articulações e tendões. Por isso, pode ser um exercício contraindicado para pessoas com lesões mais graves na coluna, especialmente pessoas que estão na fase aguda de uma hérnia de disco.

Atividade física deve ser interrompida em casos de dor forte, aguda e com outros sintomas, mas é indicada para tratamento dos casos mais crônicos.

Atividades aeróbicas
Caminhada, natação e ciclismo são alguns exemplos de exercícios aeróbicos indicados para prevenir e tratar a hérnia de disco. Lembre-se de escolher o calçado com um sistema de amortecimento adequado para a prática do exercício.

A lombalgia, também conhecida como dor na lombar, no final do treino indica que algo está errado. Normalmente são questões relacionadas a movimentos incorretos durante a atividade, ou até mesmo um despreparo ou desequilíbrio muscular.

Caso apareça dor na região lombar e esse sintoma permaneça por mais de 48 horas após o exercício é provável que algum exercício foi realizado de forma inadequada ou com carga excessiva.

Prancha abdominal ou isométrica
A prancha também é um exercício clássico que ajuda a fortalecer a lombar, além de ser útil pra prevenir dores na coluna. Esse exercício trabalha a contração dos músculos e cria resistência ao corpo.

A maioria das dores causadas por ciática ou hérnia de disco melhora em seis a oito semanas sem cirurgia. Mas se a dor nos braços ou nas pernas durar mais de uma semana, se agravar ou for acompanhada por fraqueza muscular ou dificuldade em controlar o intestino ou a bexiga, procure atendimento médico imediatamente.

Se você já sofre com dores nas costas, dormir de barriga para baixo, por exemplo, pode agravar o incômodo. “O ideal é dormir de lado com o travesseiro apoiado na cabeça de modo que quem observa a pessoa deitada vê a cabeça alinhada com o resto da coluna. Não pode ser muito alto e nem muito baixo.

Algumas opções de alongamentos para lombar são:

  1. Alongamento da coxa. ...
  2. Abraçar a perna. ...
  3. Postura da borboleta. ...
  4. Ponte. ...
  5. Posição da serpente. ...
  6. Superman. ...
  7. Postura do gato. ...
  8. Rotação dos quadris.

A lombalgia aguda dura entre alguns dias, até seis semanas – e, neste caso, a dor se trata de um quadro passageiro, geralmente provocado por esforço físico ou má postura. Já no caso de lombalgia crônica, a dor nas costas costuma durar cerca de doze semanas, ou mais e pode estar relacionada à inflamação de um nervo.

Alongamentos e massagens também podem ajudar a aliviar a dor lombar. Com a melhora do quadro da dor, a reabilitação motora, fisioterapia, reabilitação postural (RPG), musculação e a acupuntura poderão ser indicadas.

Deitar com as costas e a planta dos pés no chão, joelhos flexionados. Fazer o movimento apenas na região lombar, sem tirar o quadril do chão. Ao inspirar, elevar a lombar (mantendo o sacro no chão) e, ao exalar, descer a lombar no chão. Repetir 8 vezes para liberar as tensões pélvicas e lombares.

Quais são os sintomas de uma coluna inflamada?

  1. Dificuldade para realizar movimentos com o pescoço;
  2. Sensação de dormência no ombro, braço, cotovelo, mão ou dedos;
  3. Fraqueza em um dos braços;
  4. Fraqueza nas pernas;
  5. Alteração no funcionamento do intestino ou bexiga;
  6. Dor ou dificuldade para respirar;
  7. Incontinência urinária.