Quais exercícios posso fazer com ligamento rompido?

Perguntado por: rrosa . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 15 votos

Um paciente com LCA rompido pode apresentar falseios e instabilidade nos joelhos , sobretudo em movimentos rotacionais . Assim ,atividades em linha reta podem ser bem aceitas para pacientes com esta lesão . Atividades como corrida em linha reta e na esteira costumam ser bem suportadas. Bicicleta idem .

VERDADE. Todo e qualquer paciente que esteja em condições de se movimentar e que seja orientado por médicos especializados pode e deve realizar exercícios físicos durante o tratamento contra o câncer, e assim melhorar a saúde e a qualidade de vida.

Pode e deve. Nestas lesões deve-se avaliar se o remanescente do ligamento está ou não sendo suficiente para dar estabilidade ao seu joelho.

Ligamento colateral medial ou lateral
Para acelerar a recuperação pode ser necessário utilizar uma compressa de gelo exatamente no local da lesão durante cerca de 15 minutos, duas vezes ao dia, e usar uma joelheira para proteger o joelho de eventuais complicações.

Não existe regeneração do ligamento rompido quando este é o ligamento cruzado anterior. Este ligamento não se regenera ou cicatriza. O que deve ser reavaliado é o grau de instabilidade gerado pela lesão parcial deste ligamento.

O tempo e o método de tratamento dependerão da lesão. Pode ser necessário uso de órtese (bota) por 3 à 6 semanas. Além disso, fisioterapia motora auxilia na recuperação após a imobilização, com alongamento e fortalecimento.

Para indivíduos que exercem atividades de trabalho que não demandem grandes esforços físicos, o retorno ocorre, em média, após 60 dias. Pacientes trabalhadores pesados precisam de um pouco mais de tempo para o retorno: 90 dias.

Não tem nenhum problema em realizar atividades físicas com o ligamento rompido. Você apenas precisa evitar atividades que aumentam o risco de novas entorses do joelho como saltos, esportes de contato e atividades que necessitam mudança de direção bruscas.

As nozes, a linhaça e também o chá de cavalinha, ajuda a fortalecer as cartilagens, tendões e ligamentos. Então, não abandone o seu sistema musculo-esquelético. Faça exercícios de fortalecimento dos ligamentos e tendões, além de alongar antes ou depois do treino diário.

Pacientes que não operam o joelho mesmo com o joelho instável estão em risco muito aumentado de novos episódios de instabilidade, falseio, e entorse do joelho. Em cada um desses novos episódios outras lesões podem acontecer e piorar o quadro.

Se a estabilidade foi perdida, o tratamento é a reconstrução cirúrgica. Não existe problema algum para andar de bicicleta.

Investir em exercícios excêntricos é a melhor saída para fortalecer os tendões. Há até um estudo apontam que agachamentos excêntricos em declive numa perna só podem até curar tendinite patelar, que atinge muitos atletas e quem pratica movimentos bruscos na hora do treino.

Quando há o rompimento do tendão de Aquiles, se for total é necessário cirurgia, se for parcial a fisioterapia é fundamental para recuperação.

Se você sentir a dor da lesão chegando, pare imediatamente o exercício ou até mesmo o treino. Quanto maior o controle que você tiver da lesão, mais rápido poderá voltar aos treinos.

O custo desse tipo de cirurgia na rede privada varia entre R$ 7 e R$ 10 mil.

Serviriam para realizar compressão, mantando a patela em seu lugar, ou limitando o movimento do joelho pós lesão ou cirurgia. Também auxiliariam na proteção de ligamentos rompidos como os colaterais após um entorse, evitando o agravo da lesão.