Quais exercícios podem serem feitos para estimular a lateralidade?

Perguntado por: ldamasio6 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.9 / 5 15 votos

O simples fato de brincar com seus carrinhos, bonecas, bolas e diversos objetos proporcionam a todos uma maneira de treinar diariamente suas habilidades ligadas à lateralidade.

Uma correta percepção sobre lateralidade tende a desenvolver um papel importante na criança, permitindo aquisição de boa noção de corpo e espaço, assim como de manipulação dos objeto.

A lateralidade é a propensão que o ser humano possui de utilizar preferencialmente mais um lado do corpo do que o outro em três níveis: mão, olho e pé. Isto significa que existe um predomínio motor, ou melhor, uma dominância de um dos lados. O lado dominante apresenta maior força muscular, mais precisão e mais rapidez.

Ensine os alunos a marcharem com o ritmo esquerda, direita. Usamos a ordem esquerda e direita para que o aluno possa entender a grafia e a ordem das palavras escritas que ocorrem da esquerda para a direita. Com o tempo ele vai aprender que a sua esquerda é a direita do papel.

De uma maneira bem divertida trabalhamos a lateralidade com as mãos e os pés. Para facilitar foi feito uma bolinha na mão direita de vermelho e no pé esquerdo de azul, para que as crianças fixarem melhor o termo direita e esquerdo no momento do comando, por exemplo: mão esquerda no vermelho, agora no amarelo.

A lateralidade é um dos fundamentos da psicomotricidade o qual se refere a consciência de que o corpo possui uma linha média que o divide nos lados direito e esquerdo. Esse conceito vem sendo aprofundado desde os primeiros estudos sobre dominância cerebral (PACHER; FISCHER).

Habilidade (s) da Base: (EF02GE10) Aplicar princípios de localização e posição de objetos (referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) por meio de representações espaciais da sala de aula e da escola.

A lateralidade considera-se como a propensão do ser humano, em utilizar mais um lado do corpo em relação ao outro nos níveis: manual, ocular e pedal.

O esquema corporal e a lateralidade permitem que os alunos desenvolvam com segurança as noções topológicas e projetivas essenciais para a compreensão e interpretação de mapas e imagens, além de garantir a percepção do espaço com maior autonomia.

Os tipos de lateralidade são: Lateralidade homogênea quando a mão, pé, olho e orelha dominantes estão do mesmo lado. Tanto no lado direito (destro) quanto no lado esquerdo (canhoto). Lateralidade cruzada quando houver uma lateralidade diferente do manual para pés, olhos ou ouvidos.

Dançar, saltar, jogar bola, correr, subir e descer degraus, por exemplo, são alguns movimentos que exigem a coordenação motora grossa”, explica Walkíria.

As atividades que ajudam a desenvolver essa habilidade são as seguintes: amarelinha, boliche, cirandas, entre outras. Responsável pela conscientização simbólica dos dois hemisférios do corpo (direito e esquerdo), a lateralidade estabelece na criança a noção dos lados da estrutura corporal e espacial.

A lateralidade é a preferência da utilização de uma das partes simétricas do corpo: mão, olho, ouvido, perna; a lateralização cortical é a especialidade de um dos dois hemisférios quanto ao tratamento da informação sensorial ou quanto ao controle de certas funções.

A lateralidade se manifesta principalmente nas mãos (destro/canhoto), nos pés (direito/esquerdo), nos olhos e nos ouvidos.

Peça para a criança usar a mão direita para tocar o braço esquerdo. E vice-versa. Essa atividade pode ser desenvolvida com diferentes partes do corpo, desenvolvendo assim a lateralidade cruzada. Lembre-se de exemplificar o que a criança precisa fazer e ser o modelo para ela durante a atividade.

Ao desenvolver a lateralidade, a criança percebe qual lado é o dominante em seu corpo. Pular de um pé só, pular em círculos, ou qualquer outra atividade que permita a criança viver cada lado do seu corpo é importante para desenvolver a lateralidade.

Consciência Corporal Para Crianças: Lista de atividades sugeridas

  • Jogo de imitação (Sombra/Espelho)
  • Jogo de imitação (Animais)
  • Explorando relações espaciais.
  • Identificação de partes do corpo.
  • Caminhada de exploração.
  • Desenho.
  • Trabalho com a propriocepção.

Outras atividades para trabalhar a lateralidade cruzada

  1. Programe o robô (infantil)
  2. O jardim misterioso (infantil)
  3. Começa o jogo! (infantil)
  4. Organize a estante (adultos)
  5. Entrelaçados (adultos)
  6. A horta do vizinho (adultos)
  7. Separa os bichos (adultos)