Quais exemplos de equilíbrio químico no dia a dia?

Perguntado por: avilela . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

Um exemplo de equilíbrio químico aplicado ao cotidiano é o de uma garrafa de refrigerante. Em uma garrafa de refrigerante há a decomposição/formação do ácido carbônico (H2CO3), que se decompõe em água e dióxido de carbono.

equilíbrio químico, ele serve para equilibrar as reações que ocorrem em nosso corpo, por isso é tão importante, é necessário que em nosso organismo as reações estejam em equilíbrio, pois se não estiverem ocorrerão alterações em nossa circulação e metabolismo, por exemplo.” Everaldo 17 se expressa de uma maneira como se ...

O equilíbrio químico ocorre quando em uma reação reversível (ocorre paralelamente nos dois sentidos), a velocidade da reação direta é igual à velocidade da reação inversa. Quando esse equilíbrio é alcançado, as quantidades de reagentes e produtos envolvidas na reação permanecem estáveis.

Como exemplo de equilíbrio estático, podemos citar o que acontece com pontes, prédios e até mesmo uma pessoa. O centro de gravidade é a região onde se aplica a resultante das forças que agem sobre o corpo, ou seja, concentra a força de gravidade atuando sobre ele.

Os equilíbrios químicos homogêneos são os que todos os participantes estão em um único estado físico, já os heterogêneos são os que possuem participantes sólidos.

Os dentes devem ser bem cuidados pois são essenciais para a mastigação e consequente sobrevivência do ser humano. O esmalte dos dentes é formado pela substância denominada hidroxiapatita, Ca5 (PO4)3 OH (s). Esta substância é insolúvel em água e parcialmente solúvel em soluções ácidas.

Um exemplo de reação reversível é a formação de gás carbônico quando se abre uma garrafa de refrigerante. O que define se uma reação é reversível ou irreversível tem a ver com o equilíbrio químico, ou equilíbrio dinâmico.

Conforme exposto, um equilíbrio químico só ocorrerá: Se a reação for reversível; Quando a velocidade da reação direta for igual à da reação inversa; Se a reação ocorrer em ambiente fechado (no caso de gases).

O equilíbrio químico é um fenômeno que acontece nas reações químicas reversíveis entre reagentes e produtos. Quando uma reação é direta, está transformando reagentes em produtos. Já quando ela ocorre de maneira inversa, os produtos estão transformando-se em reagentes.

O equilíbrio é um fator de grande importância para o ser humano, pois sem ele seria difícil ou até impossível a realização de algumas tarefas. Trata-se de habilidades das articulações que as fazem retornar ao seu estágio inicial após a realização de um movimento que provoca instabilidade.

Ao manter o equilíbrio, alcançamos maior qualidade de vida e somos capazes de lidar melhor com adversidades e de tomar melhores decisões diante de situações difíceis, preservando a clareza dos sentimentos e das ações. Ou seja, sem perder o controle e sem deixar que o desespero e a negatividade tomem conta.

O sal inicialmente é hidratado, por isso, apresenta coloração azul. Mas quando ele é aquecido, sua água evapora e ele se torna branco. Com o tempo e em repouso ele absorve a umidade do ar e começa a se tornar azul novamente.

Podemos dizer, então, que a reação de equilíbrio só ocorre se: A reação for reversível; A velocidade da reação direta for igual à da inversa; Ocorrer em ambiente fechado.

O Equilíbrio ocorre quando a taxa da reação direta é igual à taxa da reação inversa. Todas as concentrações de reagentes e produtos são constantes no estado de equilíbrio.

Dependendo do comportamento de um objeto após ser retirado de sua posição inicial, podemos classificar seu equilíbrio em três tipos diferentes: estável, instável e indiferente.

O que é Equilíbrio?

  • Equilíbrio estático: quando o corpo em equilíbrio está em repouso;
  • Equilíbrio dinâmico: quando o corpo está em movimento uniforme, ou seja, com velocidade constante.