Quais exames são feitos no alistamento militar?

Perguntado por: fguimaraes . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 18 votos

Seleção Geral - passará por exames médicos e físicos, testes de conhecimentos gerais e psicológicos, e de entrevista. Dispensado ou considerado excesso de contingente - seguirá para a etapa 3.

A Inspeção de Saúde tem por finalidade a verificação das condições físicas dos candidatos, bem como identificar a existência de motivos incapacitantes ao exercício das atividades militares. Sendo composta de avaliação médica e odontológica.

Para requerer a dispensa por esse processo, é necessário apresentar os documentos comprobatórios exigidos pela Junta de Serviço Militar durante o Alistamento Militar. Após a solicitação ser aceita o cidadão receberá o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).

Cárie não é motivo para reprovar candidato em concurso público. Um excesso de zelo da Brigada Militar quase impediu um candidato de prosseguir nas provas para ingressar na corporação como soldado.

O processo de recrutamento do brasileiro para prestação do Serviço Militar Inicial obrigatório é precedido pela convocação e compreende 5 (cinco) fases distintas e sucessivas:

  • 1ª Fase - Alistamento. ...
  • 2ª Fase - Seleção Geral. ...
  • 3ª Fase -Designação. ...
  • 4ª Fase -Seleção Complementar. ...
  • 5ª Fase – Incorporação.

Em tal cenário, o cidadão que possuir altura maior que 1,70 m e peso maior que 60 kg e, ainda, no teste realizado pelo dinamômetro, aferir força muscular superior a 127 kg, será considerado tipo físico "A".

Exames odontológicos
Por mais inusitado que pareça, a presença de todos os dentes — ou pelo menos da maioria deles — é algo obrigatório para a aprovação nos concursos militares. Caso o candidato tenha menos do que 20 dentes naturais, ele estará inapto.

Texto: Lílian de França O simples fato de ser portador de problema visual (astigmatismo e miopia) não é motivo para eliminação de candidato em concurso público. Com esse entendimento, unânime, a 4ª…

Entrevista básica no recrutamento inicial, como assuntos da sua vida pessoal, região de moradia, emprego dos familiares, qual a motivação para entrada na força e entre outros questionamentos práticos e faceis de responder.

Quem pode ser dispensado do Serviço Militar?

  1. Por motivo de saúde, defeito físico ou moléstia incurável e julgados como incapazes para todo e qualquer serviço;
  2. Aqueles que estiverem exercício sacerdotal de qualquer religião;
  3. Por excesso da classe convocada sobre contingente total a incorporar (porém, pode ser revogado);

Exames de Sangue em Geral:
Jejum de 12 horas para dosagem do colesterol total e frações, triglicerídeos e lipidograma; Jejum de 08 horas para dosagem da glicose e curvas glicêmias; Jejum de 06 horas para as demais dosagens.

comprovante de residência ou declaração assinada; convém levar um documento oficial com fotografia (carteira de identidade; carteira de trabalho; carteira profissional; ou outro documento público) que permita sua identificação, caso necessário.

O alistamento militar é grátis e o certificado correspondente será processado no prazo médio de 5 a 7 dias úteis.

E no que diz respeito às tatuagens, salientou-se: “Editais de concurso público não podem estabelecer restrição a pessoas com tatuagem, salvo situações excepcionais, em razão de conteúdo que viole valores constitucionais”.

Muitos militares tem medo de relatar o que estão passando com receio de represálias, ou até mesmo de serem licenciados. Mas a depressão precisa de um tratamento adequado e, em alguns casos, o militar precisa da licença para tratamento de saúde e o acompanhamento ideal.

Lentes, tatuagens e acessórios
Sobre os acessórios, o regulamento reforça a proibição de piercing nasal, de língua, labial, de face, na sobrancelha e na orelha.

É reforçado, ainda, que pelo fato do piercing ser um adereço que pode ser retirado a qualquer tempo, não é aceitável pretexto algum a regra proibitiva constante no edital.