Quais exames para tomar posse em concurso?

Perguntado por: lreal . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.8 / 5 10 votos

Os candidatos devem estar de posse de TODOS os exames, comprovantes e laudos médicos solicitados, no momento do exame médico admissional, sob pena de serem considerados inaptos ao cargo público pretendido.

Como é realizado o exame médico admissional? Por avaliação médica pericial realizada direta ou indiretamente pela Coordenadoria de Gestão de Saúde do Servidor - COGESS. Quando necessário, poderão ser solicitados exames complementares à rede pública ou privada de saúde, a critério do médico perito.

Doenças endócrinas e metabólicas
Algumas doenças relacionadas ao metabolismo e condições correlatas, também podem atrapalhar o concurso. Por exemplo, é o caso da diabetes mellitus, tumores da tireoide e obesidade (em certos concursos, é exigido até mesmo o Índice de Massa Corporal – IMC entre 18 e 30).

Publicado em Diário Oficial o ato de nomeação, o nomeado tem o prazo de 30 (trinta) dias, contados dessa publicação, para tomar posse; esse prazo poderá ser prorrogado por mais 30 (trinta) dias, se o nomeado requerer essa prorrogação, antes de vencido o prazo inicial.

Embora não possa deixar de admitir um candidato por ter Aids ou sífilis, o Exército continua podendo exigir exames médicos. “É uma medida de precaução, feita a todos que pretendem ingressar no serviço público”, explica Prudente. Se o exame apontar alguma dessas doenças, cabe ao Exército dar o tratamento adequado.

Portanto, a lei não proíbe o ingresso na carreira de candidato portador de doença, o que a lei exige é a aptidão física e mental para o exercício do cargo, que pode ocorrer mesmo com doença, desde que controlada e insuscetível de comprometer a função pública.

O que é feito em um exame admissional? É realizada uma entrevista entre o médico e o funcionário que reúne informações sobre o histórico de saúde do funcionário. E também avaliação da pressão arterial e frequência cardíaca, ausculta cardíaca e pulmonar, avaliação abdominal e de extremidades.

O exame é iniciado com uma entrevista. O médico examinador faz uma série de perguntas sobre doenças, licenças em empregos anteriores e busca entender quais foram os prováveis agentes nocivos aos quais o trabalhador teve contato. Ao fim da consulta é emitido o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO).

De acordo com o artigo 167 da CLT, é necessário que a empresa que você trabalha peça que exames sejam feitos pelos seus funcionários sejam pagas pela empresa. O empregado não precisa pagar nenhum exames, sendo que, na teoria, todo o processo de exame admissional deve ser responsabilidade da empresa.

Nesse sentido, a infecção por HPV não limita a vida laborai e, embora possa ser um fator de risco para o câncer de colo de útero, sua detecção não pode produzir o efeito de impedir a posse em cargo público.

No caso de hemorroida, por exemplo, ou varizes, como o PM tem que ficar muito tempo em pé, não pode ter esse tipo de coisa. As primeiras provas do concurso devem ser realizadas até o fim do mês de agosto.

A presença de nódulos benignos na tireóide em princípio não causa qualquer restrição física ou intelectual ao paciente. Portanto não há motivos médicos que o impeçam de realizar prova ou assumir um cargo em concurso público.

Um hemograma completo é capaz de detectar as seguintes doenças:

  • Anemia;
  • Leucemia;
  • Causas de sintomas, como fraqueza, febre e perda de peso;
  • Policitemia;
  • Infecções virais;
  • Infecções bacterianas;
  • Alergias.

Conheça quais são os exames admissionais obrigatórios!

  • Anamnese Ocupacional. A anamnese se trata de uma entrevista que o médico faz com o trabalhador. ...
  • Pressão arterial e batimentos cardíacos. ...
  • Saúde das articulações. ...
  • Funções de risco. ...
  • Teste de gravidez. ...
  • Teste de HIV.

Quais doenças o exame é capaz de identificar? Se você não conhece quais doenças o exame de sangue pode detectar, saiba que a lista é extensa. Desde de vários tipos de anemias e problemas cardíacos, até riscos de trombose e a presença de hemorragias internas.

Se a posse não ocorrer no prazo de 30 (trinta) dias, a nomeação do servidor será tornado sem efeito.