Quais exames o psicólogo pode solicitar?

Perguntado por: etorres2 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 5 votos

Além de escutar um paciente para traçar o diagnóstico, ele poderá solicitar exames auxiliares de diagnóstico como tomografias, análises de sangue, ressonâncias etc.

O Psicólogo, dentro de suas especificidades profissionais, atua no âmbito da educação, saúde, lazer, trabalho, segurança, justiça, comunidades e comunicação com o objetivo de promover, em seu trabalho, o respeito à dignidade e integridade do ser humano.

Você deve ir ao psicólogo (a) primeiro pois é ele(a) que cuida de conflitos psicológicos, em terapia sem uso de medicamentos. O psiquiatra trata de doenças mentais com medicamentos, ou seja, em casos mais graves. O psicólogo(a), em primeira instância saberá avaliar a sua situação e orientá-lo (a).

Independente da sua abordagem, o psicólogo analisa o comportamento e as emoções e sentimentos através de relatos. Ele atua na promoção, proteção e reabilitação da saúde mental, individual e coletiva.

Descrever o motivo de encaminhamento. distúrbios do comportamento, convulsões, agravamento progressivo ou instalação súbita e constante, devem sempre ser encaminhadas ao neurologista. Epilepsia, convulsões, “desmaios”. características, evolução e concomitantes.

Se você tiver ou estiver com suspeita de depressão, ansiedade, transtorno de personalidade e outros distúrbios psíquicos, a melhor escolha, a princípio, pode ser o psicólogo. Nesses casos, consultar o psiquiatra também pode ser preciso para realizar uma avaliação do estado da saúde mental.

Nesse sentido, a diferença entre um psicólogo e um terapeuta, geralmente, é que o primeiro possui um curso superior. Contudo, vale lembrar que terapias alternativas não são exclusivas aos profissionais de saúde, embora eles possuam mais afinidade e interesse nelas.

Para responder a questão “quem o psicólogo não pode atender?”, basta saber que se trata de qualquer pessoa que é próxima de alguma maneira do profissional. Isso inclui amigos, parentes e quaisquer outras pessoas com contatos prévios.

Anotações
Anotar durante a sessão é um artifício muito útil para o psicólogo! Permite que separe informações importantes para refletir depois da sessão. Além disso, faz com que o psicólogo perceba melhor as palavras específicas que o paciente usa, o que é muito importante para o processo terapêutico.

A abordagem analisa como as pessoas podem encontrar a felicidade e a satisfação com a vida através da cura de seus problemas emocionais. O psicólogo estuda os pensamentos, sentimentos e comportamentos dos pacientes em busca de qualidades, talentos e habilidades. Deste modo, os aspectos positivos são sempre o foco.

Não há uma ordem correta de qual profissional procurar primeiro. O psicólogo poderá achar necessário te encaminhar para um psiquiatra, assim como o psiquiatra poderá achar necessário te encaminhar para um psicólogo.

Quem nunca ouviu aquela frase “psicólogo vai te ouvir, psiquiatra vai te passar remédio”? O psiquiatra é o único capacitado para prescrever uma medicação, mas isso não exclui o fato de que ele pode ouvir o paciente.

O preço da psicoterapia é por sessão e geralmente as consultas custam entre R$ 50 e R$ 350. O valor é definido levando vários critérios em consideração, como tempo de experiência, especialidade do profissional, localização e forma de atendimento.

Nesse momento inicial, o profissional e o paciente devem se conhecer. Será uma conversa leve, em que o psicólogo pergunta informações básicas sobre a vida do paciente: quem ele é, o que faz, com o que trabalha etc. Além disso, também questionará sobre as razões que o levaram até à terapia.

Na primeira consulta, se desejar, apenas descreva as suas emoções da melhor forma possível e como gostaria de se sentir durante e/ou após a psicoterapia. Assuntos mais delicados serão abordados com o tempo e, é claro, com o seu consentimento.