Quais exames fazer antes de ciclo?

Perguntado por: esalazar . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.9 / 5 10 votos

Exames (de sangue) pré-ciclo

  1. Hormônio Luteinizante.
  2. Hormônio Folículo Estimulante.
  3. Testosterona Total.
  4. Testosterona Livre.
  5. Prolactina.
  6. Globulina Carregadora dos Esteroides Sexuais.
  7. Dihidrotestosterona.
  8. Progesterona.

Para o uso de anabolizantes, é preciso buscar um médico endocrinologista para a realização de exames e, então, a prescrição da dose necessária para o tratamento. Eles podem ser recomendados para o tratamento de hipogonadismo, no homem, uma doença que afeta a produção de hormônios, dentre eles a testosterona.

Já em exames para verificação da taxa hormonal, como o TSH, T3 e T4, é recomendado que seja feito entre o 3° e o 5° dia do ciclo.

Após o início da menstruação (mais precisamente entre o segundo e o quinto dia do ciclo menstrual), são solicitados exames dos hormônios FSH, LH e estradiol, que revelam a presença de possíveis alterações na produção desses hormônios, assim como a reserva ovariana da paciente.

Proteção Durante o Ciclo
Por exemplo, no caso de compostos tóxicos ao fígado como pró-hormonais, é recomendável utilizar silimarina desde 2 semanas antes do começo do ciclo. Isso ajuda bastante a proteger fígado. A dose de 100mg/dia de silimarina isolada (manipulada) é suficiente para prover essa proteção.

A testosterona é um hormônio mais solúvel em gordura (chamado de lipossolúvel) e por isso o conteúdo da ampola é oleoso, de absorção um pouco mais lenta. A própria aplicação intramuscular pode causar dor por lesão local do músculo e o hormônio que fica ali sendo absorvido aos poucos podem causar dor por mais tempo.

Evitar o uso de certos medicamentos também ajuda a prevenir o surgimento da ginecomastia. É o caso de alguns antibióticos, anti-hipertensivos e medicamentos que tratam gastrite, insuficiência cardíaca e infertilidade masculina. Dentre seus efeitos colaterais, pode ocorrer o aumento nas mamas masculinas.

Posso fazer o exame tsh menstruada ou poderia alterar o resultado? Sim, pode dosá-lo, sem qualquer interferência no resultado.

- Em mulheres, a coleta deve ser feita preferencialmente até o quinto dia do ciclo menstrual, contando-se a partir do primeiro dia da menstruação, ou conforme solicitação médica (escrita ou verbal). - O uso de biotina e suplementos alimentares que contenham biotina devem ser suspensos 3 dias antes da coleta.

De acordo com o “conhecimento de academia” tudo o que você precisa fazer para manter os ganhos é realizar a terapia pós-ciclo correta, redobrar a atenção na dieta, consumir os suplementos corretos e continuar treinando pesado.

Os exames devem avaliar principalmente o perfil lipídico (colesterol, triglicérides) e enzimas hepáticas e pancreáticas. Uma vez por ano é recomendável a realização de uma ultrassonografia do abdome para visualização do fígado.

Para tratar e acompanhar, sugiro que procure um urologista que tenha o hábito de acompanhar os casos de reposição hormonal, pois ainda existe muito preconceito contra a reposição de testosterona.

Em geral, considerando o primeiro dia do ciclo menstrual como sendo o primeiro dia da menstruação, recomenda-se que o exame FSH seja dosado no sangue entre o 3º e 5º dia do ciclo.

Os hormônios FSH, LH e estradiol são solicitados entre o segundo e quinto dia da menstruação e mostram de maneira indireta se há algum distúrbio na produção desses hormônios, bem como revela a reserva ovariana da mulher.

FSH – Hormônio Folículo Estimulante - R$27,00 - Labi Exames.

Nas mulheres o exame FSH é realizado entre o 3º e o 5º dia do ciclo menstrual, sendo que o primeiro dia do ciclo é considerado o primeiro dia da menstruação. Tecnicamente o objetivo é auxiliar na avaliação da reserva ovariana, ou seja, a qualidade e quantidade de óvulos. Valores menores indicam melhor reserva.