Quais etapas para ser contratado?

Perguntado por: vmarinho . Última atualização: 30 de abril de 2023
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Passo a passo: conheça todas etapas do processo de contratação

  • Descrição clara e detalhada do cargo. É de fundamental importância descrever o cargo e as atividades inerentes a ele. ...
  • Definição do perfil de seleção. ...
  • Roteiro de entrevista. ...
  • Execução da entrevista. ...
  • Testes e dinâmicas. ...
  • Análise das entrevistas e finalização.

O processo de admissão reúne etapas desde o anúncio da vaga de emprego, até a contratação do profissional, incluindo a fase de entrevistas, exame admissional e a preparação da documentação do profissional que em seguida será assinada pelo novo colaborador e pela empresa.

6 erros comuns que podem te eliminar do processo seletivo

  • Esquecer de anexar o currículo.
  • Currículos exageradamente longos podem eliminar do processo seletivo.
  • Não pesquisar a empresa.
  • Falta de pontualidade.
  • Testes ou informações pendentes.
  • Roupas inadequadas.

Quando o entrevistador diz que vai ligar ou mandar um e-mail para você, é uma alegria ver isso acontecendo. Mas se não há esse acordo e alguém da equipe de RH faz contato para tratar dos próximos passos do processo de seleção para o trabalho, você pode se animar mais ainda!

Fase 1 – Pré-contratação
Nesta fase, o objetivo é definir o objeto do contrato de acordo com a demanda da empresa. Ou seja, algum departamento entende que precisa contratar mão-de-obra ou produto de um determinado cliente e, desta maneira, inicia-se o contrato.

Quanto tempo uma empresa demora para chamar depois da entrevista? Em 44% dos casos, uma empresa demora até duas semanas para chamar depois da entrevista. Em 37% dos casos, uma empresa demora até uma semana para chamar depois da entrevista. E em apenas 4% dos processos seletivos, a empresa demora um dia para chamar.

Como saber se a carteira já foi assinada? É possível saber se a carteira de trabalho foi assinada verificando, por exemplo, a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), através do número da carteira de trabalho (usando o CPF) direto no INSS (no site ou App).

Novas contratações geram meses de trabalho
Assim, pesquisas mostram que aqui no Brasil – o 2º país que mais sofre com contratações erradas –, os processos seletivos (da divulgação da vaga ao aperto de mãos final) podem demorar, em média, de oito a 12 semanas.

Conforme a legislação, presente no artigo 445 e 451 da CLT, o contrato de experiência pode ter a duração máxima de 90 dias. Caso ele seja estabelecido por um período inferior, por exemplo, 45 dias, ele poderá ser prorrogado.

Como saber se o entrevistador gostou de mim? Confira!

  1. Entrevista longa. Uma entrevista que dura mais tempo do que o esperado é um ótimo sinal. ...
  2. Engajamento e interesse. ...
  3. Detalhes do cargo. ...
  4. Clima da entrevista. ...
  5. Emprego dos sonhos. ...
  6. Conhecendo a empresa. ...
  7. Tomadores de decisão.

Uma ideia interessante é começar da seguinte forma: “Infelizmente não foi possível sua aprovação no processo seletivo. Seu currículo é ótimo, principalmente pelos projetos dos quais você participou na sua última experiência profissional”.

Verificação de documentos
Para solicitar e fazer o gerenciamento correto dos documentos, é melhor que o responsável pelo RH entregue ao novo colaborador uma check list. Essa iniciativa é importante para que não faltem documentos e não sejam solicitados outros proibidos pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Utilizar no processo de contratação de empregados a consulta a serviços de proteção ao crédito e a órgãos policiais e do Poder Judiciário não é fator de discriminação, e sim critério de seleção de pessoal que leva em conta a conduta individual.

A escolha pode acontecer em função do tipo de vaga ou urgência da empresa. A entrevista online acelera e torna o processo mais rápido e prático. O entrevistador pode querer fazer uma prévia por vídeo com diversos candidatos e aprofundar presencialmente apenas com aqueles que de fato estão aptos a preencher a vaga.

A fase final do processo seletivo é a negociação, que geralmente é feita pelo gestor responsável por aquela vaga, o mesmo que entrevistou o candidato. No entanto, também é comum que a entrevista seja feita por um profissional do departamento de Recursos Humanos (RH).

Finalmente, depois de todo esse processo seletivo, é o momento da última etapa: a contratação. Há, então, a assinatura do contrato, os exames admissionais, anotação em carteira de trabalho, se for o regime CLT, entre outras burocracias.

De acordo com Camargo, o ideal é olhar para o rosto do entrevistador durante cerca de 70% do tempo, com foco no triângulo entre os olhos e a boca. Embora o cuidado seja essencial para transmitir confiança, é preciso tomar cuidado com a dose.