Quais etapas engloba o processo de decodificação?

Perguntado por: acorte2 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 13 votos

As duas etapas do processo de decodificação são: Decodificação alfabética e ortográfica, e por isso a alternativa correta é a letra A. Dois processos são considerados de fundamentai importância na atividade de leitura, que são: a decodificação e a compreensão.

Resposta verificada por especialistas. A abordagem mais intuitiva na aprendizagem de qualquer código se inicia com as regras totalmente consistentes e só depois introduzir regras condicionais.

Eles podem ser de três tipos: oral, escrito ou verbal.

A decodificação é o processo no qual o leitor transforma as retas e curvas que compõem as letras em sons oralizados ou numa imagem mental do som. Essa operação seria simples se cada letra fosse pronunciada sempre da mesma forma.

É dividida em:

  • Ortoépia, que estuda a forma como as palavras devem ser pronunciadas.
  • Prosódia, que estuda a forma como as palavras devem receber acento tônico, bem como acento gráfico.
  • Ortografia, que estuda como as palavras devem ser escritas.

A ortografia é a parte da Gramática que se preocupa com o uso correto de letras e sinais gráficos na escrita de um idioma. No português, a forma de escrever certas palavras, muitas vezes, está associada a questões etimológicas ou históricas. Em outros casos, há regras, como, por exemplo, para o uso de “s”, “z” e “x”.

Regras de ortografia

  • Geralmente, depois dos ditongos: caixa, deixa, peixe.
  • Depois da sílaba -me: mexer, mexido, mexicano.
  • Palavras com origem indígena ou africana: xará, xavante, xingar.
  • Depois da sílaba inicial -en: enxofre, enxada, enxame.

O método intuitivo, conhecido como lições de coisas, foi concebido com o intuito de resolver o problema da ineficiência do ensino diante de sua inadequação às exigências sociais decorrentes da revolução industrial que se processara entre o final do século XVIII e meados do século XIX.

análise intuitiva: as decisões são tomadas com base em um pressentimento ou intuição e o gestor não analisa todos os dados necessários. É uma prática perigosa e que pode causar grandes prejuízos à empresa; análise sistemática: as informações e dados são usados como base para as escolhas.

O Método Intuitivo inicia-se através das percepções sensoriais, incluindo olhar, tocar, ouvir, comparar e analisar. Por meio da observação e da investigação, estimulam-se os processos cognitivos e a mobilização dos recursos mentais do educando na busca da compreensão do fenômeno observado integralmente.

Decodificação: é um processo no qual a mensagem é traduzida na mente do receptor. Quando a comunicação é correta, a ideia ou a imagem mental resultante corresponde à ideia ou imagem mental do emissor.

Assim, segundo Paulo Freire (1981), a descodificação é uma análise crítica de uma situação codificada. De acordo com os dicionários, descodificar significa converter em linguagem comum uma mensagem redigida em código. Essa conversão da codificação em linguagem é fundamental.

transferir uma mensagem para um código compreensível; decifrar algo; interpretar o sentido de uma palavra ou frase expressa numa linguagem feita por códigos; para a informática, decodificar é a conversão de dados para o formato original, ou seja, descodificar.

A decodificação começa com a habilidade de combinar letras com os sons para ler, de separar os sons que compõem as palavras (segmentação) e juntar os sons, para formar novas sílabas. Quando as crianças podem fazer as duas coisas, elas conseguem pronunciar as palavras.

Unidade de controle: busca a instrução da memória e decodifica-a.

Alfabetizar é dar condições ao sujeito de ser capaz de ler, (decodificar) e escrever (codificar) bem como fazer uso adequado da língua escrita, significa orientar a criança para o domínio da tecnologia da escrita.