Quais estados usam 110V?

Perguntado por: esantana . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 7 votos

Qual a voltagem no Brasil: 110v ou 220v?

127vAcre , Amapá , Amazonas , Espírito Santo, Mato Grosso do Sul , Pará , Paraná, Pernambuco , Rondônia , Roraima , Sergipe e Minas Gerais
127vBahia , Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul

Segundo a ABRADEE (Associação Brasileira dos Distribuidores de Energia Elétrica), a maioria dos Estados do Sudeste, Norte e parte do Centro-Oeste usa a tensão 127 V. Já no Sul, Distrito Federal, Goiás e Nordeste, a voltagem instalada é de 220 V.

Na região sudeste a implantação da energia elétrica foi realizada por empresas de origem canadense, como a “Light & Power”, “Rio de Janeiro Tramway” e a “São Paulo Light & Power” que optaram por instalarem a maioria das redes em 110 volts.

Por que em algumas cidades a tensão é 110 volts e em outras, 220 volts? Porque não há um padrão nacional para a tensão (ou voltagem) que chega às tomadas das nossas casas. Quando o Brasil começou a montar sua rede elétrica, no início do século 20, diferentes companhias se estabeleceram em cada região do país.

Não há diferença técnica entre as duas tensões.
A quantidade de energia consumida por um aparelho que funciona a 110 V é igual à de um aparelho de 220 V. O consumo de energia não depende da tensão elétrica, mas, sim, da potência e do tempo de uso do equipamento.

Agora, se você ligar um aparelho 220V numa tomada 110V, ele não vai queimar, mas vai funcionar com metade da potência necessária porque a corrente elétrica não será suficiente.

110 e 127 são "a mesma coisa". Quando sua rede de casa é descrita como 110, ela pode variar até 127. Isso é perfeitamente normal.

Tecnicamente, não há diferença nenhuma. Seja em 110 ou em 220, o desempenho dos aparelhos e o mesmo e os fabricantes escolhem a voltagem de acordo com a disponibilidade de cada local. Em países europeus, por exemplo, a maioria das tomadas é de 220V, enquanto no Brasil e Estados Unidos predominam 110V.

A voltagem padrão da cidade de São Paulo é 110, porém em todos os lugares sempre tem tomadas 220 (identificadas) caso necessite.

É claro que na prática a tensão fornecida pelas concessionárias pode sofrer variações devido à alta demanda dos usuários, perdas na transmissão e distribuição de energia ou até mesmo sobrecarga de transformadores, e foi por isso que a ANEEL regulamenta que no fornecimento em 127 V a tensão adequada ao uso está na faixa ...

Se ligarmos um aparelho 110V numa tomada de 220V, o aparelho vai receber o dobro de tensão elétrica e, como consequência, vai queimar, o que pode ser bem perigoso em muitos casos e também resultar em sobrecargas de energia.

Porque a rede elétrica do país foi implantada por empresas diferentes sem um padrão comum. Quando essa instalação ocorreu, lá no início do século 20, as companhias contratadas para o serviço eram estrangeiras e não tinham um modelo a seguir.

Já no Nordeste, as primeiras concessionárias de energia fizeram a instalação de redes elétricas de 220 V, mas em Salvador, na Bahia, cidade nordestina, a voltagem comum é a de 110 V. A padronização nunca aconteceu no Brasil devido ao alto custo que o serviço teria.

A voltagem nos EUA é 110V.

Quando você liga um aparelho 110V em uma tomada de 220V, ele recebe o dobro da tensão elétrica e, certamente, vai queimar e rápido! Portanto, não é recomendado ligar um aparelho 110V diretamente em uma tomada de 220V.

Coloque uma lâmpada 220V nele e ligue-o na tomada. Se a luz for fraca (weak), a tensão é de 110V. Se acender forte (strong), com a luminosidade normal da lâmpada, a tensão da tomada é de 220V.

220 V

Segundo a ABRADEE, a maioria dos estados do Sudeste, Norte e parte do Centro-Oeste utiliza a voltagem 127 V. No Sul, Nordeste, Distrito Federal e Goiás, a voltagem utilizada é de 220 V.

Se a fiação de uma casa for dimensionada de acordo com os padrões atuais, aparelhos de 110 e 220V trarão o mesmo gasto. Mas o consumo nos fios depende da voltagem do aparelho, e se o aparelho funcionar a 110V, os fios gastarão quatro vezes mais energia do que se ele trabalhar a 220V.

Na prática, um chuveiro 220V consegue esquentar um pouco mais a água do que um de 110V – em torno de 1 a 2 graus, o que já pode fazer toda a diferença na hora do banho. Mas para que o chuveiro funcione corretamente, a rede elétrica precisa ser compatível.

“Há diferença alguma entre recarregar o celular em uma tomada de 110 ou 220 volts?” A resposta é não. Isso porque os celulares não trabalham com essa tensão.

Agora, se for ao contrário, e se você ligar um aparelho de 220V numa tomada 127V, ele não vai queimar, mas vai funcionar com metade da potência, porque a corrente elétrica não vai ser suficiente. O certo é usar sempre a voltagem indicada!

Continuar lendo Quais estados usam 220v?