Quais ervas medicinais não podem ser misturadas?

Perguntado por: oalegria8 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

Uma pesquisa publicada no British Journal of Clinical Pharmacology descobriu que chá verde, chá de camomila, ginkgo biloba, ginseng, erva-de-São-João e outras plantas com efeitos fitoterápicos podem interagir com medicamentos e causar uma série de prejuízos para a saúde.

Você pode misturar até quatro ervas diferentes para fazer um chá. Se você quiser criar um sabor mais forte, pode usar menos ervas, mas se quiser criar um sabor mais suave, pode usar mais ervas.

Saiba quais plantas não podem ser cultivadas juntas

  • Mentas. Se plantadas no mesmo local, junto com outras plantas, as mentas acabam morrendo ou matando a espécie vizinha. ...
  • Pimenta. Como consome muitos nutrientes do solo, ela acaba prejudicando as demais plantas. ...
  • Salsinha. ...
  • Cebolinha e nirá ...
  • Morango. ...
  • Pepino e girassol.

Para aproveitar os benefícios do chá, é importante evitar misturar certos tipos de chá, como o verde e o preto. Além disso, também é importante evitar misturar o chá com outras bebidas, como café ou álcool, e com alimentos, como leite ou açúcar.

Para os que quiserem se aventurar na cozinha combinando essa erva deliciosa com outros aromáticos e criando suas próprias misturas de temperos, alguns ingredientes que combinam muito bem com o alecrim em preparações e podem ser usados em conjunto com ele são alho, tomilho, orégano, louro e hortelã.

ESPINHEIRA-SANTA
Com eficácia no combate às dores estomacais, apresenta interação com álcool, erva-cidreira e depressores do sistema nervoso central, potencializando seus efeitos sedativos.

No máximo pode-se misturar três ervas.

Tomar chá em excesso pode ser perigoso
Isso porque muitas de suas propriedades, quando consumidas em grandes quantidades, podem ser danosas para o organismo. Os chás preto, verde e mate, por exemplo, possuem cafeína. Essa substância é termogênica, aumenta a concentração e diminui a fadiga, o que é ótimo!

De acordo com a nutricionista Giovanna Rezende, a maioria dos chás pode ser consumido diariamente, em doses pequenas, como de uma a duas xícaras diárias. Alguns não oferecem perigo se tomados até cinco xícaras, mas isso deve ser avaliado com um nutricionista.

Combinações. É possível combinar o chá de camomila a outras ervas que também oferecem benefícios à saúde, como a erva-doce, a erva-cidreira, o gengibre, o limão e outros ingredientes que podem tornar essa bebida mais saborosa e benéfica.

Além de auxiliar na ansiedade e na insônia, a bebida pode ser usada em caso de alguma doença infamatória intestinal. 1 colher (sopa) de camomila; 1 colher (sopa) de alecrim desidratado; 250 ml de água.

O chá de hortelã quando combinado com sementes secas de funcho, ou erva-doce e folhas de erva-cidreira, possui propriedades digestivas e calmantes, promovendo a sensação de bem estar e melhorando a digestão.

Um banho pode ser feito com uma única erva ou com uma combinação delas. Para determinar isso, é importante saber se as ervas escolhidas são quentes, mornas ou frias”, diz a especialista.

Sal granulado temperado com ervas aromáticas. Pode ser usado para temperar e marinar diversos tipos de pratos.

Manjericão: alcaparras, cilantro, alho, orégano, menta, cebola, salsa, alecrim, tomilho, alcachofras, berinjela, verduras verdes, cogumelos, azeitonas, tomate.

PLANTAS INIMIGAS (ANTAGÔNICAS)
Ao contrário das plantas companheiras, existem várias espécies e famílias de plantas que não se toleram. Elas apresentam problemas quando cultivadas próximas ou em sucessão.

Alecrim, manjericão, orégano, pimenta e tomilho também podem ser cultivados juntos. Já a hortelã deve ser cultivada sozinha.