Quais eram os tipos de alimentos consumidos na Idade Antiga?

Perguntado por: lcastro . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

Há cerca de 200 mil anos, nossos ancestrais, que eram nômades, se alimentavam de frutos e raízes, consumiam carne de caça, peixe e possivelmente moluscos in natura. Como num drive-thru paleolítico, eles aproveitavam as ofertas alimentícias que encontravam pelo caminho.

Os alimentos consumidos pelos brasileiros diariamente são: arroz, feijão, café, pão de sal e carne bovina. Na 6ª posição, aparecem os sucos, refrescos e refrigerantes. Mesmo considerando faixa etária e o gênero, a pesquisa não aponta muitas diferenças.

No passado a alimentação das pessoas era bastante simples. Os carboidratos utilizados eram basicamente complexos, ou seja, provinham de alimentos com alto teor de fibra e baixo índice glicêmico. A maioria das preparações eram assadas e preservavam a qualidade nutricional, o que proporcionava uma digestão bem lenta.

Os mais populares tipos de carne eram de porco e frango, enquanto a carne bovina, que exigia um maior investimento em terras, era menos comum. Bacalhau e arenque estavam entre os principais da população do norte, mas uma grande variedade de outros peixes de água salgada e de água doce também serviam de alimento.

Faziam duas refeições diárias, que comiam sempre que possível com o pão: A primeira composta de alimentos cozidos, servido entre 10 e 11 horas da manhã. A outra era um caldo ou guisado ou mesmo sopa desse cozimento, servido no final do dia, entre 5 e 6 da tarde, também com pão, se houvesse.

Durante o Brasil Colônia, por exemplo, farinha de mandioca, milho e peixe seco constituíam a dieta básica de muitos brasileiros.

Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), os dez alimentos mais consumidos do mundo são, respectivamente: leite, trigo, arroz, batata, cerveja, açúcar, tomate, milho, carne de porco e mandioca.

Conheça os 8 grupos alimentares

  • Cereais, pães e tubérculos. É o maior grupo alimentar e compõe a base da pirâmide alimentar, são os nutrientes energéticos. ...
  • Hortaliças. Neste encontram-se as verduras e os legumes. ...
  • Frutas. ...
  • Leguminosas. ...
  • Carnes e ovos. ...
  • Leite e derivados. ...
  • Óleos e gorduras. ...
  • Açúcares e doces.

Resposta verificada por especialistas. No primeiro momento de vida da humanidade os alimentos eram comidos crus, depois surgiu o fogo e o processo de fervura e assadura surgiram.

Passaram a viver às margens de rios e lagos, cultivando trigo, cevada, milho, arroz e cereais – estes que são a base da alimentação tradicional de diferentes povos por todo o planeta até hoje. Ao mesmo tempo, dava-se início a criação de bovinos, ovinos, caprinos e suínos.

Cereais como o trigo e a cevada foram os primeiros alimentos a terem seu cultivo em escala para consumo e o pão foi o primeiro alimento preparado para o consumo que a história registra.

“Há algumas décadas era indicado colocar o bebê para dormir de lado, era introduzido suco antes mesmo dos seis meses de vida, as papinhas no início da introdução alimentar eram batidas no liquidificador, usava-se álcool para abaixar a febre, entre outros.

Durante a Idade Moderna, a alimentação do ser humano não era diversificada, devido ao fato que naquele período à agricultura e a criação de gado se apresentavam como as principais atividades econômicas, porém, esse fato modifica-se com o surgimento das navegações, havendo o descobrimento e a partilha de inúmeros ...

Pesquisadores constataram que, no dia a dia, membros da realeza comiam principalmente cereais, e que banquetes cheios de proteína animal eram ocasiões especiais.

Os protagonistas indiscutíveis da dieta medieval eram os cereais. Pães, aveia, polenta e macarrão eram os elementos básicos desse tipo de dieta.

Antigamente, as banhas de porco e de outros animais eram usadas para fritar os alimentos. Mas , hoje em dia, quando as pessoas vão fritar batata, mandioca e carnes, costumam recorrer aos óleos vegetais ou até mesmo à fritadeira elétrica que, pelo menos, passou a ser uma alternativa bem mais saudável.