Quais eram os princípios da dialética marxista?

Perguntado por: epaz . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 3 votos

A dialética marxista considera que a realidade dever ser analisada na totalidade, através da contradição. Para analisar um conceito, por exemplo, não só ele deve ser estudado, analisado e tido em consideração, mas também outro conceito que o contradiga.

lei da união dos opostos, a lei da negação da negação e a lei da transformação da quantidade em qualidade. Trata-se de uma visão dialética idealista que considera que todo objeto real é produto do pensamento humano.

A dialética é, a princípio, um jogo de ideias, concepções ou palavras que resulta no embate por serem elas, entre si, diferentes. O resultado do embate de ideais diferentes pode proporcionar uma nova ideia. Dialética pode significar a arte de debater, de persuadir, tendo então uma estreita relação com a retórica.

Karl Marx e Friedrich Engels

O materialismo dialético é um conceito desenvolvido pelos sociólogos e filósofos Karl Marx e Friedrich Engels.

Entre as principais ideias de Karl Marx está a do socialismo científico, sendo uma etapa anterior ao comunismo, uma ideologia política e socioeconômica que orienta de forma prática como instaurar a revolução. A finalidade é alcançar uma sociedade igualitária, sem classes e apátrida, sem nacionalidade.

Na dialética marxista, é a partir das condições materiais de existência que os homens se organizam, criam leis e costumes, estabelecendo relações em torno da noção de trabalho.

O Método Dialético, frequentemente referido apenas como Dialética, é uma forma de discurso entre duas ou mais pessoas que possuem diferentes pontos de vista sobre um mesmo assunto, mas que pretendem estabelecer a verdade através de argumentos fundamentados e não simplesmente vencer um debate ou persuadir o opositor.

O método materialista histórico-dialético caracteriza-se pelo movimento do pensamento através da materialidade histórica da vida dos homens em sociedade, isto é, trata-se de descobrir (pelo movimento do pensamento) as leis fundamentais que definem a forma organizativa dos homens durante a história da humanidade.

Baseado na dialética de Hegel, segundo a qual o progresso das idéias se dá pela sucessão de três momentos -- tese, antítese e síntese --, o materialismo dialético pretende ser, ao mesmo tempo, o fim da filosofia e o início de uma nova filosofia, que não se limita a pensar o mundo, mas pretende transformá-lo.

As Leis da Dialética
ação recíproca, unidade polar ou "tudo se relaciona"; 2. mudança dialética, negação da negação ou "tudo se transforma"; Page 2 3. passagem da quantidade à qualidade ou mudança qualitativa; 4. interpenetração dos contrários, contradição ou luta dos contrários.

Platão adere ao método dialético. É o único dogma que se pode extrair tanto da sua vida quanto da sua obra.

Heráclito

Por pensar assim, Heráclito é considerado o “pai” da dialética. Existem divergências quanto à obra de Heráclito, pois os estudiosos convencionaram que ele teria escrito uma obra completa, chamada Sobre a natureza.

A dialética se processa em três momentos: Primeiro seria a Tese, que corresponde uma ideia, um pensamento. Segundo seria a Antítese – um pensamento diferente da tese, uma ideia contrária.

Hegel x Marx
De certa maneira, podemos afirmar que a dialética de Hegel ficava no plano das ideias e do irrealizável. Enquanto Marx, buscava adaptar a dialética para o mundo real.

Esse sistema, segundo Marx, incita uma divisão social em classes (burguesia X proletariado) que se dá em bases desiguais. Essa luta de classes existe somente porque existe desigualdade social e esta, por sua vez, está dada porque o burguês lucra com o trabalho do proletário.

A teoria marxista entende que a humanidade define-se por sua produção material, por isso a palavra “materialismo” em seu nome. O marxismo também entende que a história da humanidade é a história da luta de classes, colocando, assim, as classes sociais como opostas.