Quais eram os lemas arcades?

Perguntado por: enascimento . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 2 votos

Carpe Diem (Aproveitar a vida, viver o momento); Fugere Urbem (Fuga da cidade, remetendo à felicidade da vida no campo, em contraste com o caos urbano); Aurea Mediocritas (Desvínculo à vida material, que, segundo os árcades, era considerada uma vida medíocre, entretanto, rica em realizações espirituais);

Preparamos uma lista com os principais temas que caem em literatura no Enem e vamos te explicar cada um deles:

  1. Escolas literárias. ...
  2. Interpretação de texto. ...
  3. Figuras de linguagem. ...
  4. Funções de linguagem. ...
  5. Gêneros literários. ...
  6. Vanguardas Europeias.

a) Os poetas árcades defendiam o bucolismo como estilo de vida no campo, longe dos centros urbanos. A vida pobre e feliz no ambiente campestre contrasta com a vida luxuosa e triste na cidade.

O arcadismo foi um movimento literário europeu do século XVIII. Caracterizou-se por retomar as temáticas da Antiguidade greco-latina e pela ênfase em descrições bucólicas da natureza. O nome dessa escola estética refere-se à Arcádia, região campestre da Grécia Antiga onde viviam pastores e poetas.

José de Alencar

Patronos das Escolas Municipais - José de Alencar, fundador da literatura brasileira. O nome da E.M. José de Alencar (2ª CRE), em Laranjeiras, homenageia o escritor que deu início a uma literatura genuinamente brasileira.

Como estudar literatura: 6 dicas

  1. Entenda as funções e figuras de linguagem. ...
  2. Conheça as escolas literárias e o período social em que se originaram. ...
  3. Treine interpretação de texto. ...
  4. Veja resenhas de livros. ...
  5. Conheça os principais autores brasileiros. ...
  6. Crie um hábito de leitura.

Os gêneros literários são: narrativo ou épico, lírico e dramático. O gênero narrativo se refere a textos que contam histórias. O gênero lírico está relacionado a textos subjetivos e plurissignificativos. O gênero dramático faz referência a textos produzidos para serem encenados.

Apesar de originar-se etimologicamente da palavra letra (do latim, littera, letra), a Literatura surgiu nos primórdios da humanidade, quando o homem ainda desconhecia a escrita e vivia em tribos nômades, à mercê das forças naturais que ele tentava entender através dos primeiros cultos religiosos.

O Arcadismo foi um movimento literário presente no século XVIII, cuja principal característica é a valorização da cultura clássica. É o estilo que sucede o Barroco. Esse movimento também é chamado de Neoclassicismo ou Setecentismo, e o nome Arcadismo é referente a uma região grega chamada de Arcádia.

O Arcadismo brasileiro possui três tipos de manifestações literárias, as obras líricas, as satíricas e as épicas.

Inspirados por valores greco-latinos, os escritores árcades exaltavam a harmonia e o culto à beleza clássica. Além disso, o contexto histórico do Arcadismo é contemporâneo ao Iluminismo, à ascensão da burguesia e ao declínio da monarquia absolutista.

Os principais autores árcades são Tomás Antônio Gonzaga, autor do clássico “Marília de Dirceu” e das revolucionárias “Cartas Chilenas”; Cláudio Manuel da Costa, poeta de grande qualidade; Basílio da Gama, que escreveu o livro “O Uraguai”; e Santa Rita Durão, autor de “Caramuru”.

A linguagem do Arcadismo era objetiva. Os artistas desse movimento não utilizavam expressões rebuscadas. Diferente do movimento Barroco que se apropriava das figuras de linguagem, como a metáfora, a antítese e o paradoxo, a linguagem do Arcadismo era literal.

Os principais autores do Arcadismo são: Tomás Antônio Gonzaga, Cláudio Manuel da Costa, Santa Rita Durão e Basílio da Gama.

Segundo Platão, a poesia ludibriava o cidadão com suas imitações . Segundo o filósofo, o poeta se afasta da verdade, simplesmente por ser apenas um imitador. Para o filósofo a filosofia deveria tomar o lugar da poesia. Já que a esta, para ele, causava prejuízo à educação dos jovens.

Como um dos pilares do bem é a liberdade, os poetas condoreiros criticaram e refletiram sobre as condições sociais dos escravos negros. A origem do nome Condoreirismo deve-se ao símbolo de liberdade escolhido por Victor Hugo, o Condor, um pássaro típico da Cordilheira dos Andes capaz de sobrevoar grandes altitudes.

O Arcadismo (ou Neoclassicismo) surge em 1756 com a fundação da Arcádia Lusitana: movimento de reação ao Barroco. O Arcadismo procurava restabelecer o equilíbrio, a harmonia e a simplicidade da literatura renascentista, rompida pelo período da contra-reforma protestante.

Podemos afirmar que os dois principais árcades líricos e os dois principais acades épicos são: Claudio Manuel da Costa, que foi o introdutor do arcadismo no Brasil.
...
Resposta verificada por especialistas

  • Tomás Antônio Gonzaga;
  • Basílio da Gama e.
  • Santa Rita Durão.

As caraterísticas do arcadismo refletem a simplicidade por meio da exaltação na natureza proposta pelos arcadistas. Dessa forma, os escritores árcades estavam preocupados em demostrar uma vida simples e tranquila, longe dos centros urbanos.