Quais eram os heterônimos?

Perguntado por: lsanches . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.6 / 5 15 votos

Os principais heterônimos de Pessoa são: Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Bernardo Soares. Alberto Caeiro é um adepto do paganismo e do sensacionismo (valorização das sensações). Álvaro de Campos é um escritor modernista e futurista. Ricardo Reis é autor de versos regulares neoclássicos.

Os principais heterônimos de Fernando Pessoa são Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Bernardo Soares.

O maior e mais famoso exemplo da produção de heterónimos é do poeta português Fernando Pessoa. Ele criou os heterônimos Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis, entre muitos outros. Também criou o semi-heterônimo Bernardo Soares.

A origem dos meus heterónimos: Fernando Pessoa em carta a Adolfo Casais Monteiro. Fernando Pessoa fundamenta o fato de possuir heterônimos na sua histeria e considera que eles provêm da sua tendência para despersonalizar e simular. A histeria não se manifesta exteriormente; assume aspectos mentais.

Entre os heterônimos de Fernando Pessoa, Alberto Caeiro é considerado o mestre, aquele, conforme a definição de seu criador, que escreve “por pura e inesperada inspiração, sem saber ou sequer calcular que iria escrever”.

"A obra pseudônima é do autor em sua pessoa, salvo no nome que assina; a heterônima é do autor fora da sua pessoa; é duma individualidade completa fabricada por ele, como seriam os dizeres de qualquer personagem de qualquer drama seu". (Fernando Pessoa, revista Presença, nº 17.

Crie um heterônimo. Siga os seguintes passos: escreva sua biografia (em terceira pessoa): origem, experiências de vida, estudos, características físicas e psicológicas, curiosidades... detalhe seu estilo poético: base de sua inspiração, visão de mundo, temas recorrentes, tom poético, uso de recursos estilísticos...

O poeta Álvaro de Campos foi o mais importante heterônimo de Fernando Pessoa, nasceu no extremo sul de Portugal, em Tavira, em 15 de outubro de 1890.

Ortónimo ou ortônimo é o nome que corresponde ao autor efectivo da obra quando um escritor não assina os seus trabalhos sob pseudónimo (pseudônimo, no Brasil) ou heterónimo (heterônimo, no Brasil) - ou seja, o autor que teve existência real.

«Tudo vale a pena / Se a alma não é pequena.» Eis uma das frases mais citadas e mais famosas de Fernando Pessoa, não só de Mensagem.

Ortônimo significa basicamente: real, verdadeiro. É quando um autor assina com seu nome verídico a obra, ou seja, quando não se faz o uso de pseudônimo (heterônimo).

1. [ Literatura ] Nome e personagem inventados por um autor para assinar obras com estilos literários diferentes (ex.: o escritor Fernando Pessoa criou dezenas de heterónimos , mas os mais famosos são Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Bernardo Soares e Ricardo Reis).

Os três heterónimos mais conhecidos (e também aqueles com maior obra poética) foram Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Alberto Caeiro. Um quarto heterónimo de grande importância na obra de Pessoa é Bernardo Soares, autor do Livro do Desassossego, importante obra literária do século XX.

1. [ Literatura ] Criação ou uso de nomes e personagens por um autor para assinar obras suas com estilos literários diferentes. 2. [ Literatura ] Conjunto dos heterónimos de um escritor.

Seu autodiagnóstico descrevia sintomas de transtorno bipolar (psicose maníaco-depressiva), inclinações patológicas e pendor suicida. A dissociação de personalidade que o acometia levava à hipótese de um distúrbio de personalidade múltipla.