Quais eram os capangas de Pablo Escobar?

Perguntado por: omartins7 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

COLÔMBIA – Assim como Jhon Jairo Velásquez, o “Popeye”, outros grandes assassinos que serviram ao narcotraficante Pablo Escobar, o “Patrón”, estão vivos e em contato entre eles, segundo reportagem do jornal colombiano El Tiempo.

Gustavo de Jesús Gaviria Rivero (25 de dezembro de 1946 - 11 de agosto de 1990) foi um traficante de drogas colombiano.

O criminoso conhecido como Otoniel é o chefe do Clã do Golfo, o maior cartel de narcotráfico do país. Segundo o Iván Duque, a captura de Otoniel é o maior golpe no narcotráfico desde a queda de Pablo Escobar em 1993.

1. Ustedes pueden aceptar mi negocio o aceptar las consequências. Vocês podem aceitar o meu negócio ou aceitar as consequências.

Desmantelado em meados da década de 1990, o Cartel de Cali passou a ser considerado pelos Estados Unidos como a maior organização de narcotráfico do mundo após a queda de Pablo Escobar, chefe do Cartel de Medellín e inimigo ferrenho dos Rodríguez Orejuela.

Apelidado de "o rei da cocaína", Escobar é o criminoso mais rico da história, tendo acumulado um patrimônio líquido estimado em 30 bilhões de dólares no momento de sua morte — equivalente a 64 bilhões de dólares em 2021 — enquanto seu cartel de drogas monopolizou o comércio de cocaína nos Estados Unidos na década de ...

Em 1991, Escobar se entregou às autoridades colombianas — sob a condição de cumprir pena no país, em vez de ser extraditado para os Estados Unidos. A negociação previa também que ele construísse sua própria prisão, que ficou conhecida como La Catedral.

Pablo Escobar era o chefe do cartel de Medelín, na Colômbia, e um dos criminosos mais ricos da história. Era o maior fabricante e distribuidor de cocaína do mundo, responsável na época por 80% do comércio mundial da droga.

Pinochet livrou o Chile do narcotráfico.
A série retrata o ditador Augusto Pinochet como um mal que o Chile precisou suportar para não se tornar um grande produtor de drogas.

Javier F. Peña

Javier F. Peña é um agente norte-americano aposentado da DEA que investigou Pablo Escobar e o Cartel de Medellín com seu ex-colega Stephen Murphy e a Polícia Nacional da Colômbia. Peña trabalhou como consultor na série Narcos da Netflix.

O Cartel de Medellín foi fundado pelo traficante e terrorista Pablo Escobar em 1972, responsável pela maior parte das exportações de drogas para os Estados Unidos, Europa e Oriente médio e se tornou o maior cartel de drogas que o mundo já viu, o maior império criminoso do mundo e Pablo Escobar seu rei.

Marcos Roberto de Almeida, o Tuta, era apontado como a principal liderança do PCC nas ruas até abril de 2022.

A presença dos cartéis mexicanos em El Salvador é ainda mais diversificada: segundo informações da DEA, estão presentes no país desde 2012 grupos como o Cartel de Sinaloa, Cartel do Golfo, a Família Michoacana, Los Zetas e o CJNG.

"Paz, Justiça e Liberdade". A frase, que apareceu escrita no chão de terra do campo de futebol no complexo penitenciário do Carandiru e em outros presídios rebelados ontem em São Paulo, é o slogan do PCC (Primeiro Comando da Capital) e é usada pelo CV (Comando Vermelho), a mais conhecida organização criminosa do Rio.

Medelín