Quais eram os 3 principais pontos da doutrina luterana?

Perguntado por: agois . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

Questão 03- A doutrina luterana pode ser resumida em três princípios: a salvação pela fé, o sacerdócio universal e a infalibilidade da Bíblia.

- Eliminação de tradições e rituais nos cultos religiosos. - Fim do celibato (proibição do casamento de padres, por exemplo). - Proibição do uso de imagens nas igrejas. - Uso do alemão nos cultos religiosos (não mais o latim como única língua).

Martinho Lutero defendia, basicamente, que a Bíblia era a única referência para os fiéis e que as pessoas conseguiriam ser salvas sem a mediação de intermediários e sem precisar dar indulgências. A base teológica de Lutero baseava-se em um versículo bíblico que afirmava que “o justo viverá pela fé”.

O luteranismo é uma doutrina religiosa que surgiu no século XVI por meio das pregações do alemão Martinho Lutero. A base da doutrina luterana é a crença de que a fé é a garantia da salvação, e o luteranismo é conhecido por ser a doutrina religiosa que deu início à Reforma Protestante no continente europeu.

Assim, podemos concluir que o que Martinho Lutero defendia era a volta às origens da religião, a valorização da fé, da conexão com Deus e a ajuda aos pobres, colocando fim ao chamado comércio de indulgências.

Resposta. Lutero critica a ideia de que as boas obras, práticas religiosas ou penitências são suficientes para garantir a salvação de uma pessoa, conforme afirmado na tese "As boas obras não tornam uma pessoa justa, mas uma pessoa justa faz boas obras".

Lutero, o monge católico que abriu portas para surgimento de igrejas evangélicas. Para muitos, ele é só um nome relevante naquelas aulas de história da escola, sobretudo quando são estudados os movimentos socioculturais da Europa no século 16.

Seguindo este pressuposto, a Igreja Luterana reconhece dois Sacramentos: o Batismo e a Santa Ceia. Esses Sacramentos foram instituídos por Jesus Cristo (= mandamento divino), oferecem perdão e salvação (= promessa da graça) e são perceptíveis na forma de água, pão e fruto da videira (= elemento visível).

Para a doutrina católica, as indulgências são concedidas para reparar as penas temporais causadas pelo pecado, ou seja, para reparar o mal causado como consequência do pecado, através de boas obras, sendo que o pecado já foi perdoado pelo Sacramento da Confissão.

A Reforma Protestante foi um movimento religioso que aconteceu na Europa, século XVI, fomentado por razões políticas e religiosas. O movimento teve como principal líder Martinho Lutero, um monge alemão, que por meio de 95 teses fez várias críticas à Igreja Católica e ao Papa.

Lutero já defendia pontos específicos em relação a educação como a gratuidade, universalidade, obrigatoriedade e laicidade no século XVI o que causou uma aproximação com os ideais renascentistas, cujos defensores tinham Lutero como parceiro, que de fato foi até certo ponto.

Martinho Lutero deu início à Reforma Protestante ao criticar a cobrança de indulgências e teve uma reviravolta em sua vida ao tornar-se herege e casar-se como uma ex-freira. Martinho Lutero começou sua vida como católico e morreu como herege.

Os grandes doutores eclesiásticos tentaram de todas as maneiras fazê-lo recuar, convidando-o para discussões teológicas, com o objetivo de levá-lo a retratar-se perante a Igreja. No intuito de salvar suas idéias da perseguição sofrida, Martinho Lutero criou um grupo à parte, gerando assim a Igreja Luterana.

Qual a diferença entre a Igreja Católica e Luterana? Os católicos veem a Eucaristia como uma constante repetição do sacrifício de Jesus Cristo. Em sua interpretação, a hóstia se transforma no corpo de Jesus e pode ser adorada. Já para os luteranos, a Santa Ceia é o verdadeiro corpo e sangue de Jesus, no pão e no vinho.

95 Teses

Em 31 de outubro de 1517, na véspera do dia de Todos os Santos, Lutero fixou 95 Teses na porta da igreja do castelo de Wittenberg.

Lutero defendia que a salvação do homem seria pela fé em Deus e não através da compra de indulgencias e relíquias. O pensamento de Lutero se chocou com o que a Igreja Católica pregava.

A) Lutero alegou que a salvação espiritual não era determinada pelos membros da Igreja. Ele acreditava que a fé era o elemento fundamental para que alguém obtivesse o favor divino. Além disso, criticou a venda de indulgências e questionou o monopólio interpretativo da Bíblia imposto pelos clérigos católicos.

A doutrina luterana é baseado em quatro pilares: a Bíblia, a Fé, a Palavra, a Graça - e isso significa que todos podem ser salvos pela Fé, sem necessidade da igreja.