Quais eram as virtudes de Ester?

Perguntado por: ecavalcanti . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.9 / 5 19 votos

Com o tempo, Ester demonstrou não ser apenas uma bela mulher, mas também sábia e corajosa. Tanto que arriscou sua própria vida em uma tentativa de salvar seu povo – os judeus – do extermínio tramado por Hamã, braço direito do rei.

O Livro de Ester Palavra-chave: “Providência” Autor desconhecido. Sugestões: Mordecai (9:20) ou Esdras.

Ester tinha um caráter amável, coração humilde e sensível. Não nasceu princesa, muito pelo contrário, ela nasceu pobre e ainda se tornou órfã de pai e mãe. Porém, mesmo parecendo ser desprovida de qualquer tesouro material, Ester tinha como sua maior riqueza um coração justo e bondoso.

Ester tinha tudo para ser uma jovem rebelde, mas escolheu ser obediente ao primo e respeita-lo como pai. Hoje em dia há funcionários que usam até as redes sociais para maldizer seus superiores e a empresa onde trabalham. Sem respeito às autoridades ninguém vai muito longe.

O objetivo central do Livro de Ester é justificar a observância da festa do Purim. Isto era muito importante já que se trata de uma festividade que não fazia parte das ordenanças mosaicas (do Pentateuco, livros de Moisés).

Ela decidiu invocar um poder maior do que o poder do rei: ela decidiu pedir ajuda a Deus. Pediu às suas moças e aos judeus da terra que jejuassem com ela. Depois de três dias de jejum, ela foi até o rei e… …“alcançou ela graça aos seus olhos” (Ester 5:2).

Ester era uma moça judia criada por Mordecai, e que se torna rainha ao se casar com o rei Assuero. Hamã (primeiro minitro do reino) faz um plano para matar todos os judeus e chega a contruir no quintal de sua própria casa uma forca para matar Mordecai.

Ester era judia e vivia na Pérsia. Seus pais morreram e seu primo Mardoqueu cuidou dela. Ela foi convidada para ir ao palácio do rei com outras moças do reino. O rei queria uma nova rainha e escolheu Ester.

A oração e o jejum nos aproximam de Deus e nos dão maior sensibilidade espiritual e clareza, para seguir a direção do Senhor e tomar decisões importantes; Ela não declarou de imediato o que queria, primeiro Ester criaria o ambiente necessário.

O jejum de Ester foi um jejum de três dias que Ester e todos os judeus da cidade de Susã realizaram. Ela fez esse jejum para se preparar para salvar seu povo. Ester corria risco de vida mas, se não fizesse nada, todo seu povo iria morrer.

16 Vai, ajunta todos os judeus que se acharem em Susã, e ajejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de dia nem de noite, e eu e as minhas moças também assim jejuaremos; e assim irei ter com o rei, ainda que não seja segundo a lei; e se perecer, pereci.

São exemplos de ésteres: butanoato de etila (aroma de morango), etanoato de butila (aroma de maçã verde), etanoato de etila (aroma de maçã), etanoato de propila (aroma de pera).

Segundo o Livro de Ester, essa mulher originária da Judeia, chamava-se Hadassa, que significa mirta em hebraico. Quando ela entra para o harém real, recebe o nome de Ester, que possivelmente era a designação dada à mirta, pelos medos.

Significa estrela. Indica uma pessoa cativante, charmosa e sensual. Apesar de ser um pouco dispersiva, consegue resolver seus problemas e também os da sua família.