Quais eram as três ordens da sociedade feudal explique as funções de cada uma delas?

Perguntado por: afernandes . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.2 / 5 15 votos

A sociedade feudal era composta por uma organização social bem delimitada: o clero exercia as funções religiosas, os nobres exerciam as funções militares e os servos produziam os meios de subsistência e pagavam os tributos.

( ) O clero era responsável por rezar e exercia uma grande influência política sobre as pessoas daquela época. Os nobres também eram chamados de senhores feudais; eles negociavam com o rei (trabalhavam no exército em troca de terras).

Hospitalidade: abrigar e alimentar o senhor feudal e seus familiares / visitantes, caso seja necessário. Corveia: servos tinham que trabalhar de graça durante alguns dias da semana para garantir a manutenção do feudo. Capitação: imposto pago por cada membro de uma família.

Clero: representava a camada relacionada com o sagrado, ou seja, aqueles que rezavam e fortaleciam a religião católica (papas, bispos, cardeais, monges, abades e padres). Em suma, era a classe detentora do poder da Igreja (a mais poderosa instituição feudal) e aquela que sabia ler e escrever.

A função do nobre era proteger militarmente a sociedade, a do clero rezar e do servo devia trabalhar. O trabalho na sociedade feudal estava fundamentado na servidão. Os trabalhadores estavam presos a terra e subordinados a uma série de obrigações desde impostos e serviços.

Sociedade estamental na Idade Média
Sendo que o rei e a nobreza eram os grupos com privilégios. Já o grupo subordinado eram os servos. O rei concentrava o poder. Já a nobreza era composta pelos detentores das terras e riquezas.

Assim, enquanto os suseranos eram os nobres que doavam as terras (até mesmo castelos), os vassalos, protegidos por eles, representavam os nobres que recebiam as terras e em troca, cuidavam e protegiam delas ao mesmo tempo que serviam os suseranos de diversas maneiras, sobretudo, para serviços militares, com o intuito ...

A divisão das terras feudais eram feitas em três categorias: manso senhorial, manso servil e manso comunal. As terras de um feudo eram costumeiramente divididas em diferentes mansos. Para organizar a exploração das terras no feudo, senhores feudais e servos utilizavam uma série de critérios organizacionais.

Sociedade no Antigo Regime
No Antigo Regime, a sociedade estava separada por camadas: clero (primeiro estado), nobreza (segundo estado), burguesia e camponeses (terceiro estado). O clero e a nobreza não pagavam os impostos, apenas a burguesia, camponeses e trabalhadores liberais pagavam essas taxas.

A sociedade feudal era estamental, e só existiam o clero (responsável pela parte religiosa e com muitos privilégios e influência); a nobreza (reis com pouco poder e senhores feudais); e os servos (trabalhadores que podiam usufruir da terra dos senhores, desde que pagando impostos e prestando serviços), com pouca ...

A classe servil era composta por camponeses destinados a trabalharem nas terras cultiváveis do feudo.

Vassalo é o título dado ao subordinado de um soberano. É um conceito que existiu durante a Idade Média e está diretamente relacionado com o Feudalismo. Por norma, o vassalo era o indivíduo que pedia algum benefício a um nobre superior e, em troca, fazia um juramento de absoluta fidelidade a este.

Características do feudalismo: política descentralizada, economia rural e sociedade estamental. Concessão de terras acontecia dentro da relação de fidelidade entre os homens, na qual o suserano concedia uma porção de terras para um vassalo.

Os servos trabalhavam nos feudos. Nas vilas ou povoados moravam os vilões, homens livres que viviam nesses feudos e deviam obrigações aos suseranos.

A principal atividade da nobreza era a GUERRA. E como os nobres tinham MONOPÓLIO das armas, ofereciam proteção e, em troca, exigiam ser sustentados pelos camponeses. O trabalho manual era visto pelos nobres como uma atividade indigna. As principais ocupações da nobreza eram a guerra, as caçadas e os torneios.

Na Idade Média, houve um período em que o clero foi dividido em dois: o clero regular e o clero secular. Os membros da Igreja tiveram grande poder e influência no mundo medieval.

Nobreza: a classe social detentora das terras de onde se extraía a riqueza, principalmente durante a Idade Média. Burguesia: a classe social detentora do comércio que renasceu entre os séculos XIV e XV.