Quais eram as principais funções dos escravos domésticos?

Perguntado por: lvargas . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.1 / 5 13 votos

Tendo uma alimentação mais elaborada, estes escravos tinham por função, realizar a arrumação da casa, cuidar das crianças, organizar as refeições e realizar pequenos serviços designados diretamente pelo seu senhor.

Muitas vezes, aproveitando das habilidades de um negro, o proprietário acabava transformando-o em um “escravo de ganho”. Nessa situação o escravo poderia vender “doce de tabuleiro”, realizar o transporte de cargas e pessoas, cuidar de um estabelecimento comercial ou fabricar utensílios.

Na escravidão doméstica, os dois principais grupos escravizados eram as mulheres e as crianças, as primeiras por se rebelarem menos e por garantirem a continuidade da linhagem pela reprodução, e as segundas por sua maior facilidade em serem assimiladas.

Os escravos domésticos eram responsáveis por tarefas que cabiam ao seus senhores, como no caso de mulheres que serviam de amas de leite, pois era visto como desonroso à mãe, naquela época, amamentar seus filhos.

Havia diversos tipos de escravizados(as). De propriedade do senhor(a) ou alugados(as). Empregados(as) no eito ou nos serviços domésticos. Havia os(as) escravizados(as) "ao ganho" – aqueles(as) que o senhor punha a realizar determinado serviço para fazer algum dinheiro.

Casos de trabalho escravo no Brasil atual

  • produção de café, soja, cana-de-açúcar e frutas;
  • criação de gado;
  • produção de carvão;
  • extração de minérios;
  • construção civil;
  • indústrias têxteis.

Confira cinco exemplos levantados pela organização:

  • 1) Indústria da pesca e de frutos do mar.
  • 2) 'Fábricas de maconha' e salões de unha.
  • 3) Escravidão sexual.
  • 4) Obrigados a mendigar.
  • 5) Em propriedades particulares.

na criação de gado; nas pequenas manufaturas; no trabalho doméstico; em toda ordem de ocupações urbanas.

As principais observações que os compradores queriam verificar nas “peças” eram a rigidez dos músculos (por isso apalpavam os escravos). Olhavam também os dentes, os olhos, os ouvidos e solicitavam que os escravos saltassem e girassem para constatar suas condições de saúde.

Com a mão de obra escrava sendo utilizada em larga escala, foram os cativos apelidados de "tigres" os responsáveis pelo recolhimento e despejo da urina e fezes de muitos moradores das cidades durante cerca de 300 anos.

Era constituído das mais variadas atividades – lavadeiras, cozinheiras, amas de leite, mucamas, babás etc. Para Sandra Graham, […] o âmbito do trabalho doméstico inclui, em um extremo, as mucamas, as amas-de-leite e, no outro, as carregadoras de água ocasionais, as lavadeiras e costureiras.

O trabalho doméstico pode incluir tarefas como limpar a casa, cozinhar, lavar e passar roupas, cuidar de crianças e pessoas idosas ou doentes, cuidar de jardins, proteger a casa, dirigir para famílias e até mesmo cuidar de animais domésticos.

Avanços na legislação brasileira
Apesar de sua importância central para a organização social e econômica do país, o trabalho doméstico ainda se caracteriza pela invisibilidade, desvalorização e baixa regulamentação, apresentando um conjunto de aspectos que o distanciam do conceito de Trabalho Decente.

Trazidos da África para trabalhar na lavoura, na mineração e no trabalho doméstico, os escravos eram alojados em galpões úmidos e sem condições de higiene, chamados senzala. Além disso, eles viviam acorrentados para evitar fugas, não tinham direitos, não possuíam bens e constantemente eram castigados fisicamente.

A senzala era uma espécie de habitação ou alojamento dos escravos. Elas existiram durante toda a fase de escravidão(entre o século XVI e XIX). A senzala também servia para accorentar os escravos que tentavam fugir. à senzala era construída de madeira ou de barro,tinha poucas janela e era bastante desconfor- tável.