Quais eram as principais características do arcadismo?

Perguntado por: esantos . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

O arcadismo foi um movimento literário europeu do século XVIII. Caracterizou-se por retomar as temáticas da Antiguidade greco-latina e pela ênfase em descrições bucólicas da natureza. O nome dessa escola estética refere-se à Arcádia, região campestre da Grécia Antiga onde viviam pastores e poetas.

Resposta verificada por especialistas. Uma característica do Arcadismo presente nesse texto é a adoração pela mulher amada. Alternativa correta, letra C.

Sucessor do Barroco, o arcadismo buscava a separação dos caminhos religiosos em seu movimento e foco no homem como o centro de tudo, sempre com linguagem simples sem extravagâncias e exageros.

- Basílio da Gama

  • Epitalâmio às núpcias da Sra. D. Maria Amália (1769)
  • O Uraguai (1769)
  • A declamação trágica (1772)
  • Os Campos Elíseos (1776)
  • Relação abreviada da República e Lenitivo da saudade (1788)
  • Quitúbia (1791)

Sobre as características do Arcadismo, é correto afirmar, exceto: a) Os poetas árcades defendiam o bucolismo como estilo de vida no campo, longe dos centros urbanos. A vida pobre e feliz no ambiente campestre contrasta com a vida luxuosa e triste na cidade. b) Apego excessivo pela forma em detrimento do conteúdo.

A valorização do modo de vida simples, pastoril, que consiste no bucolismo, é uma característica marcante no Arcadismo. Além disso, o conjunto de obras árcades também revela uma forte idealização da mulher amada.

Os principais autores do Arcadismo são: Tomás Antônio Gonzaga, Cláudio Manuel da Costa, Santa Rita Durão e Basílio da Gama.

A arte neoclássica caracteriza-se pelo retorno ao equilíbrio clássico e pela imitação dos autores greco-latinos e renascentistas. Valoriza a perfeição formal, cultua a grandiosidade, repudia a decoração supérflua e desenvolve temas mitológicos históricos.

Inspirados por valores greco-latinos, os escritores árcades exaltavam a harmonia e o culto à beleza clássica. Além disso, o contexto histórico do Arcadismo é contemporâneo ao Iluminismo, à ascensão da burguesia e ao declínio da monarquia absolutista.

Principais obras do Arcadismo no Brasil:

  • "Caramuru", de Santa Rita Durão.
  • "O Uruguai", de Basílio da Gama.
  • "Liras de Marília de Dirceu", de Tomás Antônio Gonzaga.
  • "Cartas Chilenas", de Tomás Antônio Gonzaga.
  • "Poema Épico do Descobrimento da Bahia", de Santa Rita Durão.

O arcadismo foi a principal corrente literária do país durante o século XVIII, superando o Barroco e precedendo o movimento romântico. Os principais autores árcades e suas principais obras são: Tomás Antônio Gonzaga, que escreveu o livro lírico “Marília de Dirceu” (1792) e as satíricas “Cartas Chilenas” (1863);

6 frases em latim ficaram bem conhecidas como as principais ideologias do arcadismo

  • Fugere urbem (fuga da cidade) ...
  • Aurea mediocritas (mediocridade áurea, dourada) ...
  • Locus amoenus (lugar ameno) ...
  • Inutilia truncat (cortar o inútil) ...
  • Carpe diem (colher o dia)

O Arcadismo reflete a ideologia da classe aristocrática em decadência e da alta burguesia, insatisfeitas com o absolutismo real, e com as formas sociais de convivência rígidas, artificiais e complicadas.

Qual é o objetivo do Arcadismo? No contexto do Arcadismo, o objetivo do movimento literário e artístico era o de se contrapor ao Barroco, ou seja: focar a razão, trazer um vocabulário mais simples, diminuir o exagero na produção artística, utilizar uma linguagem séria, entre outros.

Devido à influência portuguesa, o Arcadismo chegou ao Brasil por volta do ano de 1768 a partir da Arcádia Ultramarina – uma sociedade literária fundada em Vila Rica, atual Ouro Preto – e a publicação de “Obras Poéticas”, do autor Cláudio Manuel da Costa.

O nome arcadismo é uma referência à Arcádia, região campestre do Peloponeso, na Grécia antiga, tida como ideal de inspiração poética. A principal característica desta escola é a exaltação da natureza e de tudo o que lhe diz respeito.

Cláudio Manuel da Costa (1729-1789), pseudônimo Glauceste Satúrnio, inaugurou o Arcadismo no Brasil com a publicação de Obras Poéticas, em 1768. Além disso, criou a Arcádia Ultramarina, que era uma academia literária brasileira.

As principais características do arcadismo são: o retorno ao clássico (cultura greco-romana), o bucolismo, o pastoralismo, a idealização amorosa e a escolha de temas cotidianos e relacionados com a natureza.