Quais eram as divergências entre Stalin e Trótsky?

Perguntado por: djaques . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

A disputa entre Trotsky e Stálin não ocorre somente como uma briga pessoal pelo poder, sobre o partido e sobre o Estado, mas também devido aos fundamentos políticos divergentes de ambos, envolvendo o ideal de "Revolução Permanente" de Trotsky, e a defesa da política do "socialismo em um só país" de Stálin.

Trótski desenvolve a ideia de Revolução Permanente e da "Lei do Desenvolvimento Desigual e Combinado". Uma das principais divergências em relação ao pensamento de Stálin se concentra na oposição à defesa do "socialismo em um só país" (ver: divergências entre Stalin e Trotsky).

O stalinismo é um regime político totalitário. Sendo assim, suas principais características são o nacionalismo, o unipartidarismo (partido único, o Partido Comunista), centralização política, o militarismo e censura dos meios de comunicação.

Resposta verificada por especialistas. Keresnki defendia um projeto de reformas políticas graduais e Lênin defendia a paz.

Expulsava toda a oposição política com tratamento duro, espancava, torturava, matava. Alguns historiadores acreditam que o número de vítimas de repressão estalinistas não ultrapasse os quatro milhões; outros, porém, acreditam que esse número seja consideravelmente maior.

Como governante, Stalin impôs um regime de terror na União Soviética. Por meio do totalitarismo, promoveu reformas radiciais e perseguiu opositores e minorias étnicas, o que causou a morte de milhões de pessoas (de 10 a 20 milhões).

Leon Trótski (nascido Liev Davidovich Bronstein; Ianovka, 7 de novembro de 1879 — Coyoacán, 21 de agosto de 1940) foi um escritor, intelectual marxista e revolucionário bolchevique, organizador do Exército Vermelho e, após a morte de Lenin, rival de Stalin na disputa pela hegemonia do Partido Comunista da União ...

O governo de Stalin se caracterizou pela centralização política e a eliminação de pessoas que discordavam dos métodos implantados. Mais do que o socialismo, podemos afirmar que estava sendo implantado o Stalinismo na URSS.

3 - No período de 1936 a 1938, ocorreram as chamadas depurações stalinistas, em que milhares de cidadãos foram presos, torturados, condenados ao trabalho em campos de concentração ou executados".

O marxismo-leninismo apoia a criação de um estado de partido único liderado por um partido comunista como meio para desenvolver o socialismo e depois o comunismo.

Vladimir acreditava na propagação do movimento revolucionário pelo mundo, uma vez que possuía uma perspectiva internacionalista. Internamente, ele alentou as classes trabalhadoras, convidando-as a participar das decisões perante os conselhos operários.

Lih de que Stálin trabalhava numa "perspectiva antiburocrática", baseada na aquisição por parte da União Soviética de tudo o que era necessário ao estabelecimento de uma industrialização socialista. O menor fracasso era logo explicado como deliberada sabotagem de inimigos de classe que se insinuavam no aparato estatal.

Josef Stalin (1878-1953), nascido Iosif Dugachvili, foi um político revolucionário e tirano de origem georgiana. Stalin ficou conhecido por ter participado ativamente da Revolução Bolchevique, realizada na Rússia em 1917, juntamente a Lenin, Trotsky e outros comunistas eslavos.

A divergência era causada pelas opiniões dos rumos da revolução. O governo de Kerenski se posicionou pelo mantimento do governo atual.

- Em 1916, liderou a Duma nos ataques ao regime czarista. - Em 1917, quando estourou a Revolução Russa, Kerensky foi um dos líderes de maior destaque. Foi eleito vice-presidente do Sovietes (conselhos operários) de Petrogrado. Dirigiu tropas aliadas à Duma e ordenou o afastamento de ministros do regime czarista.

As Teses de Abril tinham como base os três pilares: "Paz,Terra e Pão":

  • Paz: a saída da Rússia da guerra.
  • Terra: promover a reforma agrária.
  • Pão: comida a todos.

Apoiado por muitos membros do PCUS, Stalin assegurou-se no poder soviético com a expulsão de Trotsky, Zinoviev e Kamenev do partido. Os adversários de Stalin acabaram sendo perseguidos e mortos durante a década de 1930 (no caso de Zinoviev e Kamenev). Trotsky foi morto por um espião soviético em 1940.

A polícia secreta bolchevique, chamada de Comissão Extraordinária de Toda a Rússia para o Combate à Contrarrevolução e a Sabotagem — ou simplesmente "Tcheka" — perseguia e prendia qualquer pessoa que apoiasse um ato "contrarrevolucionário" ou que não simpatizasse com o regime marxista que se instalou em 1917.

Outra política de Stalin foi a de “terra arrasada”. Em pronunciamento aos cidadãos soviéticos, ele ordenou que todos deveriam resistir a qualquer custo e, em caso de derrota iminente, destruir todos os meios de subsistência que poderiam servir aos nazistas, como casas, armazéns, plantações, etc.

A principal forma de comunismo na história foi aquela concebida por Karl Marx e Friedrich Engels, que a definiu como "a doutrina das condições de libertação do proletariado".