Quais eram as atividades realizadas nas primeiras aldeias?

Perguntado por: llancastre . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 11 votos

3) Quais eram as principais atividades realizadas nas primeiras aldeias? As pessoas trabalhavam no campo, caçavam e coletavam frutos e vegetais. Também realizava pequenas atividades artesanais, como a produção de ferramentas, de vestimentas e de outros utensílios.

Nas aldeias neolíticas, o trabalho era dividido de acordo com o sexo e a idade. As mulheres dedicavam-se à agricultura, ao preparo dos alimentos e cuidavam dos filhos. Já os homens caçavam, cuidavam dos rebanhos e da segurança do grupo. Crianças e idosos não trabalhavam.

Aldeia é uma povoação, normalmente rural, com poucos habitantes, isto é, um aglomerado populacional de categoria inferior à vila, podendo dispor de autonomia administrativa e de economia de subsistência (não exporta o excedente da economia, consumindo tudo), sendo geralmente satélite de uma vila, onde a população ...

AS PRIMEIRAS CIDADES
Grande parte da população das aldeias neolíticas estava ligada ao trabalho na agricultura e na criação de animais. A oferta regular de alimentos favoreceu o aumento da população. para atender a demanda da população foi necessária a melhora das técnicas agrícolas (sistema de irrigação e arado).

Praticavam a pesca, a caça e a agricultura de coivara; também desfrutavam de recursos fluviais e marítimos. A base alimentar era o milho e a farinha de mandioca. Eram organizados em aldeias de 500 a 2 mil pessoas que se ligavam a outros grupos por laços consanguíneos.

Nelas, os povos indígenas realizam suas atividades econômicas tradicionais de subsistência – caça, pesca, coleta, agricultura, fabricação de adornos e utensílios – e desenvolvem produtos para comercialização que visam a geração de excedentes para acessar bens de consumo e serviços.

Eles tinham religião, hábitos, costumes e comportamentos similares, a divisão do trabalho também era parecida entre todos os povos, e o modo de vida deles era baseado na caça, na pesca e na coleta, acrescida da agricultura de algumas plantas, como a mandioca.

A prática corporal dos povos indígenas está inserida nas atividades diárias de caça, pesca, coleta e mais tarde de plantio, nas celebrações e rituais religiosos, entre outras. A mulher tem pouca participação no uso de arco e flecha, zarabatana (tubo comprido para soprar venenos), caça e pesca.

Período Neolítico é um dos períodos da Pré-História, profundamente marcado pela sedentarização do humano, uma consequência do desenvolvimento da agricultura. O grande feito do período Neolítico foi a sedentarização do homem e o desenvolvimento da agricultura.

No período Neolítico as mulheres assumiam as tarefas da casa, a educação dos filhos, o cuidado com a terra e preparo dos alimentos. Já os homens eram encarregados de caçar, pescar e garantir a segurança da aldeia.

Aquele chefe que controlava várias aldeias passou a ser denominado rei.

A aldeia indígena reflete o modo de organização social desses povos, onde cada comunidade mantém a sua dinâmica própria. Mas quando há várias aldeias constituindo um local, então a isso dá-se o nome de terra indígena, sendo uma unidade maior.

O que favoreceu o surgimento das primeiras aldeias foi a descoberta da agricultura, pois com isso os seres humanos deixaram de ter o nomadismo como necessidade para a sobrevivência. As pessoas necessitavam de um rio próximo, favorecendo a agricultura, algo extremamente importante para o desenvolvimento.

Características. As primeiras aldeias eram criadas em proximidade de rios, de modo a usufruir da terra fértil (onde eram colocadas sementes para plantio) e água para seres humanos e animais. Também nesse período começou a domesticação de animais (cabra, boi, cão, dromedário, etc.).

Desde 5000 a.C., os habitantes das aldeias próximas ao Rio Nilo cultivavam cereais, como o trigo, o centeio e a cevada, legumes, frutas, linho, algodão e papiro.

As primeiras aldeias se formaram ao norte (Alta Mesopotâmia), já que ali a agricultura era mais fácil, pois não sofria com as inundações, muitas vezes violentas, dos dois rios.

À medida que o tempo foi passando, os homens melhoraram suas cavernas, passaram a construir abrigos com outros materiais, pois aprenderem a lidar e a aproveitar melhor os recursos da natureza, como as pedras, os ossos, os galhos, as folhas das árvores e as palhas.

A divisão de tarefas é muito clara nas sociedades indígenas, de modo que os homens ficam encarregados da caça, da defesa do território e das construções. Já as mulheres, se encarregam do plantio e colheita dos alimentos, além de cuidar das crianças e produzir os utensílios e adornos utilizados pela tribo.

Os homens caçam e cultivam a roça, quando não vão para a cidade fazer trabalhos temporários, como de empacotador em mercado. Alguns indígenas recebem Bolsa Família. No tempo que sobra, os adultos também criam artesanatos.

Os homens são responsáveis pelos trabalhos de maior esforço físico da aldeia, tais como, derrubar e roçar as matas para plantio dos roçados, trabalhar com machado e torrar a farinha e as mulheres se ocupam mais da cozinha, do plantio e da limpeza das roças.

Os índios sobreviviam da caça, da pesca, do extrativismo e da agricultura.