Quais empresas utilizam o Taylorismo?

Perguntado por: aquaresma . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

A General Motors e a Volkswagen são exemplos de empresas que utilizaram, no decorrer das décadas de 1950 e 1960, esse modo de produção. O taylorismo buscava controlar as linhas de produção, otimizando o esforço produtivo do trabalhador. O Mc Donalds é um exemplo de empresa que utiliza tal método.

Dessa forma, o Taylorismo compreende uma série de princípios e mecanismos que resultam na otimização da produção e, consequentemente, em uma maior efetividade do processo produtivo. Como exemplo prático, Taylor estudou profundamente os movimentos realizados pelos trabalhadores da empresa Midvale Steel Company.

No taylorismo, o trabalhador é monitorado segundo o tempo de produção. Cada indivíduo deve cumprir sua tarefa no menor tempo possível, sendo premiados aqueles que se sobressaem. Isso provoca a exploração do proletário que tem que se “desdobrar” para cumprir o tempo cronometrado.

O auge do modelo do Fordismo se deu nas décadas de 1950 e 1960. Nesta época, diversas outras indústrias copiaram este modelo. A própria General Motors e a Volkswagen, concorrentes da Ford, cresceram aplicando os conceitos do Fordismo.

O Bradesco utiliza os preceitos de Fayol pois são princípios de administração que podem ser flexíveis, o que permite uma maior influência do fator humano, sempre presente nas organizações. Sendo assim, pode notar que as teorias de Fayol podem funcionar como um complemento para as de Taylor.

Taylorismo e Fordismo
As ideias de Taylor inspiraram diretamente a Henry Ford a melhorar a produção dos seus automóveis. O Taylorismo não é um modelo produtivo e sim uma análise teórica de organização do trabalho e de administração. Assim, o empresário poderia reduzir os custos e maximizar os lucros.

Para Taylor são: planejamento, preparo, execução e controle.

Resposta verificada por especialistas. A respeito dos princípios do Taylorismo, podemos afirmar que a alternativa correta é: Lojas de fast-food.

Frederick Taylor é conhecido pela Teoria Científica da Administração, também chamada de Teoria Clássica, que tem ênfase na eficiência. De acordo com ele, em vez de repreender os funcionários por cada pequeno erro, os empregadores deveriam recompensar os trabalhadores pelo aumento da produtividade.

Princípios do Taylorismo

  • Princípio do planejamento. É preciso substituir métodos empíricos por métodos científicos, para evitar ações e julgamentos individuais sobre o trabalho.
  • Princípio da preparação dos trabalhadores. ...
  • Princípio do controle. ...
  • Princípio da execução.

Método de organização desenvolvido por Frederick Taylor
O Taylorismo, também conhecido como Administração Científica, foi criado pelo engenheiro mecânico americano Frederick Taylor, em 1911, e visava empregar os trabalhadores da maneira mais eficiente possível.

Por exemplo, a ideia de medir tempos de execução de cada tarefa ainda é importantíssima para calcularmos a produtividade da empresa. Ter um método padrão para realização de atividades – ainda que hoje esse método seja muito mais aberto e em constante transformação – também é outro benefício do taylorismo.

1980

V - Tanto o taylorismo como o fordismo só chegaram ao Brasil em 1980.

Enquanto no taylorismo o trabalhador era adequado à máquina, tendo sua produção cronometrada e programada para agir de modo repetitivo, o fordismo fez o contrário, adaptando as máquinas ao trabalhador, com a inovação da esteira rolante, do trabalho especializado.

7 Empresas de Sucesso na Aplicação do Lean Manufacturing

  • Toyota. A primeira das empresas de sucesso na implementação Lean da qual falaremos é a Toyota e realmente, não poderia ser diferente, não é mesmo? ...
  • Caterpillar Inc. ...
  • Kimberly-Clark Corporation. ...
  • Nike. ...
  • Intel. ...
  • Illinois Tool Works. ...
  • John Deere. ...
  • Conclusão.

O taylorismo surgiu através de seu idealizador Frederick Taylor, nascido nos Estados Unidos e que tinha contato direto com a indústriapor ser engenheiro mecânico, trabalhando como operário ou engenheiro em fábricas como a Midvale Steel.

O fordismo prioriza a produção em massa padronizada, enquanto o taylorismo busca racionalizar o trabalho e otimizar a produtividade do trabalhador. Outra distinção é que o fordismo valoriza trabalhadores especializados, enquanto o taylorismo enfatiza o treinamento e a capacitação de trabalhadores.