Quais empresas utilizam FIFO?

Perguntado por: oornelas . Última atualização: 26 de maio de 2023
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O método FIFO é usado, por exemplo, por empresas do setor alimentício. Essas devem priorizar a data de validade de seus produtos, então, os que primeiro entram no galpão logístico devem ser os primeiros a sair, já que a data máxima para consumo dos mesmos está mais próxima do que produtos que chegaram depois.

A sigla FIFO vem do inglês e representa a expressão “First In, First Out” (em tradução livre, “primeiro a entrar, primeiro a sair”). Trata-se de um método de gestão e avaliação de ativos na logística empresarial, no qual os ativos produzidos ou adquiridos primeiro também os primeiros a serem vendidos ou usados.

LIFO: deve ser aplicada em empresas que trabalham com produtos com validade longa ou sem validade, que são mais resistentes ao tempo. Alguns exemplos são carros, smartphones, roupas e cimento; FIFO: é muito utilizado em e-commerces e empresas que trabalham com produtos perecíveis ou com validade média.

A principal função do FIFO é garantir que o primeiro produto recebido seja o primeiro a deixar o estoque. Dessa forma, desde que a empresa sempre receba itens com uma data maior do que a de seu estoque, ao seguir essa metodologia, não correrá o risco de esquecer uma mercadoria que tem maior necessidade de saída.

O método LIFO deve ser utilizado em estoques com grande rotatividade que não tenham produtos de curto prazo de validade, pois os primeiros produtos a entrar ficam por um período maior no estoque.

O que é LIFO e para que serve? Esse sistema de armazenagem, derivado do inglês, está associado à expressão Last in, First out. Ou seja, significa a movimentação do produto que determinará que o último item que entra no estoque será o primeiro a sair.

Enquanto o método FEFO se refere a validade do produto, o FIFO prioriza aquele que primeiro deu a entrada no estoque. Perceba que lote de entrada é uma coisa e validade do produto é outra. Geralmente, após atender as necessidades de validade (FEFO), utiliza-se o FIFO para gerenciamento do armazém.

Desvantagens do primeiro a entrar, primeiro a sair (LIFO)

  • Imprecisão de custos. Às vezes, o emprego do FIFO pode sair pela culatra quando se trata de precisão de custos. ...
  • Impostos mais altos. ...
  • Concorrência com outras empresas.

O FIFO é geralmente usado em estoques de giro mediano, ou de vida útil longa. Já o LIFO costuma ser aplicado para produtos que não têm vencimento, enquanto o FEFO é recomendado para produtos de vida útil curta ou com alto giro de estoque, como alimentos perecíveis e resfriados.

O FEFO é um método de controle de estoque no qual o primeiro produto a ser utilizado sempre deverá ser aquele com prazo de validade mais próximo. Dessa forma, a empresa evita perdas, corre menos risco e otimiza a organização do espaço.

Também conhecido como FIFO (sigla, em inglês, de “first in, first out”– primeiro que entra, primeiro que sai). Garantindo assim, a eficácia na venda dos itens com maior tempo de exposição, sem que haja ocorrências de produtos com validade excedida em gondola.

Cross docking é um sistema de distribuição no qual o produto que foi comprado pelo cliente é despachado para um centro de distribuição ou para uma instalação (armazém). Nesse centro de distribuição/armazém, a mercadoria é expedida para o consumidor final de forma imediata, ou seja, acontece uma redistribuição rápida.

PEPS (Primeiro que Entra, Primeiro que Sai)
Esse é um dos métodos de controle de estoque mais conhecidos. A ideia é simples: no momento de retirar um produto do estoque, prioriza-se o mais antigo. Isso significa que os primeiros itens comprados pela sua empresa são os primeiros itens a serem vendidos para os clientes.

A curva ABC é um método de classificação de informações para que se separem os itens de maior importância ou impacto, os quais são normalmente em menor número. (Carvalho, 2002, p. 226).

Portanto, o método FEFO ou PVPS também é indicado para varejistas que vendem itens perecíveis (tais como alimentos, cosméticos, produtos químicos, entre outros). Dessa forma, você garante que o consumidor vai receber apenas produtos frescos ou recentemente fabricados.

Uma boa gestão de estoque passa por equilibrar compras, armazenagem e entregas, controlando as entradas e o consumo de materiais, movimentando o ciclo da mercadoria. Além disso, deve ter como objetivo um prazo de pagamento dos fornecedores compatível com os recebimentos dos clientes.

LIFO (Last in, first out) – Último que entra, primeiro que sai. FIFO (First in, first out) – Primeiro que entra, primeiro que sai.