Quais empresas não precisam de contrato social?

Perguntado por: afigueiredo . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

Com exceção do MEI, toda empresa no Brasil precisa de um contrato social para operar dentro da lei, abrir contas bancárias e participar de licitações governamentais.

Toda empresa deve ter um registro, que nem sempre será um Contrato Social, como é o caso das empresas individuais, que deve haver o Requerimento de Empresário, documento utilizado para seu registro. As sociedades deverão ter o Contrato Social, como estabelece o art.

Quando duas ou mais pessoas fecham um negócio para exercer uma atividade empresarial, o contrato social deve ser inserido.

Popularmente conhecida como Sociedade Unipessoal, este é um tipo de empresa no qual não há necessidade de sócio para abertura.

No caso, a sua empresa deve estar enquadrada como Empresário Individual. O empresário individual não possui contrato social, por não se tratar de sociedade. O documento que o substitui é o chamado Requerimento de Empresário.

O MEI não tem contrato social, afinal, a partir da própria definição do que é microempreendedor individual, ele não pode ter sócio, uma vez que exerce atividade econômica em nome próprio. Logo, o contrato social é aplicado apenas para empresas que tenham sócios.

Não, o MEI não tem contrato social. O documento comprobatório do registro como MEI é o Certificado da Condição de Microempreendedor Individual – CCMEI, que substitui o requerimento de empresário ou contrato social para todos os fins.

O Microempreendedor Individual - MEI tem Contrato Social? O MEI pode ter sócio? O MEI não tem contrato social e não pode ter sócio. O MEI é um Empresário Individual, que exerce atividade econômica em nome próprio.

O Contrato Social é um documento obrigatório para quem pretende abrir uma empresa com sócios, na prática, ele funciona como uma espécie de certidão de nascimento das empresas. Neste documento, aspectos importantes sobre a futura empresa serão formalizados e registrados, na Junta Comercial.

O registro do Contrato Social se dará na Junta Comercial do Estado, ou nos Cartórios de Registro de Pessoas Jurídicas, conforme a natureza jurídica da sociedade. No caso da Junta Comercial o valor é de aproximadamente R$ 200 (duzentos reais). No caso de sociedade de advogados o registro deverá ser feito na OAB.

Contrato Social da Sociedade Limitada – LTDA
Nessa categoria de contrato, os sócios possuem responsabilidade limitada ao capital social da empresa, ou seja, se a empresa tiver dívidas, os sócios não precisam pagar com seus bens pessoais. Além disso, nessa categoria, a administração pode ser feita por um ou mais sócios.

Ele é emitido pelo Governo Federal e funciona como um Contrato Social da empresa. A principal diferença entre o cartão CNPJ e o Certificado MEI é que no segundo, além das informações sobre a pessoa jurídica, ele também tem os dados do empreendedor.

Apesar dessa confusão, a diferença entre esses documentos é relativamente simples: o Estatuto Social serve para reger sociedades sem fins lucrativos, enquanto o Contrato Social serve para reger as demais associações.

São seis principais tipos de empresas para abrir: MEI (microempreendedor individual), EI (empresário individual), SLU (Sociedade Limitada Unipessoal), LTDA (Sociedade Empresária Limitada), Sociedade Simples, S.A (Sociedade Anônima).

Há sete tipos de empresas no Brasil: Microempreendedor Individual (MEI), Empresário Individual, Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, Sociedade Limitada Unipessoal, Sociedade Simples, Sociedade Empresária Limitada e Sociedade Anônima.

Sociedade Empresária Limitada – LTDA
Esse é um dos tipos de empresa mais usados no Brasil. Sua principal característica é a separação entre o patrimônio da operação e os bens pessoais dos sócios. Para se constituir nesse formato, é necessário que existam dois ou mais sócios, que podem ser Pessoa Física ou Jurídica.

O Certificado do MEI substitui o contrato social? No caso do microempreendedor individual, o Certificado de MEI (CCMEI) é o documento equivalente ao contrato social MEI, bem como substitui o Requerimento de Empresário (que é o documento utilizado por EIs).