Quais empresas fazem parte da Americanas SA?

Perguntado por: lgarcia8 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

Em julho de 2021, a Americanas SA adquiriu o grupo, que é dono das marcas Puket, Imaginarium, MindD e Lovebrands.

Com a fusão, a ideia é que a Americanas s.a. passe a ser uma plataforma de varejo completo, com físico e digital integrados, enquanto a Lojas Americanas ainda existirá, mas sem mais incluir a participação que tinha até hoje de 62,5% na antiga B2W.

Marcas. A B2W Digital é uma Companhia que detém grandes marcas do e-commerce brasileiro. Submarino, Sou Barato, Americanas.com e Shoptime são plataformas digitais que possuem os mais variados tipos de produtos para os diversos tipos de clientes.

Além das Americanas.com e das Lojas Americanas, a Americanas S.A. também é dona do Submarino, do Shoptime e várias outras marcas. Na quarta (11), o presidente da empresa, Sergio Rial, pediu demissão após a identificação de um rombo de R$ 20 bilhões.

Jorge Paulo Lemann, Carlos Alberto Sicupira e Marcel Telles, os três principais acionistas da Americanas, ficaram mais ricos em 2023, aponta a lista anual de bilionários da Forbes, divulgada na semana passada.

Os clientes podem comprar pelo site, app ou em quiosques instalados nas lojas e receber seus produtos em casa ou nas mais de 1.700 Lojas Americanas, espalhadas por todo o país. O Submarino é uma marca digital, referência em livros, games, tecnologia, e entretenimento.

A Americanas possui, ao todo, 1705 lojas espalhadas por todas as cinco regiões brasileiras, além de 4 centros de distribuição (Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Uberlândia).

A Americanas informou que a 3G Capital Partners, empresa de investimentos de Jorge Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira, acionistas de referência da companhia, foi excluída de procedimento arbitral instaurado após o escândalo da varejista vir a público.

Lojas Americanas SA (LAME4)
Confira as ações Lojas Americanas PN e acompanhe a cotação LAME4 hoje em tempo real.

A Americanas faliu? Não. A empresa continua a funcionar, vendendo produtos em lojas físicas e digitais, apesar de estar em fase de contenção de despesas e reavaliação financeira. Exemplo disso foi a saída da varejista do patrocínio do programa Big Brother Brasil, da Rede Globo - sendo substituída pelo Mercado Livre.

O que é B2W? A B2W é uma empresa brasileira do segmento de e-commerce, fundada em 2006 pelas marcas Lojas Americanas, Submarino e Shoptime. A companhia chegou ao mercado como a maior da América Latina e a terceira maior do mundo no setor.

Americanas

No ano de 2005, após 8 anos do início da operação de e-commerce, o Shoptime foi adquirido pela Americanas.com por R$ 127 milhões.

A B2W – abreviação de Business To World (negócios para o mundo) – é a empresa líder em comércio eletrônico na América Latina e opera, por meio de uma plataforma digital, com negócios multicanais no segmento de varejo. Ela atua com vendas diretas ao consumidor (B2C) e soluções focadas na necessidade de varejistas (B2B).

Mas afinal de contas, o que houve com os marketplaces da B2W? Mas caso você não saiba, houve uma fusão entre a B2W a as Lojas Americanas, então desde de 2021 ela está atendendo pelo nome de Americanas Marketplaces ou Americanas SA.

Em 2021, após a fusão da B2W Digital com as Lojas Americanas, a Submarino passou a fazer parte do grupo Americanas, junto as marcas Americanas, Shoptime, Ame Digital, entre outras.