Quais emoções os animais sentem?

Perguntado por: eassis . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

Ter consciência de que os animais sentem alegria, tristeza, dor, prazer, saudade, medo, segurança e todos os outros sentimentos que estamos acostumados a experienciar é o primeiro passo para assegurar seu bem-estar.

Sem entrar nos aspectos “sentimentais”, os cães são os animais que mais expressam emoções. Além disso, já foi plenamente comprovado que esses animais populares identificam as emoções de seus donos, ainda que eles tentem ocultá-las. Essa capacidade mostra que cães e humanos compartilham várias características em comum.

Capacidade de confortar o outro. Não são apenas as pessoas que são capazes de ter empatia e sentir compaixão pelos outros. Um estudo publicado na revista Science em 2016 demonstrou que animais como ratazanas ou ratos do campo são capazes de perceber quando seus pares estão sofrendo, e de oferecer a eles conforto.

Os animais têm sentimentos próprios
Devido à capacidade de pensar e até analisar situações, os animais desenvolvem sentimentos e emoções próprios, por exemplo, ficando tristes ou alegres. Porém, eles também são influenciados e até podem copiar atitudes dos humanos.

Elas são o medo, a tristeza, a alegria, a raiva e o nojo. Já se lembrou do filme Divertida Mente? Isso mesmo. A animação apresenta as nossas emoções de uma maneira muito leve e didática.

Quanto mais velhos ficam, mais entendem, pois sempre estão prestando muita atenção em nós e na rotina da casa. Eles entendem quando beijamos ou quando mandamos beijos para eles como um sinal positivo e ficam muito animados com isso.

Quando você está triste: Sim, ele consegue perceber quando você está triste, e é bem possível que ele tente te confortar, ficando do seu lado, deitando a cabeça no seu colo ou tentando lamber suas lágrimas.

Os cães são animais cursoriais, ou seja, eles têm a corrida como principal forma de defesa. Ao ser abraçado ele é imobilizado e "perde" esta defesa, o que o faz se sentir ansioso e desconfortável.

quokka

Não à toa, o quokka leva a fama de ser o rei da selfies. Mas as definições sobre ele não param por aí, se você reparar bem, o bichinho parece estar sorrindo o tempo todo, inclusive nos retratos, por isso ele é conhecido mundialmente como o animal mais feliz da Terra.

Espécie amigável
Em termos científicos, pesquisadores acreditam que a "felicidade" dos quokkas pode ter muito mais a ver com sua estrutura facial do que com o que estão realmente sentindo. Porém, o adorável sorriso desses marsupiais faz você acreditar fielmente que é impossível a infelicidade da espécie.

Segundo Horn, os testes são suficientes para provar a existência da “área de segurança”. Ou seja, os cães se sentem mais seguros, confiantes e confortáveis na presença dos donos. Sem eles, tudo parece mais perigoso – e sem graça.

pombo

Ave sensível e pacífica, de voo sereno e elegante, o pombo foi visto como uma ave sagrada por alguns povos e enaltecido por outros como animal protetor, símbolo de paz e harmonia.

As emoções encontradas foram: admiração, adoração, apreciação estética, diversão, ansiedade, temor, estranheza, tédio, calma, confusão, desejo, nojo, dor empática, encantamento, inveja, excitação, medo, horror, interesse, alegria, nostalgia, romance, tristeza, satisfação, desejo sexual, simpatia e triunfo.

As hienas-mães têm pseudopénis em vez de vaginas, que às vezes se rompem durante o parto. Nestas circunstâncias, a mãe experimenta uma dor inimaginável e às vezes não sobrevive à experiência.

1. Água-viva. As águas-vivas, longe de ser possível testar sua inteligência, são consideradas um dos animais menos inteligentes que existem porque não possuem cérebro ou sistema nervoso central. São espécies que não tiveram que evoluir desde que começaram a se mover pelos mares.