Quais elementos são ânions?

Perguntado por: agaspar . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Um ânion é um átomo que possui carga negativa por possuir mais elétrons do que prótons. Os elementos das famílias do nitrogênio, calcogênios e halogênios tendem a formar ânions por terem facilidade em aceitar elétrons. Um ânion é representado pelo símbolo -, seguindo o nome do elemento.

Íons são formados quando uma espécie eletricamente neutra perde ou ganha elétrons. Se há perda de elétrons, o íon gerado é positivo, sendo chamado de cátion. Se há ganho de elétrons, o íon gerado é negativo, sendo chamado de ânion.

A figura que representa o ânion é a figura III, pois possui o número de elétrons (9) maior do que a de prótons (8).

O íon é um átomo ou grupo atômico eletricamente carregado, ou seja, com uma rede de carga positiva ou negativa, com mais elétrons que prótons (carga negativa) ou com menos elétrons que prótons (carga positiva). Íons podem ser identificados com os sinais +, -, 2-, 2+...

Os ânions, por sua vez, possuem carga negativa, pois recebem um ou mais elétrons, resultando num maior número de elétrons em relação ao número de prótons.

Os íons são espécies químicas (átomos ou conjuntos de átomos) que apresentam o número de prótons diferente do número de elétrons e, por isso, possuem carga elétrica.

O íon que apresentar valência +1 é chamado de cátion monovalente ou íon monovalente positivo. O íon que apresentar valência +2 é chamado de cátion bivalente ou íon bivalente positivo. O íon que apresentar valência +3 é chamado de cátion trivalente ou íon trivalente positivo.

O íon é um espécie química carregada eletricamente, resultado de um átomo que perdeu elétrons (cátion ou íon positivo) ou ganhou elétrons (ânion ou íon negativo) durante uma reação química. O termo íon deriva do grego e significa “o que vai, indo”.

* Isótopos: São átomos de um mesmo elemento químico que possuem a mesma quantidade de prótons (mesmo número atômico), mas diferenciam-se pelo número de massa (A = prótons + nêutrons). O seu número de massa é diferente porque a quantidade de nêutrons no núcleo é diferente.

Elétrons podem ser criados a partir do decaimento beta de isótopos radioativos e em colisões de alta energia, por exemplo quando os raios cósmicos entram na atmosfera terrestre. A antipartícula do elétron é denominada pósitron; tem muitas características idênticas às do elétron, mas sua carga elétrica é positiva.

O cátion é formado quando um átomo perde elétrons ficando com carga positiva. O ânion é formado quando o átomo ganha elétrons ficando com carga negativa.

Ânion: é um íon de carga negativa. Só que esse recebeu elétrons, assim, seu número de elétrons (-) ficou maior que seu número de prótons (+).

Os isótonos são átomos que possuem a mesma quantidade de nêutrons; os isóbaros possuem o mesmo número de massa, e os isoeletrônicos, o mesmo número de elétrons.

Isótopos do hidrogênio
prótio: mais comum e abundante na natureza, tem apenas um próton; deutério: raríssimo de ser encontrado naturalmente, é a molécula de hidrogênio que contém um elétron; trítio: ainda mais raro, com a presença de dois nêutrons, contém traços de matéria radioativa.

São átomos de mesmo elemento químico , mas com núcleos diferentes : eles tem o mesmo número de prótons , mas números de nêutrons diferente . Exemplo : átomo de hidrogênio .

O íon. Como visto acima, o átomo não estável sente necessidade de se ligar para alcançar a estabilidade elétrica entre positivos (prótons) e negativos (elétrons). Porém, certas vezes essas ligações não são possíveis e obtemos um átomo instável, com elétrons sobrando ou faltando. Isso é um íon.