Quais é um ditongo?

Perguntado por: ifurtado . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 3 votos

O ditongo acontece quando há o encontro de duas vogais (veja mais sobre vogais em vogal, semivogal e consoante), que pertencem à mesma sílaba durante a divisão silábica e são pronunciadas na mesma emissão de voz. Exemplos: - Dói (dói);

O ditongo é o encontro de uma vogal e uma semivogal na mesma sílaba. Pode ser crescente ou decrescente, oral ou nasal. O tritongo é o encontro de uma vogal entre duas semivogais na mesma sílaba. O hiato é o encontro de duas vogais ou de uma vogal e uma semivogal em sílabas diferentes.

Como vimos, o ditongo é o encontro, em uma mesma sílaba, de uma vogal com uma semivogal ou vice-versa. Exemplos: rei, couve, sítio.

O ditongo é, portanto, um tipo de encontro vocálico que se define por ser a união de uma vogal e de uma semivogal, ou vice-versa, na mesma sílaba. Exemplos: faixa (fai-xa): a vogal / i semivogal, pois representa o fonema /y/;

1) Ditongos abertos: São acentuados os ditongos abertos terminados em "éi", "éu", "ói" em palavras monossílabas e oxítonas. Exemplos: méis, coronéis, céu, chapéu, etc. Em contrapartida, os ditongos abertos em palavras paroxítonas NÃO são acentuados.

Não se separam os ditongos, os tritongos, os dígrafos ch, lh, nh, gu, qu e os encontros consonantais perfeitos (consoante+l+r). Ex.: au-ro-ra, Pa-ra-guai, cha-ve, a-lho, ni-nho, guer-ra, quei-jo, a-plau-so, li-vrei-ro, a-che-gar, fi-lho.

VIII - DITONGOS
Os ditongos orais escrevem-se com a subjuntiva i ou u: aipo, cai, cauto, degrau, dei, fazeis, idéia, mausoléu, neurose, retorquiu, rói, sois, sou, souto, uivo, usufrui, etc.

O hiato é o encontro entre duas vogais que pertencem a sílabas diferentes de uma mesma palavra. Difere-se do ditongo, em que as vogais permanecem na mesma sílaba. O hiato ocorre quando duas vogais aparecem uma ao lado da outra, mas em sílabas diferentes.

Tritongo é o encontro vocálico em que semivogal + vogal + semivogal ficam juntas, mesmo quando se faz a separação de sílabas. Exemplos: Uruguai (U-ru-guai), saguão (sa-guão), enxaguam (en-xa-guam).

Os tritongos são classificados em orais e nasais. Nos tritongos orais o som passa apenas pela boca: uai (Uruguai, Paraguai, iguais); uei (enxaguei, averiguei, aguei);

O encontro de duas vogais que pertencem a sílabas diferentes é conhecido como hiato.

Ditongo é o encontro de uma vogal com uma semivogal na mesma sílaba. Exemplos: beijo (bei-jo), caixa (cai-xa), sabão (sa-bão).

Exemplos de ditongos orais:
ai, ia, iu, ui, eu, éu, ue, ei, éi, ie, oi, ói, io, au, ua, ao, oa, ou, uo, oe, eo, ea.

Tanto os ditongos orais como os ditongos nasais podem ser considerados ditongos fechados.

Nos ditongos há o encontro de uma vogal e de uma semivogal. A vogal é sempre o núcleo da sílaba. Apresenta um som mais forte e nítido: a, e, i, o, u. A semivogal acompanha a vogal.

Semivogais: são os fonemas que se juntam a uma vogal, formando com esta uma só sílaba. Exemplos: couro, baile. Observe que só os fonemas /i/ e /u/ átonos funcionam como semivogais. Para que não sejam confundidos com as vogais i e u serão representados por [y] e [w] e chamados, respectivamente, de iode e vau.

Exemplos: bei-jo, lei-te.

Possuem apenas uma sílaba. Exemplos: mãe, flor, meu, sal, trem.

Quanto à palavra rio, esta é realizada oralmente de duas formas: "ri-u" e "riu", especialmente na região de Lisboa. A grafia oficial rio corresponde à primeira forma "ri-u".