Quais é ditongo ou hiato?

Perguntado por: ulancastre . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.2 / 5 12 votos

No ditongo, as vogais não se separam, permanecendo na mesma sílaba, por exemplo: herói (he-rói), mãe (mãe), peixe (pei-xe). No hiato, cada vogal fica numa sílaba diferente, por exemplo: iate (i-a-te), país (pa-ís), rainha (ra-i-nha).

Hiato e Ditongo
A diferença é que o hiato é um encontro vocálico que fica em sílabas diferentes, quando é feita a divisão silábica. Já o ditongo é um encontro vocálico que permanece na mesma sílaba quando é feita a separação. No ditongo acontece apenas um esforço de voz, além disso as vogais mantêm-se na mesma sílaba.

Sobre ditongo
O ditongo acontece quando há o encontro de duas vogais (veja mais sobre vogais em vogal, semivogal e consoante), que pertencem à mesma sílaba durante a divisão silábica e são pronunciadas na mesma emissão de voz.

Exemplos de ditongos: cha-péu; pa-pa-gai-o; lín-gua; noi-te; a-ni-mais. Exemplos de tritongos: quais; i-guais; sa-guão; quão; en-xa-guei.

Não entendi é quais? Quantas sílabas 5 beleza.

1) Ditongos abertos: São acentuados os ditongos abertos terminados em "éi", "éu", "ói" em palavras monossílabas e oxítonas. Exemplos: méis, coronéis, céu, chapéu, etc. Em contrapartida, os ditongos abertos em palavras paroxítonas NÃO são acentuados.

VIII - DITONGOS
Os ditongos orais escrevem-se com a subjuntiva i ou u: aipo, cai, cauto, degrau, dei, fazeis, idéia, mausoléu, neurose, retorquiu, rói, sois, sou, souto, uivo, usufrui, etc.

Os ditongos são classificados em crescentes quando há um crescimento sonoro, passando de um som mais fraco para um som mais forte. São classificados em decrescentes, quando há um decrescimento sonoro, passando de um som mais forte para um som mais fraco.

Ocorre quando há o encontro de duas vogais numa palavra, sem que estejam na mesma sílaba, mas sim em sílabas diferentes. Exemplo de hiato: moeda (mo-e-da); saúde (sa-ú-de);

Tritongo é o encontro vocálico em que semivogal + vogal + semivogal ficam juntas, mesmo quando se faz a separação de sílabas. Exemplos: Uruguai (U-ru-guai), saguão (sa-guão), enxaguam (en-xa-guam). Os tritongos podem ser orais ou nasais.

O encontro de duas vogais que pertencem a sílabas diferentes é conhecido como hiato.

Ditongo decrescente
Assim, o som começa mais potente e depois enfraquece. Exemplos: caixa, vai.

Na palavra “pais”, há ditongo, pois a vogal “a” e a semivogal “i” ficam na mesma sílaba; na palavra “Paraguai”, há tritongo, já que a vogal “a” está entre as semivogais “u” e “i”, na mesma sílaba; e, na palavra “caatinga”, há hiato, já que há duas vogais juntas (“a” e “a”), mas que não ficam na mesma sílaba (“ca-a-tin- ...

Não se separam os ditongos e tritongos: Como ditongo é o encontro de uma vogal com uma semivogal na mesma sílaba, e tritongo, o encontro de uma vogal com duas semivogais também na mesma sílaba, é evidente que eles não se separam silabicamente. Por exemplo: Ex. Au-las / au = ditongo decrescente oral.

Não se separam letras que representam: Ditongos: sau-dar, trei-no, ân-sia, ré-guas, so-cie-da-de, gai-o-la, ba-lei-a etc. Tritongos: Pa-ra-guai, quais-quer, sa-guões, en-xá-güem, a-ve-ri-guou etc.

As palavras oxítonas (aquelas cuja sílaba tônica é a última) que terminam em a/as, e/es, o/os, em/ens são acentuadas: carajás, café, invés, parabéns, porém.