Quais drogas causam overdose?

Perguntado por: rsalgado . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Quais são as causas da overdose?

  • drogas estimulantes (como o LSD, a metanfetamina, o crack e a cocaína);
  • drogas depressoras (como o álcool, os solventes, a heroína, a morfina e o ópio).

As consequências oriundas da overdose são severas. Mesmo quem sobrevive ao quadro pode ter sequelas para a vida toda. Isso porque, como citei antes, as principais manifestações se dão no sistema nervoso central, podendo lesionar o cérebro, por exemplo.

Os sintomas vistos em usuários de cocaína incluem dor abdominal e sensibilidade ao toque, náusea, vômitos e diarréia com sangue. Ocorrem até 48 horas depois do consumo da droga.

É uma droga consumida de forma a ser inalada (cheirada) ou injetada, e seus derivados por forma de fumo, todos esses podem viciar a partir do primeiro uso e gerar o efeito de “fissura” nas pessoas.

Ao se ingerir entre 0,6 e 0,7 por cento (o equivalente a 750 mililitros, no mesmo período de tempo), todo o cérebro e a medula espinhal entram em depressão profunda, provocando paralisia do centro respiratório e, consequentemente, a morte.

Dentre as substâncias mais utilizadas nesse golpe estão:

  • Flunitrazepam, que é um medicamento responsável por induzir o sono poucos minutos após a sua ingestão;
  • Ácido Gama Hidroxibutírico (GHB), que pode diminuir o nível de consciência da pessoa;
  • Cetamina, que é um anestésico e analgésico.

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ser causados pelo tratamento com Ritalina incluem nasofaringite, diminuição do apetite, desconforto abdominal, náusea, azia, nervosismo, insônia, desmaios, dor de cabeça, sonolência, tontura, alterações nos batimentos cardíacos, febre, reações alérgicas e diminuição de ...

O GHB é um medicamento diferente, mas quase idêntico ao GBL (gama-butirolactona), uma substância vendida legalmente como solvente industrial, mas que se torna GHB assim que entra no corpo.

É claro que beber muita água é recomendado, já que ajuda a eliminar a substância do seu organismo mais rapidamente, assim como praticar uma atividade física e manter uma alimentação saudável.

– Vômitos: Um dos principais sintomas imediatos do uso do óxi (e do crack) são vômitos, náuseas e diarreia. É a resposta do organismo pela presença maior de elementos tóxicos.

Overdose de sedativos
Outro risco característico desses tipos de drogas é a asfixia, que ocorre quando o estômago, irritado pela substância estranha, provoca o vômito. O problema é que o corpo não tem força para expelir o líquido, que pode descer pela laringe e inundar os pulmões, afogando a vítima.

heroína

Embora existam várias drogas altamente viciantes, quando a pergunta é sobre qual a droga mais difícil de largar, a resposta é a heroína. Um estudo mostrou que a heroína é a droga mais viciante de todas, ficando na frente da cocaína, nicotina, barbitúricos e álcool.

Por se tratar de uma droga psicoativa, ela atinge diretamente o cérebro, mas esse não é o único problema e estrago causado por essa droga. Ela também atinge outros órgãos no corpo, e é isso que faz da cocaína uma das drogas mais perigosas e também uma das mais atuantes no sistema nervoso.

A intoxicação aguda pela cocaína, conhecida por “overdose”, é caracterizada por palpitações, hipertensão, arritmias cardíacas, convulsão, colapso cardiovascular, parada respiratória e morte. Morte súbita causada por “overdose” acontece também quando a cocaína é contrabandeada dentro do corpo do contrabandista.

Uma ótima forma natural de desentupir o nariz consiste em fazer uma lavagem nasal com soro fisiológico a 0,9%. Para isso, pode-se utilizar um aparelho específico para isso, que pode ser comprado na farmácia, ou utilizar seringa sem agulha.

Um usuário de drogas apresenta diversas alterações na sua rotina, pois o metabolismo não funciona da mesma maneira, pois está intoxicado. Alterações no sono também podem ser notadas, assim como o sonambulismo e a inversão de hábitos diurnos e noturnos.

Ele confessou que vende drogas na região e que cada pino de cocaína era vendido pelo valor de R$ 10.

Quanto tempo dura o efeito da cocaína? Quando a cocaína é aspirada, o efeito costuma demorar 10 minutos para acontecer e dura por volta de 30. Já quando é injetada, a sensação de euforia é quase imediata, pois entra diretamente na corrente sanguínea. Portanto, o usuário tende a usar cada vez mais.

Caso você ache que está tendo uma overdose, é fundamental procurar imediatamente um serviço de urgência e emergência. No Brasil, o mais utilizado para esse fim é o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O número para discagem é o 192 e ele funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Continuar lendo Onde a overdose ataca?