Quais drogas causam mais mortes?

Perguntado por: aramos5 . Última atualização: 16 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 3 votos

Só o fentanil, opioide sintético desenvolvido para tratar dor crônica, foi responsável por mais da metade das mortes: 71.238. Em seguida, vêm a metanfetamina, a cocaína e os opioides naturais, como heroína e morfina.

A droga mais perigosa, segundo os especialistas, é a heroína, seguida da cocaína e de barbitúricos.

Quais são as causas da overdose?

  • drogas estimulantes (como o LSD, a metanfetamina, o crack e a cocaína);
  • drogas depressoras (como o álcool, os solventes, a heroína, a morfina e o ópio).

Morte rápida
As drogas matam aos poucos. Da cachaça ao cigarro, da maconha ao ecstasy, mas o crack mata rapidamente.

A heroína é uma droga opióide desenvolvida a partir da morfina. É considerada, segundo diversos especialistas, a droga mais viciante de todas. Em um primeiro momento, ela causa uma sensação intensa de prazer e euforia, fazendo com que o indivíduo se adapte a esse cenário rapidamente.

heroína

A heroína está no primeiro lugar da nossa lista de drogas mais viciantes, mas além da capacidade dela de tornar alguém viciado, ela é muito perigosa porque a dose que pode levar a morte é apenas 5x maior do que a dose usada normalmente.

São Paulo - Um estudo científico comparou os efeitos de sete drogas recreativas nos seres humanos e concluiu que a maconha é a menos mortal delas.

ecstasy

O ecstasy, também conhecido como MDMA, traz o sentimento de euforia e faz tudo parecer melhor, mas a lista de sensações positivas termina por aí. A droga causa desidratação e eleva a temperatura do corpo.

Maconha

Maconha - Dentre as drogas ilícitas, a maconha é a mais consumida. Cerca de 7,7% de todos os brasileiros entre 12 e 65 anos já usaram maconha pelo menos uma vez na vida.

Desse modo, apresentam sintomas como coma alcoólico, sonolência, sensação de sufocamento, dificuldade para respirar, diminuição da frequência cardíaca, náusea, vômito, desmaio e desorientação.

Sequelas de overdose
Uma pessoa não morre por overdose, a overdose pode levar a morte por causa do que acontece com o corpo, no entanto, mesmo quando a morte não acontece e a pessoa é salva de alguma forma, poderá ficar com sequelas irreversíveis.

Caso você ache que está tendo uma overdose, é fundamental procurar imediatamente um serviço de urgência e emergência. No Brasil, o mais utilizado para esse fim é o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O número para discagem é o 192 e ele funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Exemplos: diazepam, bromazepam, clobazam, clorazepam, estazolam, flurazepam, flunitrazepam, lorazepam, nitrazepam, etc.

Esses dados indicam que a cannabis é menos viciante que outras substâncias de uso frequente, como a nicotina, que tem uma taxa de dependência de 32%, a heroína, com 23%, a cocaína, com 17% e o álcool, com 15%.

A cocaína induz a um aumento da freqüência cardíaca e da contratilidade ventricular e a uma elevação dos níveis de pressão arterial sistêmica. Simultaneamente ocorre a vasoconstricção arterial epicárdica diminuindo o suprimento de oxigênio, a qual é mais pronunciada em segmentos arteriais doentes.