Quais dos sinais abaixo indicam sofrimento respiratório?

Perguntado por: oteixeira . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

Os principais sintomas da insuficiência respiratória são:

  • Falta de ar;
  • Respiração curta e rápida;
  • Peles, lábios e unhas de coloração azulada;

Tosses, espirros e coriza são sintomas respiratórios comuns de doenças que frequentemente circulam entre a população, como gripes e resfriados.

Sinais cardiovasculares como taquicardia ou bradicardia, hipotensão, hipertensão, má perfu- são periférica e pulso paradoxal indicam maior gravidade. Sinais gerais como irritação, sonolência, fadi- ga e sudorese também podem estar presentes.

1. Insuficiência respiratória hipoxêmica (tipo I), na qual existe alteração nas trocas gasosas pulmonares na região da barreira alveoloarterial, acarretando hipoxemia. 2. Insuficiência respiratória ventilatória (tipo II), em que existe diminuição da ventilação alveolar e consequente hipercapnia.

As doenças respiratórias são condições médicas que afetam os pulmões e a capacidade de respiração. Algumas dessas doenças são genéticas, enquanto outras são causadas pelo estilo de vida ou fatores ambientais. As mais comuns incluem asma, bronquite, enfisema, tuberculose e sinusite.

A insuficiência respiratória surge como consequência de um desequilíbrio entre os níveis de oxigênio e gás carbônico no sangue. A insuficiência respiratória ocorre quando o corpo tem dificuldades para realizar as trocas gasosas normais, necessárias para manter o corpo funcionando.

O principal sintoma da taquipneia é a respiração rápida e superficial, podendo ocorrer também falta de ar, coloração cinza azulada da pele, tonturas, dor torácica e febre.

No geral, o paciente chega ao atendimento de emergência se queixando de sintomas como:

  • Congestão nasal.
  • Dor de garganta.
  • Tosse.
  • Coriza.
  • Febre baixa.
  • Dor de cabeça.
  • Dor de ouvido.

Podemos identificar 3 principais padrões respiratórios, na maioria das pessoas: Shallow Breathing. Respiração Abdominal. Presença de Apneia.

Definição: Incapacidade para proporcionar oxigênio adequado às células do organismo e para remover o excesso de dióxido de carbono.

Com base no mecanismo fisiopatológico, a IRpA pode ser classificada em pulmonar ou extra-pulmonar. Na IRpA pulmonar, também chamada de tipo I, o compro- metimento das trocas gasosas se deve a alterações na membrana alvéolo capilar ou na relação V/Q.

A insuficiência respiratória aguda é definida como uma diminuição na pressão arterial de oxigênio (PaO2) a menos de 60 mmHg (hipoxemia) e uma elevação na pressão arterial de gás carbônico para valores superiores a 50 mm Hg (hipercapnia), com um pH inferior a 7.35.

Para um adulto em repouso, a frequência respiratória normal fica entre 12 e 20 mrm, isto é, movimentos respiratórios por minuto.

CUIDADOS DE ENFERMAGEM COM PACIENTES EM (IR)
– Avaliar sinais vitais de 4/4h; – Avaliar nível de consciência; – Suporte psicossocial; – Suporte nutricional, caso paciente seja entubado, o Enfermeiro deverá instalar uma SNE para dar suplemento nutricional ao paciente impossibilitado de auto-alimentação.

Em termos médicos, a dificuldade para respirar é conhecida por dispneia, geralmente associada a uma doença cardíaca ou pulmonar. Ela é classificada em quatro graus, são eles: grandes esforços: ausência de sintomas durante atividades habituais.