Quais doenças são detectadas com o exame de cintilografia?

Perguntado por: oagostinho . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

A cintilografia óssea pode ser indicada para detectar diversos tipos de câncer, processos inflamatórios e doenças metabólicas. Já a cintilografia renal serve para estudar a função dos rins e a excreção da urina para a bexiga, detectando infecções ou malformações no trato urinário.

O exame de cintilografia pode ser aplicado em diferentes partes do corpo. Há a cintilografia do miocárdio, que ajuda a prevenir um infarto, por exemplo, ou mesmo a cintilografia óssea, que pode detectar o surgimento de tumores, doenças metabólicas ou mesmo de processos inflamatórios.

Quando detectadas anormalidades, como sinais de isquemia miocárdica, o paciente pode ser encaminhado para o exame de cintilografia, que vai avaliar o estado do órgão e definir a conduta terapêutica.

A duração total do exame, contemplando as duas etapas, varia de quatro a seis horas. Os resultados de imagens são obtidos de 15 a 60 minutos após a conclusão das duas etapas.

A cintilografia é um exame capaz de investigar diversas áreas do corpo, sendo importante na avaliação de doenças nos ossos, coração, pulmão, tireoide, entre outras. Esse exame permite, inclusive, fazer o mapeamento do corpo inteiro, através de uma única aplicação de radiofármaco.

Áreas de concentração aumentada do radiotraçador na cintilografia óssea são consideradas metástases; se existirem dúvidas acerca desta concentração anormal do radiofármaco, exames radiológicos complementares são realizados para afastar doenças benignas(2).

A ideia deste exame é detectar doenças arteriais coronarianas através do teste ergométrico além de outros fatores a serem analisados. Os pacientes que foram observados com cintilografia positiva foram acompanhados mais de perto.

Tomografia computadorizada
É um exame de imagem usado para detectar vários tipos de câncer, incluindo câncer de pulmão, câncer de cólon e câncer de pâncreas. Durante o exame, um aparelho de raios-X é usado para criar imagens detalhadas.

A cintilografia óssea é um exame que “escaneia” o esqueleto para identificar, essencialmente, sinais de cânceres e metástases nos ossos. Além disso, ajuda a identificar doenças ainda na fase inicial e que não são detectadas em outros exames de diagnóstico por imagem mais comuns.

O tempo entre a aplicação e a total concentração da substância nos ossos pode variar entre 2 até 6 horas. Durante esse período, é aconselhável que o paciente ingira bastante líquido e fique à vontade para esvaziar a bexiga sempre que necessário. Não é obrigatório permanecer na clínica enquanto espera.

Efeitos Colaterais. -> Sangramento, edema ou dor pode ocorrer no local da injeção; -> Reações ao radiofármaco são extremamente raras e quando ocorrem são de leve intensidade. Alguns efeitos descritos na literatura são: febre, náusea, eritema, rash cutâneo, cefaleia, dor torácica, hipotensão, tontura, astenia e outros.

Cuidados após os exames
Evitar o contato próximo e prolongado com crianças pequenas e mulheres grávidas, nas primeiras horas após a realização do exame, por conta da radiação. Para exames que usam eletrodos no tórax, recomenda-se evitar exposição ao sol nessa região do corpo por alguns dias.

É utilizado contraste no exame de Cintilografia? Não. A Cintilografia utiliza um medicamento (substância química) que emite radiação gama.

Preparo: – 24 horas antes da realização do exame, deve suspender: café, chá, chocolate, refrigerante, bebidas alcóolicas e cigarros; – Este procedimento não precisa de jejum, logo, é recomendada uma alimentação leve, até duas horas antes do início do exame.

As cintilografias mais frequentes são: da tireóide, do esqueleto, do coração, dos pulmões e dos rins. Mas podemos obter outras e inclusive fazer cintilografia do corpo inteiro para pesquisa de uma infecção oculta, ou de lesões secundárias, quando você estiver tratando de um câncer.

Na Oncologia, a diferença entre os exames de cintilografia e PET se faz quanto à localização e ao tipo de tumor a ser avaliado. A necessidade de suspender medicações antes do exame deve ser discutida com o médico. Em Oncologia, não costuma haver necessidade de preparos especiais.

Desvantagens da cintilografia
A cintilografia pode levar horas por causa da necessidade de espera entre a injeção e o exame, permitindo que o radionuclídeo atinja o tecido alvo. e muitos outros tipos de exames de imagem.

Os exames utilizados para detecção de metástases normalmente são o RX tórax e a ecografia abdominal (muitos médicos preferem as tomografias contrastadas de tórax e abdômen pela maior sensibilidade) e a cintilografia óssea.

  • Dor nas costas, peito, cabeça, ossos ou articulações;
  • Dificuldade em urinar;
  • Dormência ou fraqueza em qualquer parte corpo;
  • Tosse seca;
  • Falta de ar ou dificuldade em respirar;
  • Perda de apetite;
  • Náuseas, vômitos ou perda de peso;
  • Convulsões.