Quais doenças reprovam no Exército?

Perguntado por: agois . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 10 votos

Entre as doenças que impedem de servir o exército estão:

  • Tuberculose ativa;
  • Alienação mental;
  • Esclerose múltipla;
  • Cegueira;
  • Paralisia irreversível e incapacitante;
  • Cardiopatia grave;
  • Mal de Parkinson;
  • Psicoses alcoólicas e por drogas;

Muitos militares tem medo de relatar o que estão passando com receio de represálias, ou até mesmo de serem licenciados. Mas a depressão precisa de um tratamento adequado e, em alguns casos, o militar precisa da licença para tratamento de saúde e o acompanhamento ideal.

Um excesso de zelo da Brigada Militar quase impediu um candidato de prosseguir nas provas para ingressar na corporação como soldado.

No ato do Alistamento deve solicitar a isenção, sendo necessário apresentar os documentos comprobatórios exigidos pela Junta de Serviço Militar. Após a solicitação ser aceita o cidadão receberá o Certificado de Isenção (CI).

Contudo, de acordo com entendimento pacífico do STJ, mesmo que preexistente ao ingresso nas Forças Armadas, se a doença eclodiu durante o serviço prestado na Organização Militar, o praça não poderá ser desligado do serviço militar, devendo receber tratamento de saúde de forma adequada até a estabilização da moléstia.

Quem pode ser dispensado do Serviço Militar?

  1. Por motivo de saúde, defeito físico ou moléstia incurável e julgados como incapazes para todo e qualquer serviço;
  2. Aqueles que estiverem exercício sacerdotal de qualquer religião;
  3. Por excesso da classe convocada sobre contingente total a incorporar (porém, pode ser revogado);

O exames estão sendo realizados no período da manhã, das 07h00 às 11h00, e à tarde, das 13h00 às 17h00. A avaliação consiste na realização de entrevista para verificar as aptidões pessoais e de exames de saúde, incluindo avaliação médica e exame odontológico.

E no que diz respeito às tatuagens, salientou-se: “Editais de concurso público não podem estabelecer restrição a pessoas com tatuagem, salvo situações excepcionais, em razão de conteúdo que viole valores constitucionais”.

Entrevista básica no recrutamento inicial, como assuntos da sua vida pessoal, região de moradia, emprego dos familiares, qual a motivação para entrada na força e entre outros questionamentos práticos e faceis de responder.

Texto: Lílian de França O simples fato de ser portador de problema visual (astigmatismo e miopia) não é motivo para eliminação de candidato em concurso público. Com esse entendimento, unânime, a 4ª…

No que toca aos resultados, tanto pela provável seleção de militares com TDAH leve, quanto pela baixa exigência do serviço, este trabalho apresenta resultados sugestivos de que pacientes com TDAH com sintomas leves e sem comorbidades psiquiátricas estão aptos a serviço militar de soldados, com desempenho semelhante ao ...

Esta patologia causa dores nos pés depois de longas caminhadas, sendo que por esse motivo, os indivíduos portadores da mesma, habitualmente eram rejeitados do serviço militar na maior parte dos países, pois estariam impossibilitados de marcharem grandes distâncias.

Em tal cenário, o cidadão que possuir altura maior que 1,70 m e peso maior que 60 kg e, ainda, no teste realizado pelo dinamômetro, aferir força muscular superior a 127 kg, será considerado tipo físico "A".

Pode sim, desde que o edital não especifique o contrário. Para realizar qualquer concurso é preciso ler o edital completo, assim, você não terá dúvidas quanto às regras e saberá quando for injustiçado.

Art. 236. i) é vedado o uso de corte de cabelo tipo “moicano” ou “topete”, além do penteado com o cabelo levantado na parte anterior da cabeça, com ou sem gel fixador. § 3º Quanto às unhas: devem ser tratadas, mantidas permanentemente aparadas e com comprimento reduzido.

a 1ª resposta. é que você não precisa cortar o cabelo no ato do alistamento você não precisa chegar lá já com cabelo cortado.

As instituições de ensino militares com regime de internato exigem dedicação exclusiva e disponibilidade permanente. Por causa disso, candidatos com filhos, casados ou com união estável não são aceitos nos seletivos. E mais: eles devem permanecer sem dependentes durante todo o período de formação.

Filho único deve servir? Conforme decreto 5.881 poderá ter isenção ao Serviço Militar em tempo de guerra e de paz, o filho único, que viver em companhia de sua mãe, viúva ou solteira, decrépita ou valetudinária, ou de pai decrépito ou valetudinário.

A condição prévia para o licenciamento de um militar nas Forças Armadas brasileiras é que ele esteja em perfeita condição de saúde, caso contrário, não pode ser desligado da corporação.

Para ser dispensado do Exército é preciso estar enquadrado nas hipóteses de isenção do serviço militar. Isentos do serviço militar são os brasileiros que, devido às suas condições físicas, mentais ou morais, são dispensados das obrigações, em caráter permanente, ou enquanto persistirem essas condições.