Quais doenças podem causar má formação no feto?
Toxoplasmose, sífilis, infecções causadas pelo citomegalovírus e até gripe podem levar a problemas na formação do feto, sobretudo se adquiridas pela mulher nos 3 primeiros meses de gestação. Não é só o vírus zika que pode trazer complicações para o bebê se a mãe for infectada durante a gravidez.
Qual a chance de ter um bebê com algum tipo de deficiência?
Em toda gravidez, uma mulher tem cerca de 3-6% de chance de ter um bebê com defeito de nascença, que é chamado de risco de fundo.
Como saber se o bebê tem malformação na barriga?
O ultrassom obstétrico é um exemplo de exame que possibilita ao médico identificar malformações no pré-natal. Além disso, essa ultrassonografia também é usada para acompanhar a evolução do bebê, seu desenvolvimento e descartar complicações que podem ocorrer durante a gestação.
O que provoca má formação do feto?
Malformação fetal é o nome que se dá a alterações que podem ocorrer no bebê ainda durante a gravidez. Mais especificamente, refere- se a defeitos em um órgão, parte de um órgão ou de uma região maior. As causas das malformações são muitas, variando desde fatores genéticos a ambientais, físicos e químicos .
O que leva um bebê nascer com Má-formação?
Suas principais causas são os transtornos congênitos e perinatais, muitas vezes associados a agentes infecciosos deletérios à organogênese fetal, tais como os vírus da rubéola, da imunodeficiência humana (HIV), o vírus Zika, o citomegalovírus; o Treponema pallidum e o Toxoplasma gondii.
Qual o mês de gestação mais perigoso?
O período mais delicado da gestação corresponde da primeira à 12º semana de gestação, justamente o primeiro trimestre sobre o qual falamos neste artigo. Isso porque é nessa fase que ocorre a formação dos órgãos do feto. Ou seja, é quando há maior risco de ocorrerem doenças ligadas a alterações genéticas.
O que não é normal durante a gravidez?
O que não é normal durante a gravidez? Os inchaços nas pernas são comuns, já que é normal reter líquido ao longo da gravidez. Mas se forem acompanhados de sintomas como dores de cabeça severas e edemas muito pronunciados, é preciso procurar o médico imediatamente. A gestante pode desenvolver um coágulo sanguíneo.
O que pode ser fatal na gravidez?
Hipertensão arterial pode indicar risco na gestação
Essa condição provoca uma resposta imunológica na gestante. Por esse motivo, o organismo passa a agredir as paredes dos vasos sanguíneos, causando vasoconstrição. A eclâmpsia coloca em risco tanto a vida da mãe quanto a do bebê.
O que pode causar o autismo na gravidez?
Uma pesquisa da USP cruzou dados de pacientes e mostrou que a exposição da gestante a fatores ambientais e psicossociais (como estresse, exposição a produtos químicos e perda de um ente querido, por exemplo) pode aumentar a possibilidade do desenvolvimento do autismo nos filhos.
Como saber se o bebê tem Síndrome de Down na ultrassom?
“Durante a gestação, o ultrassom morfológico fetal serve também para avaliar a translucência nucal (realizado entre 11 e 14 semanas) e pode sugerir a presença da síndrome, que só é confirmada pelos exames de amniocentese e amostragem das vilosidades coriônicas”, explica a doutora.
Qual é o último órgão a se formar em um bebê?
Quase todos os órgãos estão totalmente formados após dez semanas da fecundação (o que equivale a 12 semanas de gravidez). As exceções são o cérebro e a medula espinhal, que continuam a se formar e a se desenvolver durante a gravidez.
Qual a chance de uma ultrassom morfológica dar errado?
A chance de erro do primeiro ultrassom na hora de identificar o sexo do bebê é de 20%, porque vai depender muito da posição do bebe. Parece pequena esta margem de erro? Acho grande suficiente para ao menos não fazer compras pensando em menina ou menino!
Em qual período da gestação pode ocorrer a anomalia congênita?
A maioria dos defeitos congênitos ocorre nos primeiros 3 meses de gravidez, quando os órgãos do bebê estão se formando. As anomalias congênitas podem ter origem genética, infecciosa, nutricional ou ambiental.
Quais os fatores ambientais e genéticos que estão relacionados à malformação fetal?
Estas últimas ocorrem, especialmente, pela exposição materna a agentes teratogênicos, como medicamentos, álcool, tabaco, drogas ilícitas, rubéola, radiação, poluição ambiental, entre outros.
O que deixa o feto fraco?
O sofrimento fetal é uma complicação pouco comum do trabalho de parto. Geralmente ocorre quando o feto não recebe oxigênio suficiente. A gravidez é muito longa (pós-maturidade. Na pós-maturidade, a placenta não consegue mais manter um ambiente saudável para o feto porque a gravidez durou tempo demais.
Quais medicamentos podem causam malformação no feto?
Além da talidomida, exemplos de medicamentos que causam malformação fetal são: metotrexato; isotre- tinoína; lítio; valproato; tetraciclina; inibidores da enzima conversora de angiotensina, como o enalapril e captopril; e antifúngicos azólicos, como o fluconazol e tioconazol.
Qual é a melhor idade para ter filhos?
Do ponto de vista biológico, recomenda-se que a gestação ocorra entre 20 e 30 anos de idade, quando a fertilidade feminina está no ápice. Nesse período, além das células reprodutoras estarem propícias à fecundação, são menores os riscos da mulher desenvolver complicações na gestação.