Quais doenças podem causar abdome agudo?

Perguntado por: icampos . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

O Abdome Agudo é uma situação frequente em serviços de emergência. Em certas situações, este pode ser devido a uma patologia potencialmente grave e fatal (úlcera perfurada, gravidez ectópica rota ou isquemia mesentérica). Em outras situações, pode ser causado por doenças benignas, como diarreia aguda ou dispepsia.

RESUMO: O abdômen agudo pode ser definido como uma dor abdominal de aparecimento súbito, não traumático, que pode necessitar de intervenção cirúrgica ou não. A anamnese detalha- da direcionando o exame físico será a base que orientará a condução do tratamento precoce e o restabelecimento do paciente.

Quais os sinais e sintomas de abdome agudo inflamatório?

  • Inicialmente dor mal localizada, que evolui para dor localizada em fossa ilíaca direita.
  • Sinal de Blumberg.
  • Febre.
  • Náusea.
  • Vômitos.
  • Anorexia.
  • Em gestantes a dor é em hipocôndrio direito.

Os sinais da apendicite podem ser confundidos com outras doenças, como pedra nos rins, e outras enfermidades, principalmente nas mulheres, como cisto no ovário e infecção urinária. Às vezes a dor inicia perto do estômago e a pessoa pode achar que está com algum problema gástrico.

Abdome agudo inflamatório (AAI)
É causada por processo inflamatório e/ou infeccioso em cavidade abdominal, órgãos ou estruturas adjacentes. Costuma cursar com manifestações de peritonite e alterações de ritmo intestinal. Caracteriza-se por dor de início insidioso e intensidade progressiva.

O ultrassom abdominal total usa ondas sonoras para produzir imagens das estruturas no abdome superior. É usado para ajudar a diagnosticar uma dor ou distensão (aumento) e avaliar os rins, fígado, vesícula biliar, ductos biliares, pâncreas, baço e aorta abdominal.

O raio X de abdome auxilia na investigação de quadros agudos, a exemplo de pacientes com dor abdominal intensa, vômitos, náusea, diarreia, constipação ou hematúria (sangue na urina). Daí a sua relevância no dia a dia de serviços de emergência, permitindo o diagnóstico de eventos graves.

Causas e classificação do abdome agudo obstrutivo
As principais etiologias são: bridas e aderências, hérnia estrangulada, doença de Crohn, neoplasia intestinal, fecaloma, diverticulites, impactação por bolo de ascaris, íleo paralítico e oclusão vascular.

A ulcera péptica perfurada corresponde a principal causa de abdome agudo perfurativo. A infecção por Helicobacter pylori e o uso crônico de anti-inflamatórios não esteroidais (AINES) são os principais fatores de risco associados ao surgimento das úlceras na parede do estomago ou duodeno.

Clínico, Cirurgião Geral, Cirurgião do Aparelho digestivo vão te ajudar nessa investigação inicial.

Quando a dor do lado direito da barriga e perto da virilha começa e rapidamente se intensifica, acompanhado da interrupção do intestino levando o paciente a parar de evacuar ou soltar gases e inicia um quadro de febre, esses são sinais para procurar ajuda em um atendimento de emergência.

Para que serve o exame
O ultrassom abdominal permite identificar doenças como aneurisma na artéria da aorta, pancreatite e alterações no fígado, pedras na vesícula biliar ou nos rins, dano no baço e uma série de outras condições e ferimentos que podem afetar os órgãos dessa região do corpo.

Denomina-se síndrome de Chilaiditi a interposição temporária ou permanente do cólon ou intestino delgado no espaço hepatodiafragmático, causando sintomas. A apresentação isolada e assintomática é conhecida como sinal de Chilaiditi.

Abdome agudo é definido como dor abdominal de início súbito, não traumática, havendo a necessidade de diagnóstico e tratamento imediatos. O diagnóstico sindrômico e etiológico do quadro de abdome agudo é essencial e deve ser realizado com rapidez, uma vez que norteará o tratamento.

O diagnóstico de peritonite envolve, além da análise dos sintomas do paciente, a realização de exames de sangue, ultrassonografia de abdômen e até mesmo a punção do líquido do peritônio para análise em laboratório.

Diagnóstico de apendicite
Podemos utilizar os exames de sangue (para identificar infecção) e urina; assim como método de imagem como a ultrassonografia e a tomografia computadorizada que auxiliam na confirmação diagnóstica. Neste caso, muitas vezes, o paciente é então encaminhando para a cirurgia.

A dor da apendicite pode atingir toda a barriga, entretanto o mais frequente é uma dor localizada na fossa ilíaca direita, que é a parte inferior do abdome do lado direito. A dor faz com que a pessoa assuma uma posição antálgica com as pernas flexionadas em direção ao abdome.

As primeiras sensações de incômodo surgem ao redor do umbigo, mas é comum que a dor se concentre no lado inferior direito do abdome. Devido à gravidade do quadro, é preciso estar atento à dor, especialmente se ela começa fraca e difusa e vai se concentrando na parte inferior direita do abdome com o passar das horas.

Manejo de abdome agudo inflamatório
A antibioticoterapia é indicada na maioria dos casos, só não deve ser uma escolha de rotina nos casos de pancreatite (a maioria das vezes não é causada por infecção) e urolitíase (apenas se houver infecção associada).