Quais doenças podem aparecer na garganta?

Perguntado por: ocoutinho . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.3 / 5 16 votos
  • Doenças que afetam a garganta com causa viral. ...
  • Gripe ou resfriado. ...
  • Laringite. ...
  • Amigdalite como uma das principais doenças que afetam a garganta. ...
  • Doenças que afetam a garganta com causa bacteriana. ...
  • Epiglotite. ...
  • Uvulite. ...
  • Doenças Sexualmente Transmissíveis.

Dores de cabeça frequentes, muitas vezes com vômitos. Alterações na visão ou mudanças repentinas de comportamento. Perda de apetite ou perda de peso não planejada. Aparecimento de pintas novas ou manchas na pele, que mudam de tamanho, forma ou cor.

Seus sintomas incluem febre, dificuldades para engolir, mau hálito, dor de cabeça, irritação na garganta e rouquidão. Além de aumento dos gânglios e rigidez no pescoço, sendo que a presença de pus só acontece quando sua manifestação é bacteriana.

Sabe aquela sensação de alguma coisa trancada na garganta quando engole? Essa sensação de que parece que engolimos um comprimido que não desceu é chamada de globus faríngeo. Existem diversas causas para ela. A mais comum é por doença do refluxo.

A infecção da garganta por clamídia geralmente não causa sintomas.

A garganta irritada pode ter diversas origens: é um dos sintomas mais frequentes de infeções virais (como gripe, mononucleose, laringite ou constipação) e bacterianas (muitas vezes como resultado de infeções virais que não foram devidamente tratadas), mas também o resultado da exposição a substâncias irritantes como o ...

1 – Estresse e ansiedade Reações emocionais como estresse e ansiedade podem causar sintomas como sensação de bolo na garganta, enjoo e vômitos, sensação de aperto no peito, tensão muscular ou tremores, por exemplo.

A infecção por HPV na orofaringe ou em qualquer outra estrutura da cavidade bucal se dá geralmente por meio de relações sexuais desprotegidas. Afinal, o HPV pode atingir também os órgãos reprodutores, e na prática de sexo oral desprotegido, ele se instala no trato aerodigestivo alto.

Cisto tireoglosso é uma doença congênita, ou seja, a doença nasce com a pessoa, é um defeito da formação da região do pescoço. É bastante comum em pessoas mais jovens, principalmente em crianças adolescentes, porém, pode acometer os mais velhos também.

Vírus do papiloma humano (HPV), vulgarmente conhecido como o vírus que causa verrugas genitais e câncer cervical em mulheres, é cada vez mais reconhecido como uma causa de infecções que colonizam a parte de trás da boca (garganta), incluindo a base da língua e amígdalas.

O câncer de garganta, também conhecido como orofaríngeo, desenvolve-se na parte da garganta que fica logo atrás da boca, que os médicos chamam de orofaringe. Ela inclui a base da língua (a parte posterior da língua), o palato mole, as amígdalas, os pilares, as paredes laterais e posterior da garganta.

Para a garganta utiliza-se laringoscópio e esse é um exame realizado no consultório, sem necessidade de anestesia. Para casos selecionados pode ser necessária a realização de uma laringoscopia direta sob anestesia geral.

O câncer surge a partir de uma mutação genética, ou seja, de uma alteração no DNA da célula, que passa a receber instruções erradas para as suas atividades. As alterações podem ocorrer em genes especiais, denominados proto-oncogenes, que a princípio são inativos em células normais.

Os principais sinais que devem ser observados são: lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias; manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, palato (céu da boca), mucosa jugal (bochecha);